domingo, 12 de fevereiro de 2012

O Mundo das Artes Celebra os 90 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922.Origem do modernismo brasileiro


"Devemos ver com olhos livres".  

(Oswald de Andrade, poeta brasileiro)

"Tupi or not Tupi, that's the question" ! 

(Oswald de Andrade, parafraseando Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês) 

No Meio do Caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra 


(Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro).

O Universo das Artes celebra os 90 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu na cidade de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, de 1922, apesar do Rio de Janeiro, à época, ser a capital do país. Os artistas brasileiros, entusiasmados com as mudanças tecnológicas que se processavam no país, principalmente com a industrialização em São Paulo, apresentaram o evento como Semana Futurista. Artistas renomados foram acometidos por um fervor nacionalista e clamavam pela valorização da nossa cultura. O  poeta Oswald de Andrade, parafraseando Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês, autor da célebre frase: to be, or not to be, that is the question,  lança junto  com o grupo de artistas modernistas que circulavam em torno dele   a famosa frase do Manifesto Antropófago  "Tupi or not Tupi, that's the question" ! 
Numa alusão ao preconceito contra a  nossa  cultura, naturalmente mesclada por raízes indígenas e africanas, os protagonistas do movimento, pregavam a sua valorização, como podemos ver nas obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Manoel Bandeira, e outros.
Por falar em Tarsila do Amaral, a autora da famosa obra - o Abaporu, não compareceu ao evento, como ela própria fala, de viva voz  no vídeo que mostramos aqui, do programa Documento, da Globo News. 
Veja depoimentos de Di Cavalcanti, Osvaldo de Andrade ...
Ao todo foram exibidas 100 peças pelos artistas convidados  e que compareceram ao evento. Além disso, a Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, tem algumas mitos: a participação de Tarsila do Amaral, o que não é verdade, conforme seu depoimento no vídeo; não se concretizou em sete dias, mas  em três: dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal, da cidade de São Paulo. A idéia da exposição partiu do artista plástico - Di Cavalcanti, que convidou outros artistas. Você pode ouvir seu próprio depoimento no vídeo.
Cada dia da semana foi dedicado a um tema,  respectivamente: pintura e escultura,  poesia e  literatura,   música. Participaram o evento nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti e outros.  Converse com seu professor de artes , navegue na net e saiba mais. Bons estudos !
Referências (sites acessados em 15/02/2012)

Vídeo: Semana de Arte Moderna de 1922 completa 90 anos (Globo News - Documento, 04/01/2012). Ouça Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti. Depoimentos dos baianos Tom Zé e Caetano Veloso, entre outras figuras importantes do mundo das artes. URL do vídeo:
Foto da pintura "Baile Popular"  de Di Cavalcanti (1972). 
Poemas de Carlos Drumond de Andrade, alguns musicados por Chico Buarque de Holanda
Manifesto Antropófago, publicado em 1928, reproduzido aqui, pela Revista Época
O site abaixo traz uma importante aula de gramática, explicando porque o poeta Drumond usou o verbo ter com o sentido de existir no poema No Meio do Caminho, utilizando-se da fala popular, esquivando-se do uso da Gramática padrão.
Letras (e vídeos) de poemas de Drumond musicados por  Chico Buarque de Holanda. Escolha uma música  que seja  originária de um  poema  musicado pelo compositor.
Imagens do Google: