sábado, 23 de abril de 2016

Escreve bem quem lê muito.Técnicas e dicas para uma boa leitura


" Escreve bem quem lê muito. Escreve melhor quem lê e escreve muito. Assim como o esporte, a leitura e a escrita devem ser exercitadas". 


Ler não é um ato mecânico, pelo contrário, deve ser um ato prazeroso completamente desligado da ideia de obrigatoriedade. 


Não é fácil gostar de ler. Quem não adquiriu o hábito durante a infância dificilmente se encantará a cada vez que entrar em uma livraria. No entanto, todos sabem que as dificuldades aumentam para quem não gosta de ler.

A leitura é algo que se pode treinar e melhorar.  O nosso nível de leitura evolui com a prática  ao longo dos anos. Em média, um adulto pode ler mais de 200 palavras por minuto,  podendo chegar a  325, em média. 

É importante ter a consciência de que saber ler não significa saber compreender. Pelo menos 38% dos brasileiros têm dificuldade em interpretar aquilo que lê. São os chamados analfabetos funcionais, um problema  muito sério em nosso país.

Usar técnicas de leitura apropriadas, por exemplo, pode ajudar  estudantes que se encontram sob pressão dos exames e necessitam tirar o máximo de proveito do seu tempo.


Destacamos algumas técnicas e dicas  para uma boa leitura Acompanhe !
  1. Para criar o hábito da leitura  reserve um tempo do seu dia para praticar.  O ato de ler pode ser encarado como um ritual, portanto, procure um local tranquilo, confortável e bem iluminado;
  2. Tenha um dicionário por perto - consultar as palavras desconhecidas   ajuda a compreender o que está lendo, além de ampliar o seu vocabulário, mas não exagere. Outras palavras podem ser entendidas no contexto da narrativa; 
  3. Concentração -  concentrar-se significa dizer NÃO às outras centenas de boas ideias que estão ao seu redor, escolhendo com cuidado as melhores.  Significa dizer NÃO ao celular ou às redes sociais; dizer NÃO à multitarefa e focar somente na leitura; 
  4.  Velocidade - segundo o aplicativo Spiritz -  “quando lemos, gastamos  cerca de 80% do tempo movendo os nossos olhos de palavra a palavra e somente uns 20% processando o significado” do que lemos.

Dicas para reduzir o movimento dos olhos, um dos principais inimigos da leitura rápida

a) Foque em sua velocidade, pois seu nível de compreensão  melhora com a prática; 
b) Use um guia: o dedo, uma caneta ou uma folha de papel para  guiar  sua leitura,  evitando que se perca;
c) Faça poucas  regressões, ou seja,  evite ficar indo e  voltando  a todo momento; 
d) Aumente o seu campo de visão;
e)  Movimente seus olhos inteligentemente.

       5. Compreensão - diferentes tipos de leituras pedem diferentes níveis de compreensão. Ler um livro de Monteiro Lobato,  é diferente de ler um texto científico. Por isso, antes de começar a ler, analise  qual é o tipo de texto e qual é o seu objetivo ao lê-lo.

       6.  Memorização: os métodos de  repetição ajudam.

  “Esquecemos  50% do que aprendemos em aproximadamente uma hora,  a menos que regularmente coloquemos em prática o que revisamos. A repetição é a base da aprendizagem. A questão é como levar a cabo esta repetição. leia as dicas: 
        a)  Anotar  é uma das formas mais comuns e efetivas de repetição;   b)  Ensinar outra pessoa. “Ensinar é aprender pela segunda vez”. 
Sites consultados 
Rodrigues, Marla. Equipe Brasil Escola 
Todas as imagens são do Google. 

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Sinas de Pontuação : Despedida do Trema. Atividades


A partir de 1º de janeiro de 2016 é obrigatório no Brasil o uso do novo acordo ortográfico da língua portuguesa, que  vigora desde 2009, mas agora as novas regras serão obrigatórias.


Apesar de a maioria das palavras permanecer igual, haverá  algumas alterações na acentuação e na ortografia  de algumas delas.  O  trema será um sinal  de pontuação a menos, pois será abolido, embora a pronúncia  das palavras continue sendo a mesma.


O trema é um sinal gráfico de dois pontos, usado em cima da letra " u"  para indicar que essa letra  nos grupos  gue -  gui que -  qui  é pronunciada.  Ex: tranqüilo - tranquilo.


Antes do acordo
COMO VAI FICAR
 Agüentar
Aguentar
 Eloqüente
Eloquente
 Freqüente
Frequente
Lingüiça
Linguiça

Atenção ! 

O  acordo prevê que o trema seja mantido em nomes próprios de origem estrangeira, bem como em seus derivados. Exemplos: BündchenMüllermülleriano.



Vamos   aprender nos  divertindo  com a bem-humorada despedida do trema. Acompanhe ! 
   
















 Despedida do trema   - Texto no Word 

Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüenta anos.

Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos! 

Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!

O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio… A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. O “dois pontos” disse que  sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé.

Até o cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cedilha  que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I.

Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele se negou, sempre encerrando de pronto  todas as discussões. 

Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas?

A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K e o W. “Kkk” pra cá, “www” pra lá ! 

Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que aliás, deveria se chamar TÜITER. 

Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou “tremendo” de medo. 

Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão. Lá eles adoram os tremas. E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar!

Nós nos veremos nos livros antigos. Saio da língua para entrar na história.
Adeus, trema

Fonte:  A triste despedida do trema. 
http://www.viomundo.com.br/humor/a-triste-despedida-do-trema.html

ATIVIDADES 

Você gostou dos slides e do texto no word Acesse o site Recanto das Letras. 
Leia o texto   Carta de despedida... ao TREMA,  enviado por Bela Flor Claudia Rodrigues em 17/05/2009, ano em que  o Acordo Ortográfico foi assinado pelos países de língua portuguesa.       http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/1600017
1. Escreva uma nova versão para a carta de Despedida do Trema. Pode ser bem humorada ou não. Tudo que você leu aqui irá ajudá-lo(a).  Você  tem a caneta. Decida!  
2. Consulte o dicionário para dar os significados das seguintes palavras: 
                               Arguir – eloquente – frequente - sagui. 
Sites consultados 
http://pt.slideshare.net/PublicPDF/despedida-do-trema-42931467
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/trema-425801.shtml