Fotos da Culminância do Projeto Nordeste


 O Projeto Nordeste  do Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador, Bahia, turno noturno,  teve sua culminância marcada por muito brilhantismo por parte dos alunos, professores, coordenação pedagógica, gestores, funcionários e pais de alunos , no último dia 24 de Outubro. 
Foi um evento emocionante, com os alunos apresentando  diversas performances relacionadas à  geografia, à história e à cultura da Região.  Todos os  nove Estados nordestinos  foram  estudados e homenageados,  e cada turma  ficou com um diferente.

 A Geografia, a História, a Cultura e o povo nordestino  foram cantados em versos e prosas, por meio de músicas, poesias, jograis, dramatizações,  danças,  jornaizinhos, como o que vemos na foto abaixo,  artesanato e comidas típicas,  envolvendo professores e alunos. 

A 8ª. série  foi brilhante nas apresentações sobre a Guerra de Canudos, o Cangaço, a culinária, o artesanato e outros aspectos da região, merecendo destaque especial.  

Queremos prestar nossa homenagem à artista plástica Sandra Rozza, funcionária da escola, que mais uma vez, colaborou com o sucesso do projeto, como ocorre nos demais,  confeccionando todos  os figurinos apresentados, e a decoração da escola. 

Todas as turmas e todas as séries do Ensino Médio se envolveram com igual brilhantismo.  Nossos sinceros agradecimentos e parabéns a tod@s ! 

Jornal elaborado pelos alunos da 8a. série. 

Alunos do 2o. ano M, que homenagearam o Estado do Maranhão, 
dando destaque para a  influência do Reggae  na cultura local (ritmo de origem jamaicana).


Da esquerda para a direita,  Sandra Rozza (a 3a.) e a Professora Vera Lisboa (blusa verde e calça branca), entre os alunos , que homenagearam o Estado de Alagoas. 

Sandra Rozza e alunos do 3o. ano, que homenagearam o Estado de Pernambuco, com destaque para o  frevo pernambucano
Da esquerda para a direita, as Professoras  Claudia Martins (de saia longa), Aline Bruno (coordenadora pedagógica), aluno do 3o. ano, em performance de voz e violão, destacando a música nordestina, e  Lizete, coordenadora pedagógica (agachada, deliciando-se com as músicas de Alceu Valença e outros ícones nordestinos. 
Da esquerda para a direita: Professor Ricardo (camisa de listras horizontais ), Professor Carlos Telles, vice diretor do noturno (camisa em tom salmão), e outros professores. 

Professora Mariana, entre os alunos da 8a. série, caracterizados  de Lampião e Maria Bonita,, que fizeram uma belíssima representação. 


Sr. Antonio, aluno da 8a. série, caracterizado de Antonio Conselheiro, em brilhante performance

Aluna da 8a. série, caracterizado de  Maria Bonita, em brilhante performance
Professora Gilma Ribeiro, de vestido branco  (Língua Portuguesa), Professor Adriano Pontes, de calça jeans (História), Professora Cléa Miranda (de blusa de oncinha), que juntos com os alunos, apresentaram  um  rico jogral  sobre o Cangaço.  
Pais,  alunos e Professores da 8a. série. 




O aluno  Yuri Balthazar da 8a. série H, dando os últimos retoques na decoração da sala. 
Artesanato e culinária nordestina





10 comentários:

  1. Realmente quem sabe faz ao vivo.O sufoco que estes alunos passaram com falta de material,com apenas o apoio de professores e funcionários,principalmente Sandra Rozza que fez milagre com aquelas roupas maravilhosas de papel e Jô com a sua competencia na culinaria,professores trazendo comidas típicas de casa para colaborar,os alunos correndo para concretizar esse projeto que foi o maior sucesso do ano noturno do Colégio Serravalle.Parabéns colegas,alunos e funcionários .Mais uma vez,vencemos e brilhamos.

    ResponderExcluir
  2. Lindos momentos de construçao e socializaçao dos saberes e vivências que o Projeto Nordeste proporcionou a todos os que partiparam ativamente, aos que contribuiram de alguma forma e ate àqueles que, apesar de terem cruzado seus braços, puderam se deliciar com a perseverança em forma de espetáculo nordestino! Parabéns a essa brilhante equipe de alunos, professores, funcionarios e pais que enriqueceram nossa cultura e nos enobreceram a alma, a despeito de tantas dificuldades encontradas! Obrigada especialmente à artista plástica Sandra Rozza e ao professor Adriano, sem os quais tamanho brilhantismo nao seria possivel!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com os comentários acima,os alunos se desdobraram para apresentarem esse projeto,apesar da falta de apoio da vice-direção e coordenação o projeto aconteceu e o COLÉGIO SERRAVALLE mais uma vez brilhou,parabéns professores,alunos e funcionários.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Colégio ESTADUAL RAPHAEL SERRAVALLE,pelo Projeto maravilhoso.Parabéns também nosso querido diretor Ramilton Cordeiro por conduzir tão bem essa equipe de professores competentes e comprometidos,funcionários empenhados em fazer o melhor com amor e prazer,isso é bonito de se ver.Os alunos nem se fala se entregam com alegria,parece milagre,mas este é o nosso SERRAVALLE.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo 02 dezembro de 2013.
    Parabéns para todos pelo pelo grande e lindo projeto que foi maravilhoso.
    Zenilda de jesus santos 2ano noturno.

    ResponderExcluir
  6. esse projeto foi tudo de bom...amamos ter participado, todos estao de parabens
    ass:Jessica Oliveira , Vanessa Coimbra e Edinalva Silva
    2 ano M noturno

    ResponderExcluir
  7. Bom de mais esse projeto

    VANESSA 2 ano M NOTURNO

    ResponderExcluir
  8. o projeto foi massa aprendemos um pouco mais sobre a cultura nordestina !!
    adoreei
    gabrielle 2º I NOTURNO

    ResponderExcluir
  9. apesar das dificuldades o projeto veio mostra para nois que nada é imposivel de se fazer basta tentar... e contribuiu muito para nossa a espançao dos nossos conhecimentos.. parabens a todos em nome dos alunos da 8º H Yuri Balthazar e Fabio Santos.

    ResponderExcluir
  10. Achamos o projeto muito importante, as fotos muito lindas. Achamos que esse movimento dos professores e alunos sobre o Nordeste, veio consolidar o nosso sentimento e nosso orgulho de sermos nordestinos. Estudar as tradições e a cultura dessa região nos deixou muito felizes e orgulhosos.
    Agradecemos o apoio de todas a nossa apresentação.
    Antonio Bonifácio Silva e Antonio da Silva Vitalino
    Alunos da 8a. série H, Noturno

    ResponderExcluir

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada