domingo, 19 de maio de 2013

Projeto meio ambiente e sustentabilidade na escola. Apresentação da peça teatral A Missão de Alice e A Carta de 2070 em comemoração ao 5 de Junho dia do meio ambiente


O Brasil é o país   com  a maior  biodiversidade do mundo representada pela floresta amazônica.  Tem  uma grande   quantidade de  espécies da fauna (animais)  e da flora (plantas).   Porém, cerca de 630 animais brasileiros estão ameaçados de extinção devido à  poluição, ao  desmatamento, a caça ilegal  etc .  

Espécies como o mico-leão-dourado  (foto), a  arara-azul, que existe mais em cativeiros do que na natureza, a onça pintada (foto), o corvo do pantanal, entre  outros,  estão nessa lista macabra. 

A discussão sobre  meio ambiente e sustentabilidade deve ocupar as nossas atenções,  para que possamos garantir que a Terra  seja um Planeta Sustentável. 

É com esta preocupação que desenvolvemos e disponibilizamos  o presente projeto. Esperamos  contar com a adesão de todos os nossos colegas professores, de qualquer ponto do país e do mundo.

Abertura (sensibilização):  leitura teatralizada pelos alunos,  da Carta de 2070. Após a leitura da carta exibir o vídeo do Youtube, com a música Herdeiros do Futuro, de Toquinho, nas vozes de Leandro e Leonardo.   Link do vídeo. Clique aqui


Veja o Projeto  completo em slides, que postamos no site Slideshare. Clique no link abaixo:
Culminância: 5 de junho dia do meio ambiente, com a apresentação pelos alunos, da peça A  Missão de Alice, a qual trabalha conceitos  relacionados ao tema  de forma didática e atual, facilitando sua  compreensão. 

                                                            Reflexão


 A população mundial é de 7 bilhões de habitantes. Se cada um de nós produzir  um quilo de lixo por semana, quantos quilos serão produzidos em um ano e para onde irão esses resíduos ?  Pensemos  nisso !

                                          Peça Teatral A  Missão de Alice

Organizamos o texto da peça  em slides e postamos no site Slide Share. Clique nas estrelinhas para ver em tela cheia. Para sair, clique na tecla Esc.

   Clique aqui para ver os slides 

            A Carta de 2070 

          A preocupação com o meio ambiente e as consequências da falta de zelo  com a natureza , compõe o conteúdo dessa carta, cujo texto é uma ficção, ou seja, não é real, mas retrata uma situação que poderá ocorrer com a humanidade no ano de  2070, diante de desastres ambientais,que resultarão na falta d’água.  

A Carta de 2070 começa  assim: 

Ano 2070. Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém com 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me resta pouco tempo... Veja o texto da carta com imagens e som   na íntegra, publicado na revista  "Crónicas de los Tiempos“, de Abril de 2002. Clique no link  -  a frase em azul:  

Clique aqui para ler a carta 2070


Após a leitura teatralizada da carta, todos cantarão junto com o elenco, a música Herdeiros do Futuro, de Toquinho.  Os professores de música podem formar um coral. 

Clique aqui.                 e aqui 

Poema Cuidando da Natureza -  Leila Maria Grillo.
Amplie seus conhecimentos. Veja neste blog:

Letra  e vídeo da música Herdeiros do Futuro, na voz de Toquinho. 
http://www.vagalume.com.br/toquinho/herdeiros-do-futuro.html

Todas as imagens são do Google