Imagem/Reprodução |
O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender; que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança.
Mutabilidade, dependência de um processo antes que de um conhecimento estático, eis a única coisa que tem certo sentido como objetivo da educação, no mundo moderno. Rogers (1972, p. 104-5)
Bandeira da África do Sul |
Olá !
Bem-vindos ao nosso Blog !
Com os cumprimentos da coordenação pedagógica do turno noturno, dos docentes e alunos do Colégio Estadual Raphael Serravalle, Salvador/Ba.
Criei este blog para dar suporte ao Projeto África do Sul: uma porta que se abre.
Venha conhecer o País-sede da Copa de Futebol de 2010. Aproveite e saiba mais sobre a História e a Cultura Afro-Brasileira e Africana.
A Lei 11.645, de 10 de Março, de 2008 que alterou a Lei 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, prevê os estudos obrigatórios da História e da Cultura Afro brasileira, Africana e Indígena. Este blog será um elemento motivador para esse fim.
Aqui poderemos estudar e conhecer as várias Africas, berço da humanidade. O Brasil abriga grande contingente de afro-brasileiros.
Índios, brancos e negros, formam as matrizes do nosso povo, portanto, conhecer a versão contemporânea de suas contribuições para o Brasil que temos hoje, é a nossa proposta.
A diversidade brasileira deve estar presente em todos os aspectos da vida política, econômica, socio-cultural, religiosa do Brasil.
"Conhecer a África de ontem e de hoje, a história do Brasil contada na perspectiva do negro, com exemplos na política, na economia, na sociedade em geral, é um dos objetivos a se atingir. Pretende-se ainda reafirmar a constante presença da marca africana dos nossos ancestrais na literatura, na música, na criatividade, na forma de viver e de pensar, de andar, de dançar, de falar e de rir, de rezar e festejar a vida".
Glória Moura, prefácio para o livro História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Escola. Medeiros, Cléia. Brasília: Ágere Cooperação em Advocacy,2008.
Navegue em "mares de brigadeiro" ! Axé !
Abraços,
Profa. Claudia Martins
Todas as imagens são do Google