quarta-feira, 21 de abril de 2010

PROJETO ÁFRICA DO SUL : UMA PORTA QUE SE ABRE

Imagem/Reprodução 

O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender; que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança. 
Mutabilidade, dependência de um processo antes que de um conhecimento estático, eis a única coisa que tem certo sentido como objetivo da educação, no mundo moderno.    Rogers (1972, p. 104-5)

Bandeira da África do Sul
Olá !
Bem-vindos ao nosso Blog ! 

Com os cumprimentos da coordenação pedagógica do turno noturno, dos docentes e alunos do Colégio Estadual Raphael Serravalle, Salvador/Ba

Criei este blog para dar suporte ao Projeto África do Sul: uma porta que se abre. 

Venha conhecer o País-sede da Copa de Futebol de 2010. Aproveite e saiba mais sobre a História e a Cultura Afro-Brasileira e Africana.

A Lei 11.645, de 10 de Março, de 2008 que alterou a Lei 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, prevê os estudos obrigatórios da História e da Cultura Afro brasileira, Africana e Indígena. Este blog será um elemento motivador para esse fim. 

Aqui  poderemos estudar e conhecer as várias Africas, berço da humanidade. O Brasil abriga grande contingente de afro-brasileiros. 

Índios, brancos e negros, formam as matrizes do nosso povo, portanto,  conhecer a versão contemporânea de suas contribuições para o Brasil que temos hoje, é a nossa proposta.





A diversidade brasileira deve estar presente em todos os aspectos da vida política, econômica, socio-cultural, religiosa do Brasil.

"Conhecer a África de ontem e de hoje, a história do Brasil contada na perspectiva do negro, com exemplos na política, na economia, na sociedade em geral, é um dos objetivos a se atingir.  Pretende-se ainda reafirmar a constante presença da marca africana dos nossos ancestrais na literatura, na música, na criatividade, na forma de viver e de pensar, de andar, de dançar, de falar e de rir, de rezar e festejar a vida".  

Glória Moura, prefácio para o livro História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Escola. Medeiros, Cléia. Brasília: Ágere Cooperação em Advocacy,2008.

Navegue em "mares de brigadeiro" ! Axé !




Abraços, 
Profa. Claudia Martins

Todas as imagens  são do Google


Filmes sobre a vida de Mandela. 18 de Julho, Dia Internacional de Nelson Mandela. Poema A Canção dos Povos

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. Nelson Mandela
Nelson Mandela, ex-Presidente da África do Sul, que governou o país de 1994 a 1999, após cumprir prisão perpétua na Ilha de Robben, por 27 anos, de onde saiu aos 72 de idade, por combater o regime do Apartheid, no seu país

Durante toda sua vida, Mandela lutou contra o apartheid, que significa "Vidas separadas", regime imposto pelo Governo de minoria branca da África do Sul, contra a maioria da população negra obrigada a viver separada dos brancos, que dominavam as terras, a Política , o Governo, bem como todas as riquezas do país. Depois de sair da prisão tornou-se Presidente da África do Sul, no período de 1995 a 1999.
Filmes que o Projeto recomenda para você conhecer um pouco mais sobre a História da África do Sul (serão exibidos para todos os alunos do noturno):
1. Mandela Luta Pela Liberdade - Narra o período em que ele esteve preso, na Ilha de Robben (Robben Island), até ser livre e tornar-se o primeiro presidente negro da terra do regime do apartheid, que separava negros de brancos.
2. Invictus - Aqui, Mandela já é o Presidente eleito. Usa o esporte predileto dos brancos - o rúgby (uma modalidade de futebol, onde o contato físico é muito intenso), para num gesto de reconciliação e acolhimento para com os brancos, deixar claro que é o presidente de todos, na Nova África do Sul, sem separações.
18 de Julho, Dia Internacional de Nelson Mandela
A Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) consagrou o 18 de Julho, que corresponde ao aniversário do ex-presidente e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, como o Dia Internacional de Nelson Mandela, que irá vigorar a partir de 2010


Poema:       A Canção dos Povos
Quando uma mulher, de certo povo africano, sabe que está grávida, segue para selva com outras mulheres e juntas rezam e meditam até que aparece a “canção da criança”.

Quando nasce a criança, a comunidade se junta e lhe cantam a sua canção. Logo, quando a criança começa sua educação, o povo se junta e lhe cantam a sua canção.

Quando se torna adulto, a gente se junta novamente e canta. Quando chega o momento do seu casamento a pessoa escuta a sua canção.

Finalmente, quando sua alma está para ir-se deste mundo, a família e os amigos aproximam-se e, igual como em seu nascimento, cantam a sua canção para acompanhá-lo na “viagem”.

Nesse povo há outra ocasião na qual os homens cantam a canção
Se em algum momento da vida a pessoa comete um crime ou um ato social aberrante, levam-no até o centro do povoado e a gente da comunidade forma um círculo ao seu redor. Então lhe cantam a sua canção.

O povo reconhece que a correção para as condutas antissociais não é castigo; é o amor e a lembrança de sua verdadeira identidade.

Quando reconhecemos nossa própria canção já não temos desejos nem necessidades de prejudicar ninguém.
Teus amigos conhecem a “tua canção” e a cantam quando a esqueces.

Aqueles que te amam não podem ser enganados pelos erros que cometes ou as escuras imagens que mostras aos demais. Eles recordam tua beleza quando te sentes feio;
tua totalidade quando estás quebrado;
tua inocência quando te sentes culpado
e teu propósito quando estás confuso.

Poema extraído do Livro História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Escola, p. 21 Organizadores: Álvaro Sebastião Teixeira Ribeiro, Bárbara Oliveira Souza, Edleuza Penha de Souza,Iglé Moura Paz Ribeiro. Brasília: Ágere Cooperação em Advocacy, 2008

Mapa do Continente Africano - O Mundo de Olho na África

Mapa do Continente Africano - O Mundo de Olho na África

África Subsaariana e África do Norte (de maioria muçulmana)



            Mapa Político da África do Sul


Principais Cidades e Países Vizinhos  da África do Sul, também conhecida  como República Sul Africana (veja o mapa). 


A  Sede do Governo, ou seja, a capital da África do sul  é  Pretória. Johannesburgo é o centro  financeiro do país.

Extensão territorial: 1. 221. 037 km2

População: 47 milhões de habitantes, aproximadamente

Ao contrário da maioria dos países, a África do Sul tem três capitais. São elas:

1) Cidade do Cabo - a capital legislativa (onde fica o Congresso Nacional, onde são feitas as leis);

2)  Bloemfontein - a capital judiciária (onde fica   a sede do Poder Judiciário);

3) Pretória - a capital administrativa, sede da Presidência da República.

Nosso Blog Repercute na Blogosfera. Temos seguidores, comentários, visitas, amigos, destaques. Clique Educação no site de Kalila Pinto (passe o mouse sobre o nome em azul para acessar o site de Kalila e ler a homenagem que nos presta)  
Em nome do Corpo docente da nossa escola, dos nossos queridos alunos, funcionários, toda comunidade escolar, agradecemos à talentosa artista plástica, Kalila Pinto, pelo incentivo que nos dá. Estamos nos esforçando para incluir nossos alunos no maravilhoso mundo das TIC. Parabenizamos a todos os profissionais da educação, alunos, funcionários e toda comunidade das demais escolas homenageadas no site: Escola Estadual Matice Maciel, em Seabra, Escola Rui Barbosa, em Boninal/ Bahia. Avante ! Abraços do Serravalle, Salvador/Ba Claudia Martins

Nome do Vídeo: O Conhecimento

Este vídeo fala sobre o Conhecimento.

Vale a pena ser visto ! Clique na seta à esquerda e aguarde.

Veja- o e reflita sobre esta belíssima mensagem !

Rap da cidadania

Símbolos da Copa da FIFA 2010


Zakumi, Mascote da Copa 2010

Torcedores Sul-africanos animadíssimos