sábado, 24 de junho de 2023

Cultura Afro-indígena brasileira. As Máscaras Africanas e Indígenas – O que representam?


Africanos com suas máscaras para os rituais religiosos

Desde a pré-história as máscaras são usadas juntamente com os tambores, cantos, danças e mímicas nos rituais religiosos e mágicos.
  
No Antigo Egito (país do norte da África), entre gregos e romanos, eram usadas em cerimônias religiosas.

Quando estive na  República da África do Sul, além do safari, meu  maiorinteresse era  pelas máscaras. A maior alegria foi quando encontrei em uma feira livre, as máscaas que queria trazer na mala, para decorar minha sala de visitas. Não me canso de olhar para elas. Espero que gostem deste post.   

Em toda  África, a máscara serve para esconder o rosto de quem a usa, e transforma a pessoa em outro alguém diferente que pode ser um espírito ancestral. 

Essa “transformação” só acontece em momentos especiais como: rituais e cerimônias de iniciação, quando crianças se preparam para se tornarem adultos; nas coroações de chefes e reis; nas festas da colheita ou plantio; nos rituais de curas de doenças; nas expedições de caça ou de guerra.  


                    Povo Dogon com suas mascaras e trajes apropriados para o ritual                

As máscaras do povo Dogon são usadas para celebrar a origem da morte, em rituais que ocorrem a cada cinco anos.  Mais de 400 pessoas participam usando  máscaras de vários  estilos, geralmente em formato zoomórfico, ou seja, em forma de animais, principalmente no formato do pássaro chamado kommolo tebu.

                    Imagem do site Westwing  

A máscara não é apenas um objeto esculpido em madeira ou outro material. Ela inclui a roupa do mascarado e adereços que carrega.  Mas ela só se torna uma máscara quando entra em ação, dançando a música dos tambores e outros instrumentos, enquanto a comunidade participa olhando, batendo palmas, cantando e estimulando.

As máscaras,  objetos fortes, cheios de simbolismos e com significados específicos, geralmente são feitos em madeira, uma vez que para os africanos a árvore é guardiã de poderes mágicos.

Máscara indígena. Imagem da Internet

Sacerdotes indígenas usam máscaras para incorporar entidades que curam. O uso das máscaras entre esses povos tradicionais tem funções educativas, religiosas e político-econômicas.               


                                             Máscaras indigenas. Imagem da Internet 

Referências

Westwing Máscaras africanas   https://www.westwing.com.br/guiar/mascaras-africanas/

Máscara Pajé Ticuna - Tucum Brasil   https://www.tucumbrasil.com/produto/mascara-paje-ticuna-15505


Vídeo do youtube     Como vive o povo mais misterioso do planeta: O Povo Dogon. Muito bom. Não deixe de assisitir. 

 Todas as imagens são do Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada