Dilma Roussef |
Agora ela é a Presidente de todos os brasileiros. Desejamos um governo justo e bom para a presidenta/e !
É fato que alguns analistas não vêem o feito pelo ângulo de uma discussão de gênero, mas político-partidária. Entretanto, a análise histórica não pode ser descartada, considerando o patriarcalismo reinante na sociedade ocidental e a posição de completa sujeição da mulher na sociedade oriental.
No Brasil, o voto feminino foi obtido inicialmente, por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932, o qual permitia que apenas as mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.
As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas a partir da Constituição de 1934, promulgada por Getúlio Vargas, que estabeleceu o voto secreto e o direito do voto para as mulheres. Foi criada a Justiça Eleitoral e o Código Eleitoral de 1934, o qual não tornava obrigatório o voto feminino, mas apenas o masculino.
O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório pela Constituição de 1946, uma Carta liberal-democrática, que marcou o fim da ditadura getulista e a redemocratização do país. Estabeleceu o Voto Secreto e Universal para os maiores de 18 anos, excetuando-se os analfabetos, cabos e soldados, bem como o voto feminino sem restrições.
Parabéns à Presidenta eleita ! Viva a democracia brasileira !