quinta-feira, 12 de julho de 2018

Culminância do Projeto "De Olho na Copa da Rússia". A Dança Final Será o Cancan da França ou o Nijemo Kolo da Croácia? Serravalle na Copa 2018

Os alunos do 1o. Ano "B" (Ensino Médio, matutino) homenagearam a Sérvia, Suíça e  Croácia,   apresentando a dança Nijemo Kolo, típica da Região de Dalmácia. 
Alunas do 1o. ano "A" (matutino) na exibição do Cancan, dança tradicional da França. Também homenagearam Alemanha e Polônia
A Comunidade Escolar do Colégio Estadual Raphael Serravalle em Salvador/
Bahia, protagonizou  em alto estilo a culminância do Projeto  "De Olho na Copa 2018", com o desfile dos 32 países participantes, suas bandeiras, danças e  trajes típicos. Parabéns a toda a comunidade, em particular à Professora Maria de Lourdes Dutra (História), que coordenou o projeto. 

Chamou a atenção  dos presentes os dois países finalistas da Copa da Rússia 2018: França, potência futebolística tradicional e a  Croácia, um pequeno país do Sul da Europa.  Inglaterra e Bélgica, que disputarão o 3o. e 4o. lugares, também foram muito aplaudidos. 


Alunos do 1o. Ano "B" (Ensino Médio, matutino), com a bandeira da Croácia

Tivemos a apresentação do Cancã (Cancan em francês), espécie de quadrilha tradicional dos cabarés de Paris, desde a década de 1830 (primeira metade do século XIX), uma dança ruidosa e de movimentos muito rápidos,  dançada em geral só por mulheres, segundo o Dicionário do Aurélio (1986).   

Também a  dança "Nijemo Kolo” da Croácia,  também conhecida como dança silenciosa da Dalmácia e outros nomes. Dança-se em círculo fechado, com passos espontâneos e rápidos, individualmente ou com um par. Sua principal característica  é a ausência de som, seja de voz ou instrumento, embora possa ser precedida ou seguida de música. Acompanhe as imagens: 
Os alunos do 1o. Ano "J" (vespertino) homenagearam  o Uruguai e a Bélgica,   enquanto os alunos do 1o. ano "D" (vesp.) homenagearam a Rússia e a Inglaterra. 

Acima, as Professoras Lourdes (blusa estampada e sorriso no rosto), Ilana (blusa azul,  sorrindo), que apresentaram os trabalhos. Abaixo, sentada e sorrindo,   a Professora Marcília (História), que a exemplo da maioria dos Professores, posicionou-se na plateia.  
 
                                      Os alunos do 1o. ano "E" homenagearam o Brasil 
 Os alunos do 1o. ano "I" homenagearam o México, Costa Rica e Peru 

 Alunos do 1o. Ano "K" - homenagens a Portugal e Nigéria, com trajes e danças típicas dos dois países. 
Alunos  do 1o. Ano "A", matutino. Homenagearam França, Alemanha e Polônia

 Painéis sobre a Copa 2018 e de outros períodos decoraram as áreas comuns da escola, apresentados pelos alunos do Ensino Fundamental, turno Matutino 
 A Professora Indira (Filosofia),  com sua linda filhota Ester, prestigiando as apresentações dos alunos 
 A plateia acompanhou atenta e vibrou com as belas apresentações 
A Professora Silvana Guimarães, Coordenadora Pedagógica,  vibrando com o desempenho impecável dos alunos 
 Os Professores comemoraram o sucesso do projeto. Parabéns a todos!