quarta-feira, 22 de abril de 2015

O Plantio de Eucalipto nas Serras do Mar e da Mantiqueira Provocam Deslizamentos de Terra. O Que é a Celulose? Dicas para Economizar Papel. Atividades



Plantio de eucalipto aumenta chuva em regiões altas das Serras do Mar e Mantiqueira, provocando deslizamentos de terras


A troca da vegetação natural das encostas das Serras do Mar e da Mantiqueira pelo plantio de eucalipto aumenta o volume de chuva sobre as áreas mais altas e, consequentemente, os riscos de deslizamentos de terra nessas regiões serranas durante a estação chuvosa – entre os meses de dezembro e fevereiro.


A constatação  é da   pesquisa de doutorado da tecnologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Viviane Regina Algarve, no âmbito do seu Projeto Temático  intitulado “Assessment of impacts and vulnerability to climate change in Brazil and strategies for adaptation option”, apoiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).


Substituição da vegetação natural das encostas aumenta volume de precipitações no topo de montanhas, culminando em riscos de deslizamentos de terra, aponta estudo do Inpe
A substituição de  floresta por eucalipto visa atender a procura por celulose, matéria prima do papel, e de madeira para  fabricar móveis, construir casas etc, embora seus plantadores aleguem que estão promovendo o reflorestamento das matas.   




Em São Paulo, as plantações de eucalipto e  as  áreas para pastagens estão concentradas em cidades próximas das Serras do Mar e da Mantiqueira, à exceção de Ribeirão Preto.  

As projeções indicaram que tanto a troca da vegetação natural por plantio de eucalipto como para área de pastagem levam ao aumento no volume diário de chuvas durante o verão, principalmente sobre as áreas mais elevadas das regiões serranas.  Veja Nas fotos abaixo,  plantações de eucalipto.


Com o aumento da procura por celulose e madeira, as plantações de eucalipto têm sido expandidas para encostas íngremes em municípios próximos a essas duas regiões serranas do estado.  Em consequência está aumentando o volume de chuvas sobre as áreas mais altas dessas regiões serranas,  resultando  em riscos de deslizamentos, dizem os pesquisadores.



No estágio inicial de desenvolvimento – que dura entre dois e três anos –, as árvores de eucalipto possuem uma grande quantidade de folhas, que bloqueiam a exposição do solo à luz solar, tornando-o mais úmido e vulnerável a deslizamentos. 
 Fonte: Texto adaptado de:  Elton Alisson | Agência FAPESP. Acesso em 22/04/2015

O Que é a Celulose? Para que serve? O Uso industria 


A celulose é uma substância  presente na maioria dos vegetais. Tem  característica fibrosa e  localiza-se dentro das células das plantas. Serve para dar a rigidez e firmeza às plantas.  É extraída das árvores, sendo usada  na fabricação do papel.





Papel embrulho colorido
A celulose  não é digerida pelos seres humanos, mas  servem de  alimentos para muitas espécies animais, entre elas os ruminantes: bois, cavalos, cabras, carneiros. Também serve de alimentação para cupins e traças.


As indústrias também a utilizam para a fabricação de certos tipos de plásticos, vernizes, filmes, seda artificial e diversos produtos químicos.

Brasil é um dos maiores  produtores mundiais de derivados da celulose a exemplo do papel. Florestas de eucalipto são plantadas para a obtenção desta importante matéria-prima. Portanto, economize papel ! Recicle ! Reduza ! 
          
  Atividades

10 Dicas para economizar papel na escola e no escritório. Clique aqui

1. Faca um cartaz com  figuras que traduzam essas 10 dicas e exponha na sua escola. 
Papel para fazer origamis
2. Escreva um texto de no mínimo 05 linhas sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente, incluindo  as árvores. 

Sites consultados 
Sua Pesquisa.com
Elton Alisson | Agência FAPESP. Acesso em 22/04/2015
Todas as imagens são do Google