sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Projeto Mãe África: uma herança cultural. Fotos da Culminância e do Miss e Mister Beleza Negra 2012

A festa de culminância do Projeto Mãe África foi simplesmente inesquecível para os protagonistas do grande evento. Os alunos do noturno surpreenderam mais uma vez,  mostrando que   a  pedagogia de projetos é o norte para o sucesso escolar naquele turno.    
Na foto, os alunos da 7ª série H dramatizando o tema sobre os direitos civis americanos, sendo padrinho da turma, o Professor de História Adriano Pontes.  
O aluno de terno é o vereador eleito pelo referido Projeto, Edelvan de Jesus, interpretando o papel do ativista negro norte-americano, Martin Luther King.  
Saiba mais sobre a bonita festa dos nossos alunos. Veja todas  as fotos.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Joaquim Barbosa Assume o Comando do Poder Judiciário do Brasil

Primeiro negro a comandar um dos Três Poderes da República -  o Poder Judiciário, Joaquim Barbosa, nascido em Paracatu, Minas Gerais, foi empossado no cargo de Presidente da mais alta Corte de Justiça do pais -o Supremo Tribunal Federal (STF).


O Hino Nacional Brasileiro foi tocado pelo bandolinista brasiliense Hamilton de Holanda. Em seguida, Joaquim Barbosa prestou o compromisso de posse. Após a leitura do Termo de posse, Barbosa assumiu  oficialmente a presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na abertura da sessão solene de posse do ministro Joaquim Barbosa estavam  presentes a Presidente Dilma Rousseff,  a Chefe do Poder Executivo.  O  Presidente do Senado, José Sarney e o Presidente da Câmara o deputado Marco Maia, ambos  representando o Poder Legislativo. Representando o  Ministério Público, o  procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
O menino pobre, Joaquim Barbosa,  chegou ao posto, não pela cor da sua pele, mas por sua competência, por méritos próprios, pois estudou e trabalhou muito para chegar ao topo da pirâmide do Poder. Parabéns, Ministro ! Que Deus o ilumine !
Leia mais  sobre o Ministro neste blog:  Clique aqui
Vídeo com a íntegra do discurso de posse:  Clique aqui

É importante enfatizar o valor da Educação como forma de garantir igualdade de oportunidades e resgate de crianças e jovens do mundo da pobreza e da marginalização. Não é com escolas fechadas por 115 dias de greves, professores humilhados, desrespeitados  e desmotivados que chegaremos a algum lugar. As imagens acima, com o Presidente da Suprema Corte do Brasil, o Ministro Joaquim Barbosa e as imagens abaixo, com  o Presidente Barack Obama, ilustram nossa fala. 

Barack Obama, na Casa de uma tia, no Quênia, África,  terra do seu pai, em 1991



Barack Obama hoje, Presidente dos EUA, a maior potência militar, politica e econômica  do globo, despachando na sala mais poderosa do mundo, na Casa Branca, em Washington, capital dos EUA. É por isso que defendo a  educação de qualidade e os estudos com seriedade. O pobre que não  gosta de estudar,  não faz as atividades propostas, não assume responsabilidades na escola... dificilmente ascenderá na pirâmide social. Milagres acontecem poucas vezes e para alguns poucos. Para a maioria resta muito esforço e vontade de vencer.