Primeiro negro a comandar um dos Três Poderes da República - o Poder Judiciário, Joaquim Barbosa, nascido em Paracatu, Minas Gerais, foi empossado no cargo de Presidente da mais alta Corte de Justiça do pais -o Supremo Tribunal Federal (STF).
O Hino Nacional Brasileiro foi tocado pelo bandolinista brasiliense Hamilton de
Holanda. Em seguida, Joaquim Barbosa prestou o compromisso de posse. Após a
leitura do Termo de posse, Barbosa assumiu oficialmente a presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na abertura da
sessão solene de posse do ministro Joaquim Barbosa estavam presentes a Presidente Dilma Rousseff, a Chefe do Poder Executivo. O Presidente do Senado, José Sarney e o Presidente da Câmara o deputado Marco Maia, ambos representando o Poder Legislativo. Representando o Ministério Público, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
O menino pobre, Joaquim Barbosa, chegou ao posto, não pela cor da sua pele, mas por sua competência, por méritos próprios, pois estudou e trabalhou muito para chegar ao topo da pirâmide do Poder. Parabéns, Ministro ! Que Deus o ilumine !
Leia mais sobre o Ministro neste blog: Clique aqui
Vídeo com a íntegra do discurso de posse: Clique aqui
É importante enfatizar o valor da Educação como forma de garantir igualdade de oportunidades e resgate de crianças e jovens do mundo da pobreza e da marginalização. Não é com escolas fechadas por 115 dias de greves, professores humilhados, desrespeitados e desmotivados que chegaremos a algum lugar. As imagens acima, com o Presidente da Suprema Corte do Brasil, o Ministro Joaquim Barbosa e as imagens abaixo, com o Presidente Barack Obama, ilustram nossa fala.
Barack Obama, na Casa de uma tia, no Quênia, África, terra do seu pai, em 1991
Barack Obama hoje, Presidente dos EUA, a maior potência militar, politica e econômica do globo, despachando na sala mais poderosa do mundo, na Casa Branca, em Washington, capital dos EUA. É por isso que defendo a educação de qualidade e os estudos com seriedade. O pobre que não gosta de estudar, não faz as atividades propostas, não assume responsabilidades na escola... dificilmente ascenderá na pirâmide social. Milagres acontecem poucas vezes e para alguns poucos. Para a maioria resta muito esforço e vontade de vencer.