sexta-feira, 8 de abril de 2016

Agora é Lei! Senado aprova dança, artes visuais e teatro no currículo do Ensino Básico das escolas públicas e particulares do Brasil

Reproduzo na íntegra, a reportagem do jornalista Gustavo Garcia, do G1, em Brasília, publicada no último dia 07/04/16, na edição online do G1 Globo.com,  na seção Educação, sob o título:  Senado aprova dança, artes visuais e teatro no currículo do ensino básico.


Quadro do artista plástico brasileiro Heitor dos Prazeres (1898-1966)
Em 25/02/16, publiquei aqui, a matéria da Agência Senado com o  relato da Comissão de Educação do Senado Federal, sobre  a introdução da  música, teatro,  artes visuais e a dança, como linguagens que constituirão o componente curricular do ensino de artes nas escolas brasileiras.
Quadro de Heitor dos Prazeres 
Ratifico o que escrevi naquele post: "Ao longo da minha carreira de professora, pude observar o quanto nossas crianças e jovens se identificam  com essas linguagem. As vezes, podem não ser bons nas disciplinas  convencionais,  mas demonstram talentos extraordinários nas artes".
Concluo: quantos Heitor dos Prazeres,Heitor  Villa Lobos, Tarsila do Amaral...  nascerão após essa lei ? 
Heitor dos Prazeres. Compositor, cantor e pintor autodidata brasileiro, que participou da criação das escolas de samba Portela e Estação Primeira de Mangueira (1898-1966, Rio de Janeiro/Brasil)
Acompanhe a matéria, que aqui reproduzo: 

Senado aprova dança, artes visuais e teatro no currículo do ensino básico


Conteúdos devem ser inseridos na disciplina de artes, que só previa música. Projeto já havia sido aprovado pela Câmara e vai à sanção presidencial.


O Senado aprovou nesta quinta-feira (7) projeto que prevê a inclusão obrigatória de conteúdos da disciplina  Artes no ensino básico brasileiro. Temas de dança, artes visuais e teatro deverão ser incorporados ao currículo da disciplina. Antes a lei só previa música. 

As regras propostas pelo projeto valem tanto para escolas públicas quanto particulares. A medida, que altera a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e segue agora para sanção presidencial.

Atualmente, a lei que trata do tema traz apenas a música como conteúdo obrigatório da disciplina Artes. O texto aprovado nesta quinta deixa expresso na legislação que artes visuais, dança e teatro também devem constituir a matéria de artes.

De acordo com o projeto, os sistemas de ensino terão prazo de cinco anos para implantar as mudanças propostas pelo projeto. Esse período, segundo o texto, servirá para que os sistemas promovam a adequada formação de profissionais em número suficiente para atuar na educação básica.

A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no Brasil. Compreende três etapas: a educação infantil (para crianças com até cinco anos), o ensino fundamental (para alunos de seis a 14 anos) e o ensino médio (para alunos de 15 a 17 anos).

“Esse é um projeto que, a meu ver, só traz vantagens [...]. Sem isso [a inclusão dos conteúdos], a gente não vai conseguir criar uma consciência nem ensinar os nossos jovens a se deslumbrarem com as belezas do mundo, que é tão importante quanto fazê-los entender a realidade do mundo pela ciência”, afirmou o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que foi o relator da matéria.

Fonte: GARCIA, Gustavo. G1, em Brasília. 07/04/2016. Acesso em 08/04/16. 

As imagens são do Google. Disponíveis em: 
Késia;  GRANDES ARTISTAS BRASILEIROS: HEITOR DOS PRAZERES