sábado, 31 de agosto de 2013

Os mapas e sua evolução. Tecnologias modernas aplicadas à cartografia: os satélites, a aerofotogrametria, a fotometria, o GPS , o SIG, mapas digitais ou virtuais, Google Maps

Mapa Múndi (os continentes)
Mapas, gráficos, infográficos  são linguagens visuais que  nos  ajudam a ilustrar, ler e  interpretar dados e informações importantes. 
O mapa é uma das mais antigas formas gráficas de comunicação e surgiu antes da escrita, quando o homem pré-histórico fazia riscos sobre a superfície terrestre para demarcar áreas de caça e pesca. Mas a arte de traçar mapas começou com os gregos, no século VI a.C.
A ciência que se ocupa dessa arte é chamada de cartografia. A palavra Cartografia vem do grego “graphein”, que significa  escrita, e do latim “charta”, que significa papel. É a arte de representar graficamente uma área geográfica em uma superfície plana (um mapa ou um gráfico).
Você encontrará muitos outros conceitos, mas segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT),  cartografia é a arte de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza.  

Como ler e interpretar um mapa

Um mapa para ser interpretado deve ter título  legenda  e escala. Os símbolos ou sinais  mais usados na cartografia para representar os elementos da paisagem geográfica e nos ajudar a ler e interpretar os  mapas são:  pontos, linhas, texturas,  cores  e textos,  que aparecem nas legendas.
Vamos praticar ?  
Regiões  Geográficas do Brasil

Observe o mapa político do Brasil com as suas cinco Regiões Geográficas e respectivos estados. Acompanhe a leitura pela legenda. Identifique as cores de cada região e seus respectivos estados. 1) Escreva no caderno:  o  nome da região onde você vive; o  nome do estado e sua capital. 2) Os nomes dos cinco continentes. 3) Observe que o continente americano se divide em 3 partes. Quais são elas ?


Como representamos a superfície terrestre 

Para visualizarmos toda a superfície do planeta, recorremos ao globo (representação tridimensional), ou a um planisfério, também chamado mapa-múndi (representação bidimensional). Veja na imagem.
O Globo 

Atualmente, o Departamento de Cartografia da ONU é responsável pela manutenção do Mapa Múndi Oficial em escala 1/1.000.000 e todos os países enviam seus dados mais recentes para este departamento. 

Um mapa para ser interpretado deve ter: a)  título b)  legenda   c)  escala. Observe o mapa do 
Brasil  acima.

Todas as características do espaço geográfico podem ser representadas em um mapa, mas  não podem ser colocadas em uma única carta cartográfica, pois sua compreensão fica confusa. Diante disso, os cartógrafos criaram mapas que abordam temas específicos, classificando-os em: 

1) Mapa Topográfico ou de base – apresenta o espaço geográfico o mais próximo possível da realidade, dentro das limitações impostas pela  escala;

2) Mapas temáticos - trazem informações sobre determinado fenômeno ou espaço geográfico, nos aspectos naturais: o relevo em  seus diferentes níveis de altura,  a vegetação, o clima etc. ou nos aspectos sociais e políticos: mapa político,  população, agricultura, indústria, urbanização etc.

O mapa político tem como objetivo indicar  as divisões territoriais, ou seja, as fronteiras entre continentes, países, estados e  municípios, enfatizando que elas  são criações humanas. Nesse tipo de mapa, é comum encontrarmos símbolos, como:  linha ( — ) - para demonstrar fronteiras; e ponto ( • ) -  para indicar cidades.

Os Mapas e sua Evolução.  Tecnologias Modernas Aplicadas à Cartografia. A fotometria e  os satélites.  O GPS e o SIG

Os mapas podem ser uma ferramenta poderosa para a compreensão do mundo e de como ele funciona. Os mapas primitivos eram gravados em pedra ou argila. Depois passaram a ser desenhados em tecidos, pergaminho ou  papiro. 

Com a invenção da imprensa, por Gutenberg, em 1439 (século XV), os mapas passaram a ser impressos em papel.   Hoje, são desenhados em computador, e podem ser analisados diretamente na tela antes de serem impressos. 

As novas tecnologias da informação modernizaram  a cartografia, que  foi aperfeiçoada pelo uso  da  fotometria,  da  computação e telecomunicações.  
Atualmente,  o material necessário para o cartógrafo  traçar  mapas é obtido por foto de satélite ou aerofotometria, que permitem  executar medições precisas nas fotografias tiradas  a distâncias. 

Os satélites,  suas múltiplas funções e seu uso na cartografia



    Satélite do Sistema de  Posicionamento 
Global (GPS), o  NAVSTAR
As primeiras ideias sobre satélites surgiram no  século XVIII, com as teorias sobre  gravitação de Isac Newton. 
Em 1957, foi lançado o primeiro satélite artificial da história, o Sputnik 1, no período da Guerra Fria. Teve início  corrida espacial, que resultou na chegada do homem à Lua. 

Desde então, foram lançados milhares de satélites de diversos tipos: satélites de comunicações, astronômicos, militares, meteorológicos etc.   

A  tecnologia dos satélites  está  em muitas atividades, como por exemplo: a)  previsões do tempo b)  identificar clareiras de desmatamento  c)  imagens das manchas de petróleo  d) as áreas de agricultura  e) a temperatura da terra  f)  o degelo dos pólos. 
As imagens de satélites que identificam as queimadas e a devastação na Amazônia, por exemplo, promoveram a adoção de várias medidas preventivas voltadas para a preservação ambiental.
A maioria dos satélites em órbita  destinam-se às   telecomunicações, a saber: transmissão de sinal de TV, rádio, ligações telefônicas e outros serviços, permitindo que nos comuniquemos com o mundo inteiro, em tempo real: assistir TV, ouvir rádio, falar ao telefone, usar a Internet.
Essa evolução  foi absorvida pela cartografia, que passou a utilizar informações  mais precisas.  O avanço da aerofotogrametria –  capta imagens da superfície terrestre com equipamentos fotográficos especiais, acoplados no piso de um avião.  
As fotos obtidas servem para elaborar cartas e mapas traçados com maior rapidez, a baixo custo e mais precisos. Vejamos:
1-Sensoriamento remoto – é o conjunto de técnicas de captação e registro de imagens a distância por meio de diferentes sensores, como por exemplo: equipamentos fotográficos,  scanners de satélites e radares. 
As imagens obtidas podem mostram florestas, áreas de cultivo (zona rural) e cidades (zona urbana), bem como  a atmosfera, captando nuvens ou fumaça de incêndios florestais.
Os novos avanços no sensoriamento remoto vieram com o uso de satélites e computadores.  As imagens feitas pelos satélites são convertidas em dados numéricos e enviadas a uma estação terrestre, onde são processadas por computadores. 

Essas informações  geram mapas temáticos  e mapas topográficos, mais precisos, mais rápidos e a baixo custo.  A utilização de satélites para sensoriamento remoto permite registrar a sequencia de eventos ao longo do tempo, por isso, os satélites meteorológicos dão segurança às previsões do tempo. 

Aparelho de GPS
2- Sistema de Posicionamento Global (GPS) esse sistema foi criado para localizar com precisão um objeto ou pessoa, bem como fornecer sua velocidade em qualquer ponto, caso esteja em movimento.  

O aparelho GPS é usado para orientar na navegação marítima,  aérea e terrestre. Foi desenvolvido no contexto da Guerra Fria entre EUA e a ex-União soviética, com enorme potencial estratégico-militar.
Esse sistema, atualmente, é composto por 24 satélites (21 em operação e  três reservas) que giram em torno da Terra em 6 órbitas diferentes a 20.200 km de altitude.

O aparelho GPS é usado para orientar na navegação marítima,  aérea e terrestre. O governo brasileiro tem usado imagens de satélites e GPS para identificar com precisão: a)  fazendas improdutivas para serem desapropriadas para a reforma agrária b) controlar queimadas em florestas c) demarcar limites de fronteiras d)  rastrear veículos de carga e automóveis, que  quando roubados, são facilmente localizados pela polícia.

3- Sistema de Informação Geográfica (SIG) ou GIS (Geographic Information System em inglês) – são também exemplos das enormes possibilidades de coletar e processar dados geográficos gerados pelo utilização da informática. São softwares utilizados como ferramentas, que facilitam o  levantamento de dados geográficos.

Os SIGs são o resultado da utilização conjunta de mapas digitais, elaborados com o auxilio do GPS, e de bancos de dados informatizados. Esses sistemas permitem coletar, armazenar, processar, recuperar, correlacionar e analisar diversas informações sobre o espaço geográfico. É um poderoso instrumento para o planejamento urbano e rural, e questões espaciais complexas.
O SIG tem muitos outras utilizações, destacando-se o levantamento de moradores, empresas,  imóveis e  propriedades para cálculo de imposto; pesquisa de opinião, apoio ao turismo,  orientação do trânsito das grandes cidades etc.

4- Mapas digitais ou virtuais: Google Maps  – depois do computador e da informatização ou automatização, o modo de traçar um mapa mudou muito, provocando avanços significativos. 
Agora temos a cartografia digital ou automatizada, que se  apóia na computação. Tem a finalidade de produzir representações digitais precisas e atualizáveis da realidade geográfica, tornando a elaboração de mapas mais dinâmica e interativa.  Os produtos cartográficos são facilmente encontrados na internet ou em outros recursos de multimídia, a exemplo do Google Map. 
Imagens da cidade de Salvador,
Bahia,  no Google Map Earth
A vantagem principal da cartografia digital em relação à cartografia convencional é a produção de mapas e cartas atualizados. 
São  impressos segundo as necessidades, evitando cópias de mapas desatualizados e, consequentemente, inutilizados, devido à velocidade das transformações espaciais ocorridas nos dias atuais. 
Aplicativos do gênero fazem parte do dia a dia dos usuários de Smartphone, tablets e computadores.   

Na internet, existem diversos mapas interativos disponibilizados por alguns órgãos públicos ou instituições privadas. O mais conhecido deles é o Google Map. Nele, os usuários podem traçar rotas tanto dentro de uma cidade, quanto entre uma cidade e outra; podem criar mapas com lugares destacados para cada tipo de usuário;  visualizar imagens de satélites de alta resolução etc.

Teste seus conhecimentos: o que possibilitam para a cartografia modernos recursos como:  a) Sensoriamento  Remoto          b) Sistema de Informação Geográfica (SIG)?
Amplie seus conhecimentos.   Conheça a aerofotogrametria. Acesse o site:           
Satélite artificial. Veja fotos, animações  e vídeos sobre satélites e seus lançamentos: 

Referências:
Moreira, João Carlos, Eustáquio de  Sene. Geografia - volume único. São Paulo: Scipione, 2005.
Leia mais em: 
Satélites artificiais. Imagens e animações muito importantes e significativas.   http://pt.wikipedia.org/wiki/Sat%C3%A9lite_artificial
"Mapas que não ensinam na escola". Leia mais em: 40 mapas que irão ajudá-lo a entender melhor o mundo - Metamorfose Digital 
Professora: Renata Rodrigues, 2012.  Tecnologias modernas utilizadas pela cartografia
IBGE. O que é cartografia
Todas as imagens são do Google.