sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Alunos da Rede Pública nas Eleições 2018. Painel Sobre Os Três Poderes



 “Só o poder freia o poder”.


“É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder”.  


                          MONTESQUIEU (1689- 1755), pensador francês, na sua obra  “O Espírito das Leis”

Alunos do 1o. Ano "K" comemoram o sucesso da turma nas atividades propostas

ALUNOS  QUE  BRILHAM ! 

Os alunos do  1o. Ano do Ensino Médio, do  Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador/Bahia,  participaram  de uma atividade proposta pela Professora Claudia Martins, na disciplina Sociologia, sobre as Eleições 2018,  sem o tal viés Deus e o Diabo na Terra Brasilis. 

Estudaram noções básicas  dos Três Poderes, Formas e Sistemas de Governo,  o  funcionamento do Estado brasileiro,  e como votar nos seis cargos  para eleger os membros dos Poderes Executivo e Legislativo nas Eleições Gerais de 2018,  a importância do voto para o fortalecimento da nossa jovem democracia.

Entre as atividades propostas,  cada turma  apresentou  um  bunner/cartaz  para compor um  painel,  valendo dois pontos, mais o  incentivo da Professora Izaíra, de Artes, com  um ponto extra  para seus  alunos, a quem agradecemos.  Parabéns a todos os nossos alunos!  Ficou lindo! (Faltou desligar as luzes para melhorar as fotos. Kkkkk!)

             Turmas:   1o. Ano I, C, H, L, J...

1o. Ano F, K, G, D 

Bunner 1o. Ano "D"


O DEUS ANÚBIS. Cabeça de animal e corpo de ser humano, Anúbis é o deus protetor e guardião dos mortos na mitologia egípcia. 

A cabeça é de um chacal, animal parecido com raposas e cães. A justifica para representar o deus dessa forma, é que  ele  cuidava  dos mortos que, segundo a lenda, eram enterrados em covas rasas.
Alunas do 1o. Ano "D"
Alunos do 1. Ano "K"
Texto do Poema - O Analfabeto Político, do poeta, 
cineasta e dramaturgo alemão Eugen Berthold Friedrich Brecht, mais conhecido como Brecht (1898-1956), trabalhado em sala de aula com os alunos, mas sem histerias e partidarismos inúteis e maléficos à formação da nossa juventude e do nosso país. 

Os trabalhos dos alunos  foram baseados no post abaixo, 
de autoria da  Profa. Claudia  Martins


“Democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo”

                                 Abraham Lincoln (1809-1865 -16° Presidente dos EUA)


Texto e Fotos Profa. Claudia Martins

Eleições Gerais 2018. Simulador de Votação nos 6 Cargos. Os Três Poderes. Formas e Sistemas de Governo. O Analfabeto Político. Atividades Interdisciplinares