sábado, 4 de maio de 2013

Meio Ambiente: plantações de chá verde, tulipas, lavanda, floresta negra, praia vermelha, lagos cor de rosa... 22 Lugares incrivelmente belos do Planeta Terra

Nosso Planeta  nos  surpreende quando temos o privilégio de percorrer  os diferentes continentes, seus   países, cidades, lugares, condições climáticas, a vegetação, as  florestas, montanhas, rios e mares.  Ficamos maravilhados com  suas belezas naturais.É o que  percebemos  na foto ao lado, onde uma criança se encanta com a plantação de tulipas  em seu país, a Holanda , que fica na Europa. 
Quando vemos essas belas imagens, nos conscientizamos sobre a beleza e a importância de cuidarmos bem do nosso Planeta, valorizando tudo o que a natureza nos dá.  É com esse espírito que reproduzimos aqui,  especialmente para você,  as imagens abaixo,  que copiamos do Site  Hype Science, post organizado pela jornalista  Natasha  Romanzoli, em 29/04/2013. São imagens fantásticas de " lagos cor de rosa, campos de lavanda ou tulipas deslumbrantes,  cânions e montanhas de tirar o fôlego, e outros lugares que mal podemos acreditar que realmente existem", diz a jornalista. 

Cânions são vales profundos,  em forma de penhascos com encostas quase verticais, geralmente escavados por um rio,  que podem se estender por centenas de quilômetros e atingir até 5 mil metros de profundidade. Os cânions têm um aprofundamento lento, que pode durar milhões de anos. Também são chamados de “garganta”. Cânion ou canyon em inglês  significa “canhão”. É um termo usada pela geologia para designar esses  vales.  Saiba mais sobre esses penhascos. Clique no link e veja exemplos de cânions com imagens em 3D.   Muito lindo !  Veja e se delicie. Eu amei ! Confira !

Campos de tulipa, Holanda

Fonte:Site do HipeScienc . Veja matéria completa com as fantásticas imagens. Clique no link

terça-feira, 30 de abril de 2013

1º de Maio Dia Mundial do Trabalho. Direitos Trabalhistas no Brasil. Os 70 Anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Trabalho Infantil. Profissões mais Populares



O dia do trabalho é comemorado  todo ano no dia   1º de maio.  No Brasil  e em várias partes do mundo é  feriado nacional, sendo comemorado com muita festa, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios, com os trabalhadores exigindo respeito aos seus direitos trabalhistas.  

História e origem do Dia do Trabalho – como e quando surgiu



No dia 1º de maio de  1886, na industrializada cidade de  Chicago, nos Estados Unidos da América (EUA), milhares de trabalhadores entraram em greve e  foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, como  a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias;  melhores salários,  férias e descanso semanal remunerado. 


No dia 3 de Maio houve um pequeno  protesto  e a polícia agiu provocando morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio  uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores nas ruas de Chicago. 

A policia  agiu com muita violência, resultando em mortos e feridos.  Oito líderes  foram presos,  julgados sumariamente e enforcados. Em 1891, a  Internacional Socialista de Bruxelas, capital da Bélgica, país da Europa, proclama o  1º de Maio como dia internacional de reivindicação de condições laborais, reforçando   a ideia de comemorar  o 1º de Maio  como um dia de luta dos trabalhadores. 

 Fatos  históricos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil

Tela Operários de
Tarsila do Amaral
No Brasil, o primeiro de maio é comemorado desde o ano de  1925, por decreto do  então  presidente da República Artur Bernardes. Em 1940, o presidente Getúlio Vargas anunciou o novo salário mínimo. 

Em 1º de Maio de 1941 foi  criada  a Justiça do Trabalho com o objetivo de  resolver conflitos entre os trabalhadores e patrões. 

Em 21 de março de 1932, o  Presidente Getúlio Bargas instituiu  a obrigatoriedade da Carteira de Trabalho. Em 1943 assinou um conjunto de leis para proteger as relações de trabalho, que se chamou CLT, que completa 70 anos. 

OS 70 ANOS DA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO (CLT)


A CLT surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil. Seu principal objetivo é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho. 

A CLT é o resultado de 13 anos de trabalho - desde o início do Estado Novo até 1943 - a qual deu ao Brasil  uma legislação trabalhista para atender à necessidade de proteção do trabalhador.

A Consolidação das Leis do Trabalho, cuja sigla é CLT, regulamenta as relações trabalhistas, tanto do trabalho urbano quanto do rural



Desde sua publicação já sofreu várias alterações, visando adaptar o texto às questões trabalhistas atuais. 
Apesar disso, ela  precisa ser atualizada para atender aos terceirizados, aos empregados domésticos, aos trabalhadores rurais, e àqueles que trabalham na informalidade, ou seja, sem registro na carteira profissional. Seus principais assuntos são:

1) Registro do Trabalhador/ Carteira de Trabalho; 
2) Jornada de trabalho; 
3) período de descanso e Férias; 
4) medicina do trabalho; 
5) categorias especiais de trabalhadores; 
6) proteção do trabalho da mulher; 
7) contratos individuais de trabalho; 
8) organização sindical; 
9) convenções coletivas; 10) fiscalização. 

        As Profissões Mais Populares

Professor, médico, o lavrador, o policial, o médico veterinário, que cuida dos animais, o operário da fábrica, o sapateiro, o estudante, o empregado doméstico, o vendedor ambulante (camelô) são todos trabalhadores. 

O trabalho é importante tanto para o trabalhador, que recebe o salário para o seu sustento, quanto para o patrão que precisa do  serviço dos seus trabalhadores. 

Trabalho Infantil



trabalho no Brasil é proibido para menores de 14 anos, mas  dos 14 aos  15 anos,  é permitido na condição de aprendiz. 

Entre os 16 e 17 anos o trabalho é liberado, desde que não prejudique os estudos e  que não ocorra em condições insalubres e com jornada noturna. Muitas famílias pobres colocam seus filhos para trabalhar, mas os estudos poderão ajudar muito mais seus filhos no  futuro. 

   Amplie seus conhecimentos. Leia a PEC das Domésticas


 CLT  Completa  70 Anos 

http://oglobo.globo.com/infograficos/clt-70-anos/

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/70-anos-e-497-mudancas-depois-clt-continua-incompleta


1º de Maio –Músicas Sobre a Luta dos Trabalhadores

Ouça as músicas abaixo, de autores brasileiros. Entenda a luta dos trabalhadores no Brasil e no  mundo inteiro.Clique nos links para conhecer as letras  das músicas na íntegra.  

 “Construção'' – Chico Buarque  de Holanda

E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
A mais marcante expressão da MPB sobre a condição do homem desumanizado e descartável, transformado em máquina e visto como tal pela sociedade.

''Comida'' – Titãs


A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte



Música: Cidadão


Tá vendo aquele edifício moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição, era quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado 
"Tu tá aí admirado ou tá querendo roubar" ? ...
Autor:  Lúcio Barbosa
Cantor: Zé Ramalho 
Fonte; http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/ze-ramalho/cidadao/1057223


Educação Infantil: Dia do trabalho