quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Diversidade étnico-cultural brasileira. Livro Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado. Peça teatral e Interpretação de texto. Árvore genealógica


Menina Bonita do Laço de Fita é um livro de literatura infanto-juvenil,  de autoria da escritora brasileira, nascida no Rio de Janeiro,   Ana Maria Machado,  que em 2011,  em votação unânime,  foi eleita presidente da Academia Brasileira de Letras, a maior instituição literária do país. 

O livrinho de 24 páginas, conta a história de uma bela menina de laço de fita no cabelo, que desperta a admiração de um coelho bem branquinho, que sonha em se casar e ter uma filha tão pretinha quanto ela.   No decorrer da história, o coelho tenta descobrir o segredo de como obter aquela cor.
O teor social da abordagem dessa historinha contemporânea, com foco na temática sobre a  diversidade racial, o credencia para  ser trabalhado  de várias maneiras em sala de aula,  com o objetivo de apresentar  ao público infanto-juvenil a riqueza da pluralidade e diversidade étnico-cultural brasileira.
A historinha pode ser trabalhada  de forma lúdica, com teatrinho de fantoches, ou uma dramatização teatral,  músicas e brincadeiras, que servirão para  instrumentalizar os alunos para que se  apropriem de valores éticos- humanos,  de  respeito e fraternidade, valorizando a si próprios e ao outro; elevar  a auto-estima das crianças negras e valorizar aceitar  as diferenças entre as pessoas. 
Inicialmente, veja a contagem da historinha  através do belo vídeo, no link abaixo. Conheça também, um pouco da história da autora. 
Agora leia o livrinho com as belas ilustrações, e acompanhe as tentativas do coelho para ficar pretinho, como a menina bonita do laço de fita. Vamos à história !


MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA 













A menina bonita  do laço de fita, com sua afilhada 
   A coelha pretinha  que se casou com o coelho branquinho e teve um monte de filhotes de várias cores.  Fonte: http://pactopelaeducacao.blogspot.com.br/2012/05/historia-infantil.html

Peça de Teatro: Menina Bonita do Laço de Fita 

Agora, veja a adaptação que fiz do  texto para  uma representação teatral. Sucesso !

Título da peça:  Menina bonita do laço de fita           
Cenário:  simular dois ambientes distintos (a casa do coelho e da vizinha - a menina do lacinho).  Colocar uma cadeira em cada ambiente.  
Personagens Menina bonita do laço de fita; A Mãe da menina; menino vestido de coelho branco; menina vestida de coelha preta (futura esposa do coelho branco e  sonhador); 4 coelhinhos  nas cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e  uma coelhinha bem pretinha (filhotes do casal de coelho). 
Material: duas  cadeiras; foto de uma avó preta; roupas para caracterizar os personagens. 


Narrador dá início, com voz de contador de histórias, dizendo:  Era uma vez uma menina linda, linda. Seus olhos pareciam duas azeitonas pretas, daquelas bem brilhantes, cabelos enroladinhos e negros, de pele escura e lustrosa, que nem  pelo de pantera negra na chuva. 
Ainda por cima, sua mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar. Vizinho a sua casa morava um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele já  tinha visto na vida. E pensava:

Entra o Coelho. Senta-se  com ar pensativo e sonhador. Olha como se a menina estivesse na janela da casa ao lado. Diz:

- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...

Narrador:   Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:

Coelho se levanta e se dirige para a menina:  
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?

Narrador: a menina não sabia e  inventou.

Menina: ah, deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...

Narrador: o coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente.  Mas aí veio uma chuva e a tinta saiu toda,  deixando-o  branquinho de novo. Então  ele voltou até a menina e perguntou outra vez:
 Coelho que havia saído, retorna e diz: 
- menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?

Menina:  ah, deve ser porque tomei muito café.

Narrador:  o coelho saiu e tomou muito café e passou a noite fazendo xixi. E foi atrás da menina de novo e perguntou:

Coelho retorna e diz:  
- menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha.
Menina:  ah, comi muita jabuticaba.

Narrador: o coelho saiu e foi comer jabuticaba, não ficou preto só conseguiu fazer muito cocozinho preto. Alguns dias depois o coelho  voltou e perguntou:

Coelho:   - menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha.

Narrador: A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada. Mas, sua mãe,  uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:

Mãe:       - Artes de uma avó preta que ela tinha...

Narrador: aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre com os nossos  pais,  tios,  avós e até com os parentes tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina teria  que procurar uma coelha preta para casar.  Mas não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco,  uma gracinha. 

Entram o coelho branco e a coelha escura. Encenam uma paquera e um namorico. 

Narrador prossegue: 
- Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais!     Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha, que se tornou  afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado. 
Neste momento, entram os coelhinhos filhotes.   E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:

- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:

Coelha:   conselhos da mãe da minha madrinha...


Todos voltam ao palco e cantam  canções de roda, e outras brincadeiras infantis.  FIM !  

Baseada no livro: Menina Bonita do Laço de Fita. Autora: Ana Maria Machado. Ilustrador: Claudius. Editora Ática. São Paulo, 2000. 
Adaptação para  esta peça  teatral - Professora Claudia Martins. Salvador;Bahia, Outubro de 2013. 

Compreensão do texto

Minha árvore genealógica
1. Você gostou da história Qual  é o título  ? Qual o nome da autora ? Escreva um texto de até quatro linhas sobre a autora.  2. Quais são os principais personagens da história 
3. Faça a descrição da  sua principal protagonista. 
4. O que significa  preconceito de cor ?  8. Você é  preconceituoso ? 
5. Quantas e quais foram as tentativas do coelho para se tornar um negro ?
6. Com quem o coelho se casou e quantos  coelhinhos teve ?  
7. Tinha coelhos de todas as cores.  Descreva-os.   
8. Pesquise para responder: o Brasil tem uma diversidade étnico-cultural muito rica. Três etnias  contribuíram para a formação do nosso povo. Quais foram elas  e   qual  a origem  geográfica de cada  um desses povos, que deram origem ao povo brasileiro ?


Árvore Genealógica 

Nós herdamos os traços dos nossos parentes paternos (por parte de pai)  e maternos (por parte de mãe). Nossos  parentes representam a nossa árvore genealógica, que é o  histórico  dos nossos antepassados ou  de um indivíduo ou da família. Uma árvore genealógica também pode ser representada em sentido inverso, ou seja, partindo de um antepassado comum, que será  a raiz da árvore, e os galhos seus descendentes.  Converse com seus familiares sobre suas origens, sua ancestralidade. 

9. Escreva sua história. Encerre dizendo qual foi a  lição que você tirou da historinha - menina bonita do laço de fita.  Em seguida, com fotografias ou desenhos de seus familiares, trace sua árvore genealógica. 
Siga o modelo abaixo. Bom trabalho ! 
Veja também:

Africanidades: Tiana, a primeira princesa negra da Disney. Trabalhando a diversidade e valores humanos


Conto africano: O Casamento da Princesa, de Celso Sisto. Biografia do autor. Interpretação de texto




Referências. Sites Pesquisados

Livro: menina bonita do laço de fita. Autora: Ana Maria Machado. Ilustrador: Claudius. Editora Ática. São Paulo, 2000. 
Biografia. História de Ana      http://www.anamariamachado.com/biografia

2 comentários:

  1. Maria Antonia Bezerra costa9 de fevereiro de 2015 às 18:36

    Adorei vou fazer na minha sala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Maria Antônia !
      Fico feliz que tenha gostado e que será útil para vc e seus alunos.
      Volte sempre ! Compartilhe !
      Abr !

      Excluir

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada