sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Africanidades: Tiana, a primeira princesa negra da Disney. Trabalhando a diversidade e valores humanos


Identificamos nesse filme, um excelente recurso didático para um trabalho sobre africanidades, diversidade  e valores humanos, tendo como púbico alvo, alunos da Educação Básica.  

Tiana é a protagonista principal do filme  de animação da Disnesy, lançado nos EUA em dezembro de 2009, com o nome original em inglês: The Frog Princess (a princesa e o sapo), dos cineastas Ron Clements e John Musker, que dirigiram a Pequena Sereia e Aladim.
Em 75 anos de existência da Disney, Tiana é a primeira e única princesa negra e a segunda princesa americana, após Pocahontas, de um total de nove, da franquia Disney Princesas. Ela Irá juntar-se ao time formado por Branca de Neve, Cinderela, A Bela Adormecida, Ariel, Jasmine, entre outras. Agora, as crianças têm uma nova princesa para colecionar. O  filme marca o retorno da Disney aos musicais e à animação tradicional  

 Novos  tempos,  novos valores 

Com belíssimas imagens e canções,  a história de Tiana reflete   novos tempos,  novos valores e concepções sobre  "raça" e etnia. Afinal, em tempos de governo do Presidente Barck Obama, ao lado de sua esposa linda, inteligente, Michelle Obama, primeira-dama  dos Estados Unidos da América (EUA),   não há o que surpreender. Especulam que Michele pode ter inspirado a criação da princesa Tiana, com suas belas roupas e sua tiara de diamantes.


Vivemos os novos tempos  de respeito à diversidade humana.  A Disney já foi acusada de racismo em outras animações, como no filme “Dumbo” de 1941, em que foi criticada por apresentar os palhaços negros como mal-educados.  
Agora, a companhia cinematográfica chamou uma equipe de consultores, entre eles  Oprah Winfrey, ex-apresentadora e agora proprietária de emissora de TV,  para dar sua opinião. Ela  disse ter gostado do filme. 
O professor de antropologia da Universidade de Harvard, Michael D. Bran, estudioso de casos sobre como as crianças aprendem sobre raças, afirma: “As pessoas pensam que as crianças não são capazes de entender as mensagens subliminares sobre raça e gênero nos filmes. Mas ocorre exatamente o contrário”.


A história  que se passa em 1920, na cidade de Nova Orleans, no estado de Louisiana,  Sul dos Estados Unidos,  foi baseada na personagem  - Princesa Emma, do romance para adolescentes, escrito por Ed Baker, "The Frog Princess" (2002), inspirado no  conto  dos irmãos Grimm – “O Príncipe Sapo".  

A personagem Tiana 

No longa, Tiana é uma jovem garçonete e chef talentosa, num   restaurante de um bairro francês,  da cidade de Nova Orleans, durante a Era do Jazz.  Ela sonha  ter seu próprio restaurante, mas sua vida muda ao beijar um sapo e se transformar  numa rã.  

O produtor executivo John Lasseter descreveu Tiana como "uma das heroínas mais fortes da Disney, pois ao contrário das outras princesas, ela não está esperando por um príncipe que virá".

De personalidade forte, é uma garota determinada e independente que descobre o orgulho de fazer as coisas à sua maneira, sem ajuda de ninguém. Apaixona-se  por Naveen,  com quem se casa.  Mas ao contrário de outras princesas, que sonham encontrar um príncipe encantado, casar e ficar para sempre dentro de um castelo, no melhor estilo machista, Tiana é mais  identificada  com a   mulher do século XXI.

O Presidente dos EUA,
Barack Obama e sua esposa
O fato de Tiana ser negra tem  gerado  polêmica dentro e fora da comunidade Afro descendentes dos Estados Unidos. Ela  é uma bela jovem  afro-americana,  alta e delgada; cabelos de comprimento médio preto,  geralmente amarrados em um rabo de cavalo baixo. Tem  olhos castanhos, e é canhota, como a atriz que a interpreta. 

Alguns dizem  que ela  é um estereótipo dos negros. Criticam o fato dela  passar a maior parte do filme como uma rã, mas Cinderela fica quase todo o filme sendo humilhada e ajoelhada, limpando a casa.  

Oprah Winfrey
Outros  defendem ser importante para as crianças negras ter uma heroína da sua cor. Afinal, as outras princesas,  como Branca de Neve, Cinderela e a Bela Adormecida são alvas como a neve. Mas, a   cor  da pele é apenas um detalhe. Se a princesa da Disney é asiática, americana, inglesa, afro descendente, indígena... ,  o que importa é o novo momento que vivemos.
A  voz de Tiana na animação é da atriz e cantora americana Anika  Noni  Rose, escolhida em 2007 para o papel,  mais conhecida do público por seu trabalho no filme  Dreamgirls.

Na foto ao lado, a apresentadora e dona de TV nos EUA, Oprah Winfrey, uma das mulheres mais ricas do mundo, vestida num Oscar de La Renta. 

Veja o trailler oficial do filme, com duração de 1 minuto e 46 segundos.

Conheça todas as Princesas da DisneyPublicado em 13 Dez 2009 por Jader Araújo

Referências 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiana_(Disney)
http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL1180086-7086,00-DISNEY+LANCA+SUA+PRIMEIRA+PRINCESA+NEGRA+ASSISTA+AO+TRAILER.html
Todas as imagens são do Google. 

2 comentários:

  1. O filme foi lançado em 2009, e até agora não está dispónivel na internet? Que tipo de acessibilidade é essa?

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo. Lamentável.
    Volte sempre ! Compartilhe! Obrigada

    ResponderExcluir

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada