quarta-feira, 18 de abril de 2018

Cultura Indígena. Músicas Tu Tu Tupi e Todo Dia Era Dia de Índio. Mural: Falamos Tupi-Guarani! Atividades

Criança indígena em trajes típicos .
Imagem

Todos os anos comemoramos no dia 19 de abril, o Dia do Índio, com muitos e
ventos dedicados à valorização da cultura indígena. A data comemorativa foi criada em 1943,  pelo Presidente Getúlio Vargas. Mas porque foi escolhido o 19 de Abril? 
Peixe assado é o 
alimento básico dos  índios

Em 1940 foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, com a participação de diversas autoridades dos países da América e líderes indígenas.

Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições.  Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.  


Aipim ou macaxeira

Escolhi essas duas músicas para trabalharmos com nossos pequenos, de forma lúdica, um pouco da cultura e da história  dos nativos brasileiros. 

Os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram,  em 22 de Abril de 1500, mas a diminuição das populações nativas é motivo de preocupação e merece providências das autoridades e pressão da sociedade. 
Pipoca  é feita
com milho 

Sugiro um mural com o título: HOMENAGEM AO DIA DO ÍNDIO.  FALAMOS  TUPI GUARANI. VEJA  AQUI !  
Os alunos pesquisarão palavras de origem tupi, que serão ilustradas com imagens correspondentes, na construção do mural. Expor  na área de maior circulação da escola.  

Cantar e dançar músicas, declamar poesias.  Músicas sugeridas: -  1- Música - Tu Tu Tupi. Composição e interpretação:  Hélio Ziskind;  
Observe as ilustrações dos vídeos como exemplos para a montagem do mural
https://www.youtube.com/watch?v=58K8xE-VxI0
https://www.youtube.com/watch?v=1EMo-MeIKzQ
O  milho faz  parte da
alimentação dos índios



Na merenda escolar servir pratos e frutas  de origem indígena: pipoca, milho, aipim,  peixe assado na palha de banana etc.  

 Assista aos vídeos aqui sugeridos  para ajudá-lo na montagem do mural. Observe as imagens do vídeo da música Tu tu Tupi. Muito sugestivo e inspirador. Não perca!  Copie as letras das músicas.           
 Música - Tu Tu Tupi. Composição e Interpretação:  Hélio Ziskind

Tu Tu Tu Tu
Tu Tupi...
todo mundo tem um pouco de índio
dentro de si
dentro de si
todo mundo fala língua de índio
Tupi Guarani
Tupi Guarani
e o velho cacique já dizia
tem coisas que a gente sabe
e não sabe que sabia
e ô e ô

O índio andou pelo Brasil
deu nome pra tudo que ele viu
se o índio deu nome, tá dado!
se o índio falou, tá falado!
se o índio chacoalhou
tá chacoalhado!
e ô e ô

Chacoalha o chocalho
chacoalha o chocalho
vamos chacoalhar
vamos chacoalhar
chacoalha o chocalho
chacoalha o chocalho
que índio vai falar:

Jabuticaba, caju, maracujá,
pipoca, mandioca, abacaxi,
é tudo tupi
tupi guarani

Tamanduá, urubu, jaburu,
jararaca, jibóia, tatu... tu tu tu
é tudo tupi
tupi guarani
arara, tucano, araponga, piranha,
perereca, sagui, jabuti, jacaré,
jacaré... jacaré... quem sabe o que é que é?
...aquele que olha de lado... é ou não é?

Se o índio falou tá falado
se o índio chacoalhou
tá chacoalhado
e ô e ô

Maranhão, Maceió, Macapá, Marajó,
Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí,
Jundiaí, Morumbi, Curitiba, Parati,
é tudo tupi
Butantã, Tremembé, Tatuapé,
Tatuapé... Tatuapé... quem sabe o que é que é?
...caminho do Tatu... tu tu tu tu
todo mundo tem...

Tu Tu Tu Tupi - Cocoricó (Clipe Oficial)  https://www.youtube.com/watch?v=1EMo-MeIKzQ

Cacique: chefe indígena

Chocalho: instrumento
 musical

A pamonha é feita  do milho
Tapioca é feita da mandioca
Maracujá
Jabuticaba 

Pé de jabuticaba
Caju 

Abacaxi


Tamanduá 

Jacaré 










Jaburu é também conhecido como tuiuiú, tuiuguaçu, tuim-de-papo-vermelho no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Cauauá, no Amazonas e Jabiru, na Região Sul do Brasil.    As palavras "jaburu" e "jabiru" se originam do termo tupi yabi'ru.
Araponga


tuiuiú é  considerada a ave-símbolo do Pantanal.  Devido a sua beleza exuberante, chama a atenção de todos os turistas que frequentam o Pantanal. Seu habitat são as margens dos rios, com suas  árvores esparsas. 


Araponga é um pássaro de som estridente, um dos mais característicos do Brasil. É encontrado desde Pernambuco até o Rio Grande do Sul. Seu nome é de origem tupi, uma alusão ao seu canto: “wi’ra = pássaro; põga = soante.

Jabuti
Qual a diferença entre jabuti, cágado e tartaruga?

Tartaruga, cágado e jabuti são membros da ordem Testudinata, mas conhecida como quelônios São répteis dotados de carapaça. Embora pertençam à mesma ordem, e sejam muito parecidos, estes quelônios possuem várias diferenças entre si.
Palácio do Jaburu em Brasilia/DF
Residência Oficial do Vice-
Presidente da República do Brasil


Os jabutis são os quelônios terrestres. Os cágados são os quelônios considerados semiaquáticos, ou seja, parte de suas atividades são dentro da água e outras fora da água. 

As tartarugas são os quelônios que vivem todo tempo dentro da água saindo apenas para desovar ou tomar sol. A tartaruga-do-amazonas é  um cágado, mas é chamada de tartaruga.


Atividades

Leia a letra da música Tu Tu Tupi, com muita atenção e faça o que se pede.

Na 1ª. coluna, copie em ordem alfabética, os nomes dos animais que aparecem na música.

Na 2ª., copie os nomes das frutas em ordem alfabética.

Na 3ª., copie em ordem alfabética, os nomes dos Estados brasileiros ali citados.
Na 4ª. coluna, também os nomes de cidades brasileiras em ordem alfabética
Na 5ª. coluna nomes de bairros da sua cidade, que sejam de origem tupi. Na letra da música, tem nomes de bairros de São Paulo.

 Agora leia com muita atenção a letra da música  Todo Dia Era Dia De Índio. Escreva um texto coletivo (grupo de até 6 colegas), dizendo como era a vida dos índios, "antes que o homem aqui chegasse", como diz o verso da música. Boa sorte! 


Curumim, chama Cunhatã
Que eu vou contar
Todo dia era dia de índio
Curumim, Cunhatã
Cunhatã, Curumim
Antes que o homem aqui chegasse
Às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizes
Da Terra Brasilis
Pois todo dia era dia de índio (bis)
Mas agora eles só têm
O dia 19 de Abril.

Amantes da natureza
Eles são incapazes
Com certeza
De maltratar uma fêmea
Ou de poluir o rio e o mar.
Preservando o equilíbrio ecológico
Da terra, fauna e flora.
Pois em sua glória, o índio
É o exemplo puro e perfeito
Próximo da harmonia
Da fraternidade e da alegria
Da alegria de viver! (bis)
E, no entanto, hoje
O seu canto triste
É o lamento de uma raça que já foi muito feliz
Pois antigamente
Todo dia era dia de índio (bis).

terça-feira, 27 de março de 2018

Morre Linda Brown, Ícone da Luta Contra a Segregação Racial nas Escolas dos EUA

Linda Brown, em 1954, no Kansas; após ser recusada em escola pública por ser negra, pai da garota ajuizou processo contra Junta de Educação que culminou no fim de doutrina de segregação nas escolas americanas Foto: AP Photo. Imagem e Fonte


Reproduzo aqui a matéria publicada no Jornal O Estado de S. Paulo,  que reporta a publicação  da imprensa americana sobre a morte de Linda Brown, que se tornou símbolo da Luta Pelos Direitos Civis nos Estados Unidos da América (EUA), quando aos nove anos  de idade foi impedida de frequentar a escola próxima a sua casa, por ser negra.  

 

A segregação racial nas escolas   americanas era uma infâmia contra a infância e contra a cidadania. Seu pai tomou uma atitude de não submissão  e não aceitação da cidadania de segunda classe, que ficou para a história. A luta  dos Brown Contra o Racismo é um marco que deve ser ecoado. Achei muito pertinente o destaque dado a sua  morte, já que o racismo está presente em todas as partes do mundo, infelizmente.  Sua morte repercutiu em todos os quadrantes dos EUA e em outros países.  Atitudes como a do pai de Linda Brown merecem ser ecoadas, repercutidas.


O racismo é coisa antiga. Quando os europeus dão início à expansão de seus domínios territoriais pela África, América e Oriente entre os séculos XV e XVI, a chaga tem início,  espalha-se, firma-se.  Para manter a dominação, os europeus inventaram o conceito de "raça”, que tinha como objetivo jogar na lata do lixo o moral dos povos dominados. 

Propagou-se e firmou-se pelo mundo afora, a chaga do EUROCENTRISMO, que considera a cultura europeia e os humanos de pela clara, superiores a todos os demais. Todas as outras culturas ganharam o status de inferiores, de segunda classe. Acompanhe a publicação na íntegra. Os grifos são nossos.


" WASHINGTON - Linda Brown, uma mulher do Kansas que na década de 1950 ficou famosa por um processo que proibiu a segregação racial nas escolas dos Estados Unidos, morreu aos 76 anos nesse domingo, 25, segundo a imprensa americana.
Nascida em Topeka, capital do Kansas, Brown tinha nove anos quando o seu pai, o reverendo Oliver Brown, tentou inscrevê-la em 1950 na escola pública primária mais próxima à casa da família.
A recusa da Escola Summer School em  aceitá-la por ser negra provocou quatro anos mais tarde a histórica decisão do processo "Brown vs. Board of Education" (Brown contra a Junta de Educação), no qual a Suprema Corte dos Estados Unidos pôs fim à doutrina "segregada, mas igual",  que regia  a educação pública americana desde 1896.
O Tribunal determinou que "separar (as crianças negras) de outras de idade e qualificações similares unicamente pela sua raça gera um sentimento de inferioridade quanto à sua posição na comunidade que pode afetar seus corações e mentes de um modo improvável de reverter".
Além disso, a Corte concluiu que a segregação era uma prática que violava a cláusula de "proteção igualitária" prevista na Constituição.
Embora Brown tivesse dado o nome, o processo agrupava vários casos recompilados pela Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês) de estudantes afro-americanos rechaçados em instituições educativas ao redor do país.
Um porta-voz da funerária de Topeka confirmou à imprensa americana que Brown morreu neste domingo, 25, por razões que não foram informadas.
Em entrevista à emissora "PBS" em 1985, por ocasião do aniversário de 30 anos da sentença, Brown disse sentir que a decisão da Suprema Corte tinha tido "um impacto em todas as facetas da vida das minorias em todo o país".
"Eu penso em termos do que fez para nossos jovens, na eliminação desse sentimento de cidadania de segunda classe. Acho que fez com que os sonhos, as esperanças e as aspirações de nossos jovens sejam hoje maiores", acrescentou.
Embora tenha se tornado um ícone dos direitos civis, o "Brown" que nomeia o processo contra a Junta de Educação pertence ao seu pai, que foi quem levou o caso à Justiça e morreu em 1961. //EFE"

sábado, 10 de março de 2018

Español: Mi Autobiografia. Mis Datos Personales (minha autobiografia. Meus dados pessoais) ¿Qué es una Autobiografía? Cómo Escribir. Actividades

Mi hermana menorImagem

Achei muito interessante o artigo de María del Carmen Ruiz para o Site   Web del Maestro,  sobre o gênero textual autobiografia, que  junto com o gênero biografia,  servem de suportes  para a produção e interpretação de textos.  O artigo tem uma  linguagem simples, uma vez que se destina a crianças do  curso primário, facilitando para brasileiros iniciantes no estudo do  idioma de Cervantes. 

Começar falando de si mesmo, pode ser um bom e útil caminho para o iniciante aprender a se apresentar em espanhol, seja numa viagem  ou contatos.

Leia o texto escrito pela professora espanhola com muita atenção. Copie, pesquise os significados das palavras desconhecidas e pratique escrevendo sua autobiografia em espanhol. Será a nossa primeira nota da disciplina.  Buen Trabajo!
Agora leia o texto de María del Carmen Ruiz: 

“En este artículo facilito recursos e informaciónes sobre la autobiografía para niños de Primaria. Animar a los niños/as a escribir su autobiografía es una manera de desarrollar habilidades de escritura y una oportunidad de hacerles investigar quiénes son y de dónde vienen; de recordar las fechas y los acontecimientos importantes de sus vidas. Una autobiografía ayuda a los niños/as a aprender sobre sí mismos y a tomar conciencia de lo que es importante para ellos”.
 
QUÉ ES UNA AUTOBIOGRAFÍA

Una autobiografía es el relato de tu propia vida, narrada por ti mismo/a. En la autobiografía tú eres el protagonista y el narrador.

CÓMO ESCRIBIR TU AUTOBIOGRAFÍA

En tu autobiografía has de contar experiencias que has tenido en tu vida y los recuerdos que te han dejado los hechos que has vivido, así como los efectos que estos hechos han producido en ti. Para escribir tu autobiografía puedes seguir los puntos del organizador gráfico que te dejo debajo y que son los siguientes:

  ¿Como te llamas? ¿Cuál es tu fecha  de nacimiento? ¿Dónde naciste? (ciudad, estado/província; país).

Mi padre
  ¿Dónde vives? (el barrio y la ciudad);  ¿Con quién vives? ¿Quiénes son tus padres?
  ¿A qué colegio asistes?  ¿Qué curso estudias? ¿Quiénes son tus amigos?

  ¿Qué hechos  importantes han sucedido en tu vida con los que te has sentido feliz?

En este apartado (parágrafo) cuenta aquellas experiencias que recuerdes en las que lo pasastes muy bien, te divertirte o te sentiste muy feliz.
Mi madre y mi tía

  ¿Cómo fueron tus primeros años?

Cuenta aquí algunas anécdotas o sucesos  curiosos o travesuras que recuerdes que te sucedieron cuando eras pequeño que te hicieron reír, que causaron asombro o llamaron la atención de los demás.

  ¿Cuáles son tus hobbys y qué cosas te gustan?

Escribe sobre lo que más te gusta, pero también sobre tus aficiones o pasatiempos, tus deportes favoritos, los juegos que te gustan, tu asignatura favorita, tus comidas preferidas, etc.

Mi madrina 
  ¿Cuáles han sido y son actualmente las personas más importantes en tu vida? ¿Por qué?

Haz memoria de las personas con las que te has relacionado en tu vida, que te han aportado cosas positivas y con las que has tenido vivencias agradables (familiares, amigos, vecinos…). 

Quizás algunos ya no estén en tu vida, pero tendrás recuerdos de ellas. Habla también de las personas que hoy en día están a tu lado, te acompañan, te ayudan y te quieren".

 Fuente: María del Carmen Ruiz. Web del Maestro.  Adaptado. 

Vocabulario

-Fecha – data.  ¿Qué fecha es hoy?  Hoy es  11 de Marzo de 2018. ¿Qué día es hoy?
-Padre – pai;      Madre – mãe.  Mi padre y mi madre son brasileños.
Mis primos 
-Hecho – fato.    Hubo muchos hechos buenos em mi vida, hasta aqui.
-Suceso - acontecimento, evento; delito;  acidente ou algum outro fato dramático. É mais usado no plural: El crimen aparece em la crónica de sucesos. Nos jornais, nome da coluna de fatos policiais. Leí esa noticia em sucesos.  
-Sucedier – ocurrir (ocorrer); acontecer.
-Recuerdo –Substantivo masculino:  lembrança; souvenir, presente (regalo). Dale recuerdos de mi parte (dê lembranças a ele/ela); 
-Recordar- Verbo. Trazer à memória. Tu sonrisa me recuerda a tu madre.
Mi abuela y mi abuelo

-Reír – sorrir.     Afición – amor, apego, hobby. Soy un/a aficionado/a  del Esporte Clube Bahia.         Tengo aficiones por las matemáticas.    Juegos – jogos.  
-Asignatura - disciplina.  Español es la asignatura que más me gusta.
-Aportar- contribuir;  dar, proporcionar algo, sobretudo dinheiro e bens;
-Apartado - párrafo = parágrafo;     Vecino – vizinho;   Quizás - talvez. 
- Añadir -  acrescentar;      Cabecera - cabeçalho.
- Olvidar - esquecer.

Amplia tus conocimientos. Ve también:


Gêneros Textuais Biografia e Autobiografia. Características, como fazer e modelos prontos. Autobiografia de Rubem Alves. Atividades   


https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2015/09/generos-textuais-biografia-e.html


Homenagens a Miguel de Cervantes, autor de Don Quixote de la Mancha e a Shakespeare, no 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

                                                 
                   Actividades 

La Bandera de España
Na 1a. Unidade teremos no estudo do Espanhol e da Cultura Espanhola,  as seguintes atividades práticas individuais e em grupo
I- Producción individual y colectiva de textos sobre La Pascua 
1.  Producir en grupo de cuatro miembros  un cartel  sobre la Pascua  para exposición em las áreas de convivência de la escuela. Título: Lo que es la Páscua para Mi
2. Cada  alumno  irá escribir una tarjeta de Felices Pascuas para un colega de classe o un familiar o amigo (individual). 
3. Escribe una redacción con el título: Lo que me gusta comer en El Vierne Santo.  Grupo de até cuatro personas. 
Para ayudarte accesa  los  posts  abajo:

La Cena de Nochebuena, Víspera de Navidad. Lo que más me gusta comer en la Cena de Navidad



 II-  El espanhol por el mundo. Mapa Múndi y Mapa de España  con las Províncias.  Indicar en el mapa  (individual)
1. País de Europa, África y  América que hablan Español.  Colorear de naranja. 
2. Hacer la relación de los países que hablan español, por continente. Indicar sus capitales.  3- En equipo comenta la pluralidade cultural del mundo hispanohablante.  Mira los mapas abajo. Accesa los sites  para ayudarte. 
http://soespanhol.com.br/conteudo/Diversos_Espanhol_pelo_mundo.php
III- Producción  de Autobiografia. Escribir en tu cuaderno  (individual). 
Después de leer las informaciones en las fuentes abajo  indicadas,  escribe tu autobiografia en tu cuaderno.  No te olvides de   añadir en español,  la  cabecera (cabeçalho). 
IV- Producción  de la  Biografia del  escritor español  Miguel de Cervantes, autor del  famoso  Libro Don Quijote de la Mancha. Escribir un breve resumen  (sinopsis), diciendo  de lo que trata el libro  (individual):
1- ideia central;  2- principales personajes. 
V -  En un equipo de cuatro personas haz un cartel para homenajear  a Miguel de Cervantes y  El Día del Libro, que se celebra el  23 de Abril.  No te olvides de los datos de los miembros  en la parte frontal, al pie. 
Pesquisa en los Sites abajo: 
Blog  Loucos por Tecnologias. Instruções para fazer biografia e autobiografia: 
Blog Serravalle na África do Sul. Homenagem ao dia do livro e a Cervantes.

Mapa das Comunidades Autônomas de España
 https://br.fotolia.com/id/18642827

Todas as imagens são do Google