quarta-feira, 27 de abril de 2011

27 de Abril comemora-se o dia nacional do trabalhador doméstico. A nova lei sobre o trabalho doméstico é promulgada e passa a valer: A PEC das domésticas



 27 de abril - Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas
O Dia 27 de Abril é dedicado a homenagear os trabalhadores domésticos no Brasil, uma categoria profissional formada majoritariamente por mulheres (93,6%).  Esses trabalhadores, que no Brasil atual somam cerca de 8 milhões,  têm seus direitos trabalhistas  negados por seus patrões, e segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 70% dos trabalhadores domésticos do Brasil não têm carteira assinada.  Uma vergonha !
Entre as trabalhadoras domésticas, 61% são negras e apenas 28% delas tem a Carteira de Trabalho assinada. Segundo a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes – ela mesma, uma ex-empregada doméstica – estes números  elevam  esses trabalhadores  ao patamar de os mais numerosos entre todas as categorias profissionais do país, e representa 13,6% das trabalhadoras domésticas de todo o mundo.
Há uma grande expectativa em torno da proposta de Emenda Constitucional (PEC) Nº 478/2010, que estende os benefícios das demais categorias profissionais para esses trabalhadores, colocando o Brasil como a primeira nação entre as 183 que integram a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a ratificar a Convenção sobre o Trabalho Decente para Trabalhadores Domésticos, que se  reunirá  em 1 de  Junho de 2011, na cidade de Genebra, na Suíça,   irá  beneficiar  53 milhões de trabalhadores domésticos em todo o mundo.  Parabéns a esses dignos trabalhadores, sem os quais a vida profissional da maioria das mulheres  que precisam trabalhar fora de casa,  seria inviável.  À luta companheir@s !
 Atualização: 27/04/2013

A nova lei sobre o trabalho doméstico é promulgada e passa a valer. A PEC (projeto de emenda constitucional) das domésticas 

A Lei fixa jornada de oito horas de trabalho  por dia, durante a semana e 4 hs no sábado. Empregado poderá fazer duas horas extras por dia

Entraram em vigor, quarta-feira, dia 3 de abril de 2013,  os novos direitos de milhões de cidadãos brasileiros que trabalham como empregados domésticos (arrumadeiras, cozinheiros, motoristas, jardineiros, cuidadores de idosos...).  No Congresso Nacional, em Brasília,  parlamentares, empregados domésticos e ministros estiveram presentes na cerimônia da promulgação da lei,  onde foi  instalada uma comissão para estudar as novas questões.

De todos os pontos pendentes, há certo consenso em torno da criação de um Supersimples para os empregados domésticos,  um mecanismo para ajudar os empregadores a cumprir as exigências da nova lei que viabilizará o pagamento dos tributos pelo empregador por meio de um boleto único. Outra questão relativamente consensual é a necessidade da formação de um banco de horas para o empregado.
 “O Super Simples poderia simplificar o recolhimento de INSS, de FGTS, enfim, das contribuições. É importante dizer que nas casas do Brasil não há um contador ou um serviço de recursos humanos à disposição para gerar guias e criar uma série de burocracias que o empregador não vai ter como suprir”, destaca o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O FGTS foi criado para proteger o trabalhador de eventuais demissões, ainda que somente em casos de dispensa sem justa causa. O fundo também pode ser acessado para a compra de casa própria ou em situações eventuais, como no caso de doenças ou emergências, sem a necessidade da demissão.

A recomendação dos especialistas é sempre fazer um contrato entre as partes, por escrito. Não precisa ser registrado em cartório. Mas é importante que tenha todos os detalhes da rotina de trabalho. Entre eles, horário de início e término da jornada, salário, como as horas serão divididas nos dias da semana e as assinaturas do empregado e do patrão.

Por outro lado, em seu primeiro Dia Nacional do Empregado Doméstico, comemorado hoje , 27 de Abril de 2013, após a aprovação da Emenda Constitucional 72, que estendeu o direito dos demais trabalhadores aos empregados domésticos, a perspectiva de ter deveres,  direitos e garantias iguais aos de todos os trabalhadores traz dignidade a essa laboriosa categoria, que muita contribui para que a mulher possa se inserir no mercado de trabalho.
Com a aprovação da emenda pelo  Congresso Nacional (deputados federais e senadores), a maioria dos novos direitos dos empregados domésticos previstos já entrou em vigor – como a garantia de jornada de trabalho de 44 horas semanais, com o limite de 8 horas diárias, e a pausa entre uma e duas horas para almoço.

Outros pontos previstos na emenda, como o recolhimento ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a multa por demissões sem justa causa, o pagamento de seguro-acidente, de adicional noturno e de hora-extra, ainda dependem de normatização, ou seja, de leis complementares.   Há comissões de parlamentares no Congresso, de especialistas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Casa Civil discutindo o tema.
Leia: 
1)  Cartilha explica como ficam os novos direitos dos trabalhadores domésticos.  Manual lançado pelo Ministério do Trabalho detalha as mudanças e traz modelos de documentos úteis (24 de abril de 2013). Disponível em:

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,cartilha-explica-como-ficam-os-novos-direitos-dos-trabalhadores-domesticos,151726,0.htm

2) Tudo sobre a nova lei. Clique no link abaixo e faça downloads dos novos  documentos:


3) A Cartilha TRABALHO  DOMÉSTICO Direitos e Deveres, elaborada pelo Ministério do Trabalho. Brasília 2007 .  Clique no link abaixo. 


Diário de Pernambuco. Empregados domésticos comemoram ampliação de direitos. Acesso em 27/04/2013.


3)  Entre a dignidade e o desafio do controle de jornada


Leia mais no site da Secretaria da igualdade Racial:

Leia o texto da Convenção, que está no site do escritório da  Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil:

OIT aprova a Convenção (nº 189) sobre o Trabalho Decente para as Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos.





Última atualização: 27/04/2013


terça-feira, 19 de abril de 2011

19 de Abril é o dia nacional do Índio. A Lei 11. 645 e o ensino da cultura indígena e Afro-brasileira nas Escolas. Lendas Indígenas



Todo 19 de Abril comemoram-se duas datas importantes: 

1) o dia do Índio instituído no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas, ao assinar o decreto-lei  5.540 de 1943, tendo a participação do ilustre índio mato-grossense  o Marechal Cândido da Silva Rondon. 

A partir da intervenção de Rondon  os Índios passaram a ser vistos sob uma ótica favorável aos seus interesses. 

2) A segunda data é a do dia 19 de abril de 1940, quando várias lideranças indígenas do continente americano resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.  Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. 

Durante esse congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o 19 de Abril, dia do Índio.

Objetos do Artesanato indígena usados no dia-a-dia
Quando Pedro Álvares
 Cabral chegou ao Brasil
 em 22 de Abril de 1500, encontrou um povo que eles chamaram de índios, supondo ter chegado nas Índias, segundo relata  a história. 

Os portugueses tentaram escravizá-los e submetê-los ao trabalho da lavoura, em vão.

Recorreram aos africanos, escravizando-os.   Nos dias atuais, a história tenta rever seus conceitos e suas ações do passado, na relação com esses povos, como a obrigatoriedade do ensino de suas culturas nas escolas do país.


A Obrigatoriedade do  Ensino da Cultura Indígena  e Afro-brasileira nas Escolas do País: Lei 11645, de 10 de Março de 2008 





A Lei 11.645, de 10 de Março, de 2008, acrescentou  a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena à Lei 10.639, de  9 de janeiro de 2003, a  qual obriga o ensino da história e da cultura  afro-brasileira e africana nas  escolas brasileiras. 



Dessa forma, o ensino da Cultura Indígena  e Afro-brasileira tornou-se obrigatório nas escolas públicas e particulares do país. Estabelece que todas as disciplinas devem abordar a temática,  em especial educação artística, literatura e História do Brasil. 

A contribuição  dos indígenas, dos africanos, dos europeus  para a construção da identidade brasileira  está na relevância dessas leis, pois os povos se influenciam mutuamente. 


interculturalidade brasileira, ou seja,  o resultado da relação entre as diversas  culturas que aqui se estabeleceram, influenciaram  nosso processo civilizatório. Devemos, portanto,  valorizar e respeitar todas as culturas. Leia a íntegra  das duas leis  aqui citadas  na coluna Links que Recomendamos neste blog.



Objetos que os índios usam  no dia-dia

Cocar

1. Cocar-  é  um adorno de penas de aves,  que os índios usam na  cabeça. É conquistado por meio de atos de coragem na batalha.  As penas significavam os próprios atos. 

Alguns guerreiros poderiam ter obtido apenas duas  ou três penas de honra em toda a sua vida, pelo fato da alta dificuldade para conquistá-las. 


Também significa  uma marca maior de respeito, porque nunca poderia ser usado sem o consentimento dos líderes da tribo. Uma grande honra, por exemplo, foi recebido pelo guerreiro que foi o primeiro a abater um inimigo no campo de batalha, por isso significava que o guerreiro estava bem na frente de combate.

 2. Arco e flecha para caçar     3 Cestos -  para usos diversos. Veja  nas  figuras.  
Lendas Indígenas - Conceito de  Lenda

Lendas são narrativas fantasiosas transmitidas pela tradição oral através dos tempos. 

Na maioria das vezes, surgem a partir de fatos verdadeiros que procuram explicar pela imaginação fatos  não entendidos pelo homem. 

As personagens das lendas nem sempre são seres humanos, existem elementos da flora (animais)  e da fauna (plantas) , seres mágicos, monstros, pessoas e seres fantásticos. 

A principal característica da lenda é ser oral. Não se conhece o  autor dessas narrativas. É cultura popular, daí a razão de existir várias versões numa mesma história contada em regiões diferentes. 

No Brasil, de norte a sul, há muitas lendas, cada qual com sua tônica regional. Dessa maneira, os costumes, valores e cultura de um povo, podem ser estudados através da análise de suas lendas. Com base na leitura das lendas, podemos  conhecer  diferentes visões de mundo que mantém viva a tradição dos povos.

A Lenda do  Uirapuru - O Cantor das Matas 

O Uirapuru é o cantor das florestas amazônicas. É um pássaro que tem um canto tão lindo, tão melodioso que os outros pássaros ficam quietos e silenciosos, só para ouvi-lo.  
Quando começa a cantar toda a mata parece emudecer para ouvir seus gorjeios maravilhosos. Por isso, os sertanejos acham que esse pássaro é um ser sobrenatural. 

Aliás, uirapuru quer dizer pássaro que não é pássaro. Depois de morto, seu corpo é considerado um talismã, que dá felicidade a quem o possui.  A lenda do Uirapuru é muito interessante. Vamos conhecer:

Reza a lenda,  que no sul do Brasil  havia uma tribo de índios  cujo cacique era amado por duas moças muito bonitas. Não sabendo qual escolher, o jovem cacique prometeu casar-se com aquela que tivesse melhor pontaria. 

Aceita a prova, as duas índias atiraram as flechas, mas só uma acertou o alvo e casou-se com o chefe da tribo. A outra, chamada Oribici,  chorou tanto que suas lágrimas formaram uma fonte e um córrego. 

Ela  pediu a Tupã que a transformasse num passarinho para poder visitar o cacique sem ser reconhecida.Tupã fez-lhe a vontade. Mas, verificando que o cacique amava a sua esposa, Oribici resolveu abandonar aqueles lugares. E voou para o Norte do Brasil, indo parar nas matas da Amazônia. 

Para consolá-la, Tupã deu-lhe um canto melodioso. Por isso, ela vive a cantar para esquecer suas mágoas. E os outros pássaros, quando encontram o uirapuru, ficam calados, para ouvir suas notas maravilhosas.


Agora, vamos ver o que você aprendeu sobre  a lenda:   


I - Numa lenda há fatos que são reais e outros que são imaginários. Leia as frases e escreva FR para fato real e FI para fato imaginário.


1. ( ) O uirapuru é um pássaro brasileiro;     2. ( ) A índia transformou-se num pássaro.
3. ( ) O uirapuru tem um canto melodioso     4.  ) O corpo do uirapuru dá sorte.

II - No seu caderno, reescreva a lenda  com suas palavras. Siga o seguinte  roteiro:
a) Descrição do uirapuru: o que é? Como é? Como o consideram?
b) A lenda:  quem são os personagens? O que fizeram? Por que fizeram?  O que resultou para o personagem principal? Qual foi a consequência de tudo?
 
Há muitas outras lendas indígenas, como: Iara, a mãe d’água;   a criação da noite; o mistério do boto, A Vitória Régia etc.  Confira nos links abaixo:


Folclore brasileiro: literatura de cordel. 

Dramatizações com as lendas da Vitória-Régia e da Matinta Perêra



Para ampliar seu conhecimento sobre a cultura indígena, recomendamos:


O Vídeo e a letra da música Tupã, cantada por Maria Betânia homenageando o deus dos índios:
http://www.vagalume.com.br/maria-bethania/o-canto-do-paje.html

O Filme Xingu 

 Baseado na história real dos irmãos Vilas Boas, que se passa nos  anos 1940, quando três jovens irmãos decidem viver uma grande aventura:  Orlando (Felipe Camargo), 27 anos, Cláudio (João Miguel), 25, e Leonardo (Caio Blat), 23. 


Os Irmãos Villas-Bôas, alistam-se na Expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo eles se tornam chefes da empreitada, envolvendo-se na defesa dos povos indígenas e de suas diversas culturas, registrando tudo num diário batizado de A Marcha para o Oeste. 


Veja um trecho do filme

http://www.xinguofilme.com.br/

Filme Tainá Uma Aventura na Amazônia - Sinopse
Título original: Tainá Uma Aventura na Amazônia           
Duração: 90 min.  Gênero: infantil   Direção: Tânia Lamarca e Sérgio Bloch; 
País de origem: Brasil;  Ano: 2000


O filme Tainá se passa na Floresta Amazônica e retrata as  ameaças ao meio ambiente no Brasil. O filme mostra alguns aspectos da cultura indígena no Amazonas e o confronto de diferentes interesses na floresta.
Filme completo. Clique aqui 

Povos indígenas o Brasil:

http://pibmirim.socioambiental.org/

O Povo tikuna/ticuna ou Tucuna

http://pib.socioambiental.org/pt/povo/ticuna/1349

Lendas indígenas e africanas. Educação   Infantil /Ciclos de Aprendizagem I e II /EJA . Disponível em:     

Rap Indígena

http://www.youtube.com/watch?v=w2MkxnY-TK8

Dez Músicas para Comemorar o Dia do Ìndio

http://virgula.uol.com.br/ver/album/musica/2009/04/19/10029-dez-musicas-para-comemorar-o-dia-do-indio

Todo Dia Era dia de Índio, vídeo com Baby Consuelo

http://letras.terra.com.br/baby-do-brasil/365271/

Todas as imagens são do Google


sexta-feira, 8 de abril de 2011

AUTISMO, UM MISTÉRIO DA MENTE HUMANA

De todos os jeitos que uma pessoa pode ser, um dos mais intrigantes, com certeza, é o autismo. Visualmente, não mostra nenhum problema. Em muitos casos, a criança se desenvolve normalmente até perto dos três anos e, então, parece perder a capacidade de perceber as pessoas à sua volta. Não responde mais aos chamados dos pais, para de falar, começa a gritar, fica longos períodos olhando para as paredes ou futucando coisinhas, como formigas e rodas de carrinhos. Deixa de sorrir, ou ri sem motivo aparente.
Para ser considerada autista, uma pessoa tem de mostrar dificuldade com a comunicação - por exemplo, não consegue levar uma conversa, podendo fala poucas frases, muitas delas decoradas de filmes; pode, por exemplo, perguntar a toda hora qual o nome dos outros, para começar a conversa, mas não consegue continuar o papo. Também precisa apresentar dificuldades com a socialização: por exemplo, não entende as regras sociais e acaba arrumando confusão, por ficar encarando os outros muito de perto ou, ao contrário, pode não gostar de olhar nos olhos. 
Por último, precisa ter interesses muito centrados, o que pode ser visto naqueles que se interessam por um único assunto, ou mostra movimentos repetitivos, como bater uma bolinha na barriga.

A incompreensão que a sociedade tem com as pessoas autistas é tão grande que é muito difícil encontrarmos essas pessoas nas ruas. No entanto, a Organização Mundial de Saúde afirma que, de cada 150 pessoas, uma é autista! Por isso, a ONU, desde 2008, começou a comemorar o Dia Mundial de Consciência do Autismo no dia 2 de abril.  Foi a forma  que as associações de famílias de autistas encontrou para chamar a atenção para a necessidade de entender e dar a quem tem autismo a oportunidade de ser incluído na sociedade e ser feliz.
Em 2010, para marcar o Dia Mundial do Autismo, alguns prédios no mundo foram iluminados em azul. A iniciativa foi de tanto sucesso que, em 2011, a história se repetiu, multiplicada por várias cidades do mundo.  Em Salvador, por exemplo, a pedido da AFAGA (Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista), com o apoio da vereadora Vânia Galvão, quatro monumentos foram acesos em azul: o Elevador Lacerda, o Monumento Mário Cravo, o Monumento a Clériston Andrade e o Cristo da Barra. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional, em Brasília, e o Viaduto do Chá, em São Paulo, também ficaram azuis.
Desde 2009, os alunos do Serravalle têm um colega autista no período noturno. Gabriel gosta de conversar com as pessoas, mas muitas vezes só consegue perguntar-lhes o nome. A turma já sabe e brinca com ele, respondendo. Em 2 de abril de 2012, participe você também, vestindo azul pela consciência do autismo!
Texto de Argemiro Garcia e Mariene Maciel
Contatos:71 99561736 Email: afaga@lognet.com.br

quarta-feira, 6 de abril de 2011

UNESCO Lança na Bahia Coleção História Geral da África em Português

A UNESCO, órgão das Nações Unidas (ONU) para a ciência, educação e cultura, através de sua Representação no Brasil,  lançou no último dia 4/04 na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA),  a coleção História Geral da África em oito volumes, que agora está  disponível em português. A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Veja no link à direita deste blog (História Geral da África...)

quarta-feira, 30 de março de 2011

ONU DECLARA 2011 ANO INTERNACIONAL DOS POVOS AFRODESCENDENTES



“Para derrotar o racismo temos que acabar com as políticas públicas e as atitudes privadas que o perpetuam.” 
Mensagem do Secretário-Geral, Ban Ki-moon (foto), por ocasião do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

Enquanto as Nações Unidas se preparam para celebrar em 2011 o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, o Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon, fez um apelo à comunidade internacional para que o racismo desapareça do mundo, pois estamos em pleno século XXI, mas as ideias de igualdade e fraternidade, defendidas pela Revolução Francesa, de 1789, ainda é um sonho. Na foto, a Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) do Brasil, Luíza Bairros.



A Assembléia Geral da ONU aprovou a resolução A/64/169 que declara o ano de 2011 como o Ano Internacional dos Afrodescendentes.

Em mensagem à Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), em sua sede na cidade de Nova York (EUA),  o Secretário Geral da instituição, o coreano Ban Ki-moon disse que o evento pretende reforçar o compromisso político para erradicar a discriminação racial.


Segundo ele, o Ano Internacional dos Afrodescendentes tentará fortalecer o compromisso político de erradicar a discriminação a descendentes de africanos.

Ban Ki-moon  lembrou que pessoas de origem africana estão entre as que mais sofrem com o racismo, além de ter negados seus direitos básicos à saúde  e educação de qualidade.

O  Secretário-Geral finalizou a mensagem sobre o Ano Internacional dos Descendentes de Africanos, lembrando a Declaração de Durban e o Programa de Ação que pede aos governos que assegurem a integração total de afro-descendentes em todos os aspectos da sociedade.


A Declaração de Durban  resultou da   IIIª  Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, que teve lugar na cidade de Durban, na África do Sul, no período  de  31 de agosto a 8 de setembro de 2001.

A conferência Inspirou-se  na luta heroica do povo da África do Sul contra o sistema institucionalizado do Apartheid, bem como na luta por igualdade e justiça.

Banhada pelas águas do Oceano índico, Durban fica localizada na província de KwaZulu-Natal. Com cerca de 4 milhões de habitantes, é a cidade mais vibrante da costa leste, e possui o maior e o principal porto da África do Sul, que está entre os 10 maiores do mundo. Durban é uma cidade sofisticada e cosmopolita, onde a cultura Zulu é muito marcante em todos os lugares.

Em  Brasília (no dia 21 de Março), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir)  abriu   as atividades do Ano Internacional dos Afrodescendentes, em cerimônia  especial.

A SEPPIR irá celebrar  o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, em alusão ao Massacre de Sharpeville em 1960, que vitimou dezenas de manifestantes que protestavam contra a Lei do Passe, na África do Sul. A data foi instituída por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que também declarou 2011 como Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.

A  Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) do Brasil, Luiza Bairros, nascida no Rio Grande do Sul e radicada na Bahia desde 1979 traçou importante agenda de celebração desses eventos.

A comunidade internacional já afirmou que o
 tráfico transatlântico de escravos foi uma tragédia apavorante não apenas por causa das barbáries cometidas, mas pela marcas  deixadas no povo africano e seus descendentes, particularmente os povos da Diáspora Africana na América. É preciso que a sociedade civil organizada pressione seus governos por ações que revejam essa tragédia histórica.




MÃE STELLA É A NOVA COLUNISTA DO JORNAL A TARDE

Mãe Stella de Oxóssi e o cantor Gilberto Gil


A comunidade negra da Bahia e  do Brasil têm mais um motivo para comemorar neste Ano Internacional dos Afrodescendentes. 

Desde o último dia 02 de março,a Seção Opinião do Jornal baiano A TARDE, o mais influente jornal do Norte-Nordeste, publicará  a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras, um artigo assinado pela ialorixá baiana do Ilê Axé OpÔ Afonjá, Mãe Stella de Oxóssi.

Segundo o Blog Mundo Afro, editado pela jornalista Clediana Ramos, repórter do próprio jornal, "é a primeira vez, desde a fundação de A TARDE em 1912, que uma ocupante do mais alto posto da hierarquia do candomblé se torna articulista de forma regular no periódico", conforme publicação do Blog Correio Nagô. 

Parabéns aos baianos que estão aprendendo a ser tolerantes e a  conviver com a diversidade de opiniões,  pensamento e   religiosidade. 

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

78 Anos depois da conquista voto feminino no Brasil, o país elege uma mulher para Presidente

Dilma Roussef
Celebramos em alto estilo democrático  os  78 anos da conquista do voto feminino no Brasil, com a eleição no último dia 31 de Outubro, de Dilma Rousseff, a 1ª mulher Presidente do país.

Agora ela é a Presidente de todos os brasileiros. Desejamos um governo justo e bom para a presidenta/e !

É fato que alguns analistas não vêem o feito pelo ângulo de uma discussão de gênero, mas político-partidária. Entretanto,  a análise histórica não pode ser descartada,  considerando o patriarcalismo reinante na sociedade ocidental  e a posição de completa sujeição da mulher na sociedade oriental.

No Brasil, o voto feminino foi obtido inicialmente, por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932, o qual  permitia que  apenas as mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas a partir da Constituição de 1934, promulgada por Getúlio Vargas, que estabeleceu o voto secreto e o direito do voto para as mulheres. Foi criada a Justiça Eleitoral e o Código Eleitoral de 1934, o qual não tornava obrigatório o voto feminino, mas apenas o masculino.

O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório pela Constituição de  1946, uma Carta liberal-democrática, que marcou o fim da ditadura getulista e a redemocratização do país. Estabeleceu o Voto Secreto e Universal para os maiores de 18 anos, excetuando-se os analfabetos, cabos e soldados, bem como o voto feminino sem restrições.

Parabéns à Presidenta eleita !  Viva a democracia brasileira !

domingo, 31 de outubro de 2010

Frente a frente com o destino da nação: hoje, 31 de outubro de 2010 voltaremos às urnas

Neste 31 de outubro temos um encontro marcado com a nossa consciência  cívica: escolheremos quem irá presidir a vida da nação. Com a palavra  o povo brasileiro.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 de Outubro - Feliz Dia do Professor !



"Se eu não fosse Imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro".

D. Pedro II (1825-1891). Foi o segundo e último Imperador do Brasil, tendo sido coroado Imperador no dia 23  de Julho de  1840, reinando até 15 de Novembro de  1889, quando  foi Proclamada a República do Brasil, pondo  fim à  Monarquia.  

Querido  Mestre !

Com essas palavras do Imperador d. Pedro II, manifestamos todo o nosso carinho e gratidão a você, no seu dia. Na falta de outras tantas  palavras, dedicamos o vídeo com um trecho do clássico do cinema, com Sidney Potiere - Ao Mestre com Carinho.



Feliz Dia do Professor!

Coloque o mouse sobre os links abaixo (em azul) e clique para ver e ouvir: 
1)  Vídeo do youtube com o  filme Ao Mestre com Carinho(2,41 minutos) 2)  a versão da letra da música em português, com  a cantora brasileira Eliana.


Versão em português da música. Coloque o mouse sobre o link em azul  e clique. Quando abrir, clique na seta branca à direita, para ouvir.

        http://www.vagalume.com.br/eliana/ao-mestre-com-carinho.html

Abraços a todos !
Claudia Martins

Biografia de D. Pedro II
http://www.e-biografias.net/dompedro_ii/