domingo, 5 de outubro de 2014

"Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha". Música Deveres e Direitos. Poema Musical é Bom Ser Criança, de Toquinho. Atividades

A escritora de livros infanto-juvenis, Ruth Rocha,  é autora desse belo   poema, que ela nos apresenta brincando com o conceito do direito das crianças. Foi a forma que encontramos para homenagear os pequenos que representam o futuro, merecendo todo o nosso carinho e cuidados.  Trazemos também a  música:     Deveres   e Direitos,        composição de  Toquinho e  de Elifas Andreatto, bem como o poema musical É Bom Ser Criança, de Toquinho. Acho que essas três belíssimas poesias podem ser exploradas pelos professores de forma lúdica e prazerosa para homenagear nossos pequenos em qualquer época. 

"Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha" 

Toda criança do mundo deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo                                                                   
Contra os rigores da vida.                                                                           
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer nem questão de concordar
Os direitos das crianças todos tem de respeitar.

Direito de perguntar... ter alguém pra responder.
A criança tem direito de querer tudo saber.
A criança tem direito até de ser diferente.
E tem que ser bem aceita seja sadia ou doente.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direitos a livros e a pão
Direitos de ter brinquedos.

Mas a criança também tem o direito de sorrir.
Correr na beira do mar, ter lápis de colorir...

Robô-brinquedo
Ver uma estrela cadente, filme que tem robô,
Ganhar um lindo presente, ouvir histórias do avô.

Descer no escorregador, fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor, brincar de adivinhação.

Morango com chantilly, ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi, bola, bola, bola bola!

Lamber fundo de panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas, montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas, e uma corda de pular.

Um passeio de canoa, pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa... contar estrelas no céu...

Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cachorro quente.

Festejar o aniversário, com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos, dar uns pulos no colchão.

Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura..
Alguém para querer bem...

Festinha de São João, com fogueira e com bombinha,
Pé de moleque e rojão, com quadrilha e bandeirinha.

Andar debaixo de chuva,
Ouvir música e dançar.
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.

Pisar descalça no barro,                                                         
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.

Ter tempo pra fazer nada, ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada... Falar pelos cotovelos.

E quando a noite chegar, um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem estar... de preferência com colinho.

Uma caminha macia,                                                                               
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar...

Embora eu não seja rei, decreto, neste país,
Que toda, toda criança tem direito a ser feliz!
Fonte 
http://www.campolargo.pr.gov.br/uploads/O%20direito%20da%20crian%C3%A7a%20Ruth%20Rocha.pdf
Música:  Deveres e  Direitos   
Composição: Toquinho e  Elifas Andreatto

Crianças: iguais são seus deveres e direitos.
Crianças: viver sem preconceito é bem melhor. 
Crianças: a infância não demora, logo, logo vai passar, 
Vamos todos juntos brincar. 
Meninos e meninas, 
Não olhem cor, nem religião nem raça. 
Chamem os que não tem mamãe, 
Que o papai tá lá no céu,
E os que dormem lá na praça.                           
Meninos e meninas, 
Não olhem raça, religião nem cor. 
Chamem os filhos do bombeiro, 
Os dois gêmeos do padeiro 
E o caçula do doutor. 
Meninos e meninas, 
O futuro ninguém adivinha.                                      
Chamem os que não tem ninguém, 
Pois criança é também 
O menino trombadinha.
Meninos e meninas, 
Não olhem cor nem raça ou religião. 
Bons amigos valem ouro, 
A amizade é um tesouro 
Guardado no coração.

Poema Musical:         É Bom Ser Criança     Autor:Toquinho

É bom ser criança
Ter de todos atenção
Da mamãe, carinho
Do papai, a proteção                                                         
É tão bom se divertir
E não ter que trabalhar
Só comer, crescer, dormir, brincar
É bom ser criança
Isso às vezes nos convém
Nós temos direitos
Que gente grande não tem
Só brincar, brincar, brincar
Sem pensar no boletim
Bem que isso podia nunca mais ter fim
É bom ser criança
E não ter que se preocupar
Com a conta no banco
Nem com filhos pra criar
É tão bom não ter que ter
Prestações pra se pagar
Só comer, crescer, dormir, brincar
É bom ser criança
Ter amigos de montão
Fazer cross saltando
Tirando as rodas do chão
Soltar pipas lá no céu
Deslizar sobre patins
Bem que isso podia nunca mais ter fim.

Atividades 

1.De acordo com  o poema musical É Bom Ser Criança, do compositor brasileiro Toquinho,  porque é bom ser criança?
2.Quais  direitos  as crianças têm que gente grande não tem?
3.Cite três tipos de brincadeiras citadas por  Toquinho  no referido poema.
4.Qual a brincadeira citada na música que você mais gostou?
5.Memorize os três poemas cantando, brincando, fazendo gestos e movimentos com as músicas  aqui apresentadas.  
6.Dos direitos citados no poema de Ruth Rocha, tem algum  que você não conhecia? Cite. 
7. Na Música Deveres e  Direitos, no que as crianças são iguais? 
8. Quais os versos que você mais gostou nessa música? 
Leia  a  Declaração Universal dos Direitos das Crianças e responda as questões abaixo:
9.  A palavra nacionalidade se refere ao país onde uma pessoa nasce.  Explique o que significa dizer que as crianças são iguais, seja qual for sua nacionalidade. 
10. O que significa a sigla em inglês UNICEF ? Qual o seu objetivo ?
11. No Brasil, assim como no restante do mundo, há muitas religiões diferentes. Segundo o texto, as crianças podem ser tratadas de forma diferente por  sua religião? Explique.
12. Que direito previsto na Declaração está sendo respeitado quando uma criança joga bola ou anda de bicicleta?

Ata da Declaração Universal dos Direitos das Crianças UNICEF



UNICEF  significa  Fundo das Nações Unidas para a Infância (em inglês United Nations Children's Fund).

É  um órgão da Organização das  Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento.


O UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em código de conduta internacional para as crianças de todas as partes do mundo. Em 1959, a UNICEF criou a Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Leia! 

A 20 de Novembro de 1959, em reunião desta Assembleia e aprovada, passa a vigorar a seguinte declaração:

Toda criança tem Direitos                                      

Princípio I - À igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.

·         A criança desfrutará de todos os direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as crianças, sem qualquer exceção, distinção ou discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de outra natureza, nacionalidade ou origem social, posição económica, nascimento ou outra condição, seja inerente à própria criança ou à sua família.
Princípio II - Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
·         A criança gozará de proteção especial e disporá de oportunidade e serviços a serem estabelecidos em lei e por outros meios, de modo que possa desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade
Princípio III - Direito a um nome e a uma nacionalidade.
·         A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um nome e a uma nacionalidade.
Princípio IV - Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
·         A criança deve gozar dos benefícios da previdência social. Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde; para essa finalidade deverão ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe, cuidados especiais, incluindo-se a alimentação pré e pós-natal. A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.
Princípio V - Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
·         A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre de algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular.
Princípio VI - Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
·         A criança necessita de amor e compreensão, para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que possível, deverá crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus pais, mas, em qualquer caso, em um ambiente de afeto e segurança moral e material; salvo circunstâncias excepcionais, não se deverá separar a criança de tenra idade de sua mãe.
Princípio VII - Direito á educação gratuita e ao lazer infantil.
·         O interesse superior da criança deverá ser o interesse diretor daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais.
·         A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.
·         A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro útil à sociedade.
Princípio VIII - Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
·         A criança deve - em todas as circunstâncias - figurar entre os primeiros a receber proteção e auxílio.
Princípio IX - Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
·         A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono, crueldade e exploração. Não será objeto de nenhum tipo de tráfico.
·         Não se deverá permitir que a criança trabalhe antes de uma idade mínima adequada; em caso algum será permitido que a criança dedique-se, ou a ela se imponha, qualquer ocupação ou emprego que possa prejudicar sua saúde ou sua educação, ou impedir seu desenvolvimento físico, mental ou moral.
Princípio X - Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
·         A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes.

Homenagem do Google ao Dia da Criança. Lindo ! 

Dia das Crianças
Última atualização em 12 de Outubro de 2014

Todas as Imagens são do Google

Amplie seus conhecimentos. Veja também:


As Primeiras Nuvens. Peça Teatral para o 12 de Outubro Dia da Criança



sábado, 6 de setembro de 2014

Peça Teatral Sobre a Primavera: A Árvore e Seus Amiguinhos


A primavera é uma das  quatro estações do ano,  e junto com o Outono, o Inverno e o Verão são muito importantes nas nossas vidas.    A Primavera chama mais atenção,  pois os campos ficam coloridos, atraindo mais flores e os  animais. 

Aproveitamos a bela estação das flores para homenagearmos as plantas, as árvores, os animais com  essa bonita peça teatral que valoriza  o meio ambiente.  Espero que você goste, aprenda e se divirta
Os episódios de cada ato são muito curtos. Cada um memoriza um verso, o que facilita ensaiar num curto espaço de tempo. O professor poderá imprimir  todo o texto da peça  e distribuir com a turma, para que eles estudem. Escolha  junto com os alunos o elenco. A maioria  poderá participar.  Sucesso !

Título da peça:  A Árvore e Seus Amiguinhos
Cenário: pátio da escola com um “jardim” improvisado,  e no meio dele   uma planta grande, com frutas moldadas em E.V.A ou feltro, simbolizando uma árvore.   Ao fundo, painéis feitos pelos alunos e com seus nomes  (desenhos de árvores e  frutas em E.V.A  penduradas nos desenhos).
Personagens: 
1- Árvore - aluno ou professor (a)  fantasiado (a)  de árvore.
2- Alunos            -  grupo A    (4 alunos)
3- Passarinhos     -  grupo B    (2 alunos)
4- Flores             -  grupo C    (3 alunas)
5- Borboletas      -   grupo D   (3 alunos)
6- Animais          -  grupo  E    (3 alunos)

Trilha Sonora (sugestões): As Quatro Estações, de Vivaldi;  Baile dos Passarinhos, de Roberto Leal; É Primavera, de Tim Maia; A Linda Rosa Juvenil (Xuxa);  Rancho Das Flores, versão de  Vinícius de Moraes da música de Sebastian Bach ("Jesus Alegria dos Homens"), na voz de Fagner;  Borboleta, de  Marisa Monte;  A Dança dos Bichos - ElianaOrquestra Dos Bichos, com Eliana.

Música de abertura:   As Quatro Estações. 

Autor: Vivaldi, que está no Vídeo do youtube,  abaixo ou levar para tocar:   
https://www.youtube.com/watch?v=MJ40QQ78Wjs

A Árvore  dá início à  peça  no meio do “jardim”, após a  execução da música As Quatro Estações, de Vivaldi.  

Cena I - 1o. Ato 

A Árvore  observa as plantas e flores em torno de si e  exclama:

-  Como está lindo o meu jardim! Parece que a Primavera está chegando...

Entra o  grupo A (Alunos)  com  muito entusiasmo, alegria  e sorrisos:
- Bom dia, Senhora Árvore!  Bom dia!
A Árvore responde:
- Bom dia! Quem são vocês? O que fazem no meu jardim?
Todos carregam uma fruta e  exclamam a primeira e a segunda frase juntos, abrindo os braços:
 - Somos muitas crianças !
   Tua sombra viemos procurar!
-  E também os teus frutinhos   (1 aluno) 
   Queremos experimentar !   
-  O teu cantinho é gostoso       (2 alunos,1 frase p/ cada um) 
-  Teu ar puro é proteção.         
-  O teu fruto delicioso               (1 aluno)
    É doce alimentação !             (Todos mostram as frutas).


Frutas moldadas
 em feltro
No final do Primeiro Ato todos  cantam e dançam a música Primavera, de Tim Maia,   e depois  sentam no “jardim” (a plateia canta junto).

Link para a letra e vídeo da música de Tim Maia:



Passarinhos

Cena II  - 2º.  Ato    

Entra o GRUPO B - Os Passarinhos (2 alunos)

A árvore se dirige aos passarinhos e diz:
- E vocês aí, quem são?
Os Passarinhos  respondem juntos, rindo:
- Somos os passarinhos,
   Em ti faremos nossos ninhos.
-Aqui viveremos contentes  (1 aluno p/cada verso)
-A cantar pra toda gente !   (apontam p/ a plateia)

No final do segundo ato, os passarinhos cantam e dançam juntos com a plateia a música  Baile dos Passarinhos, de Roberto Leal, e depois  sentam no “jardim”. Link para a letra e vídeo da  música

 http://letras.kboing.com.br/#!/roberto-leal/baile-dos-passarinhos/

Vídeo do Youtube    
  https://www.youtube.com/watch?v=yZ8lGXi8ipY

Cena III - 3º. Ato- entra o Grupo C -  As  Flores (3 meninas)
A árvore se dirige às flores e diz:
- E vocês, quem são?
As flores respondem todas juntas:
-  Somos as flores
   Que  chegam alegres e bonitas,  como  a Primavera !   

-  Flores que nascem da terra   (2 alunas, cada uma um verso)
-  E flores que tu  jogas  no chão !

Após o terceiro ato as flores cantam e dançam a música - A Linda Rosa Juvenil (Xuxa) ou   Rancho Das Flores, versão de  Vinícius de Moraes,  da música de Sebastian Bach ("Jesus Alegria dos Homens"), na voz de Fagner.  Depois   sentam no “jardim”. A plateia canta junto.  Links para as letras e vídeos das músicas:   
 http://www.vagalume.com.br/xuxa/a-linda-rosa-juvenil.html
Cena IV – 4º. Ato  - Entra o Grupo D – As  Borboletas (3 alunos)
A árvore se dirige às borboletas e diz:

Louva-deus ataca
a borboleta
- E vocês aí, quem são?
- Somos as borboletas  !      (todos juntos)
- Nos misturamos assim,      (1 aluno)
- Numa alegria de cores       (1 aluno )

- E fica todo o jardim           (1 aluno)
   Enfeitado pelas flores !

No final do 4o. ato, as Borboletas cantam e dançam a música  Borboleta, de  Marisa Monte


Cena V - 5o. Ato - Os animais   Grupo E (3 alunos)

  A árvore se dirige aos animais e diz com muito entusiasmo e alegria:
-  Que bom,  os animais!
 - Árvore, você  merece    (1 aluno p/ os dois versos)      
   A nossa estima sincera !                  
 - Pois nos dá frutos no outono (2 alunos. Cada um fala um verso)  
 - E flores na Primavera  !         
                            
Depois os animais cantam e dançam a música  A Dança dos Bichos - Eliana
e ao final,  sentam no “jardim”.

Outras sugestões de músicas para o 5o. ato: 
“Festa dos animais”; 
 A Dança dos Bichos - Eliana

Orquestra Dos Bichos, com Eliana. 

Compositores: (Chico Roque e Carlos Colla)


Epílogo (Ato Final)

Orquídeas
Ao final do 5o. ato todo o elenco fica em pé, para ouvir a Árvore. Depois cantam juntos com a árvore e a plateia. No final da peça, todos saem do palco e são muito aplaudidos. 
A árvore exclama  contente: 
- Amiguinhos queridos, estou muito contente!
Tenho muitos amiguinhos no meu jardim. 
E para comemorar, convido a  todos vocês para comigo cantar, novamente, a música de Tim Maia:  “É  Primavera!”  ! 

Fonte: Adaptação feita pela Professora Claudia Martins, Salvador, Bahia, 06/09/2014, do texto disponível no  Blog  Feito com Amor, da  Professora Sonia Maria.  
http://cadinasonia.blogspot.com.br/2009/09/teatro-da-primavera.html


Leia e memorize o poema abaixo e apresente para os colegas de classe. Também pode  ser cantado  com a música - A Praça, de Ronie Von  http://www.vagalume.com.br/ronnie-von/a-praca.html


 Primavera

Hoje eu acordei
E vi o Sol brilhar
Os pássaros cantando
Borboletas a bailar

Senti tanta esperança
E o meu coração  pulsar
Com os colibris voando
Numa festa sem parar

É primavera
Estação das flores
E todas elas com
Perfume e muitas cores

E no jardim
Com alegria
Quantas crianças
Saudando este dia !


Girassol
A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela chega depois do inverno e antes do verão. Tem início no dia 22 de setembro e termina  no dia 21 de dezembro.
        É a época do florescimento de várias espécies de plantas. Portanto,é um período em que a natureza fica mais bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas.
        Durante esta estação, a temperatura vai aos poucos aumentando.
        Entre as flores que mais se destacam na primavera, estão o girassol, a rosa, a orquídea, a gérbera e a violeta. Que lindo ! 

Vamos Praticar? 
Passarinhos na natureza

1. Qual é o título da peça ? 
2. Quem são as autoras? 
3. O que você achou desta peça ?  
4. O que mais  lhe chamou atenção? 
5. Qual foi a sua participação na apresentação ? 
6. Você gostou do poema? Qual é o título? 
7. Quando tem início e quando termina a primavera?
8. Quais as flores que se destacam na primavera?  9. As estações do ano  são quatro.   Quais são elas ?   
10. Escreva um poema da sua autoria sobre a Primavera. Capriche !

Sites pesquisados
http://cadinasonia.blogspot.com.br/2009/09/teatro-da-primavera.html
http://www.vagalume.com.br/eliana/orquestra-dos-bichos.html
http://letras.mus.br/eliana/298089/