A escritora de livros infanto-juvenis, Ruth
Rocha, é autora desse belo poema, que ela nos apresenta brincando com o
conceito do direito das crianças. Foi a forma que encontramos para homenagear os pequenos que representam o futuro, merecendo todo o nosso carinho e cuidados. Trazemos também a música: Deveres e Direitos, composição de Toquinho e de Elifas Andreatto, bem como o poema musical É Bom Ser Criança, de Toquinho. Acho que essas três belíssimas poesias podem ser exploradas pelos professores de forma lúdica e prazerosa para homenagear nossos pequenos em qualquer época.
"Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha"
Toda criança do mundo deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer nem questão de concordar
Os direitos das crianças todos tem de respeitar.
Direito de perguntar... ter alguém pra responder.
A criança tem direito de querer tudo saber.
A criança tem direito até de ser diferente.
E tem que ser bem aceita seja sadia ou doente.
Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direitos a livros e a pão
Direitos de ter brinquedos.
Mas a criança também tem o direito de sorrir.
Correr na beira do mar, ter lápis de colorir...
Robô-brinquedo |
Ver uma estrela cadente, filme que tem robô,
Ganhar um lindo presente, ouvir histórias do avô.
Descer no escorregador, fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor, brincar de adivinhação.
Morango com chantilly, ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi, bola, bola, bola bola!
Lamber fundo de panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!
Carrinho, jogos, bonecas, montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas, e uma corda de pular.
Um passeio de canoa, pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa... contar estrelas no céu...
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cachorro quente.
Festejar o aniversário, com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos, dar uns pulos no colchão.
Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura..
Alguém para querer bem...
Festinha de São João, com fogueira e com bombinha,
Pé de moleque e rojão, com quadrilha e bandeirinha.
Andar debaixo de chuva,
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.
Pisar descalça no barro,
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.
Ter tempo pra fazer nada, ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada... Falar pelos cotovelos.
E quando a noite chegar, um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem estar... de preferência com colinho.
Uma caminha macia,
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar...
Embora eu não seja rei, decreto, neste país,
Que toda, toda criança tem direito a ser feliz!
Fonte
http://www.campolargo.pr.gov.br/uploads/O%20direito%20da%20crian%C3%A7a%20Ruth%20Rocha.pdf
Crianças: iguais são seus deveres e direitos.
http://www.campolargo.pr.gov.br/uploads/O%20direito%20da%20crian%C3%A7a%20Ruth%20Rocha.pdf
Música: Deveres e Direitos
Composição: Toquinho e
Elifas Andreatto
Crianças: iguais são seus deveres e direitos.
Crianças: viver sem
preconceito é bem melhor.
Crianças: a infância não
demora, logo, logo vai passar,
Vamos todos juntos
brincar.
Meninos e meninas,
Não olhem cor, nem
religião nem raça.
Chamem os que não tem
mamãe,
Que o papai tá lá no
céu,
E os que dormem lá na
praça.
Meninos e meninas,
Não olhem raça, religião
nem cor.
Os dois gêmeos do
padeiro
E o caçula do
doutor.
Meninos e meninas,
O futuro ninguém
adivinha.
Chamem os que não tem
ninguém,
Pois criança é
também
O menino trombadinha.
Meninos e meninas,
Não olhem cor nem raça
ou religião.
Bons amigos valem
ouro,
A amizade é um
tesouro
Guardado no coração.
Poema
Musical: É Bom Ser Criança Autor:Toquinho
É bom ser criança
Ter de
todos atenção
Da
mamãe, carinho
Do
papai, a proteção
É tão
bom se divertir
E não
ter que trabalhar
Só
comer, crescer, dormir, brincar
É bom ser criança
Isso às
vezes nos convém
Que
gente grande não tem
Só
brincar, brincar, brincar
Sem
pensar no boletim
Bem que
isso podia nunca mais ter fim
É bom ser criança
E não
ter que se preocupar
Com a
conta no banco
Nem com
filhos pra criar
É tão
bom não ter que ter
Prestações
pra se pagar
Só
comer, crescer, dormir, brincar
É bom ser criança
Ter
amigos de montão
Fazer
cross saltando
Tirando
as rodas do chão
Soltar
pipas lá no céu
Deslizar
sobre patins
Bem que
isso podia nunca mais ter fim.
Atividades
1.De acordo com o poema musical É Bom Ser Criança, do compositor brasileiro Toquinho,
porque é bom ser criança?
2.Quais direitos as
crianças têm que gente grande não tem?
3.Cite três tipos de
brincadeiras citadas por Toquinho no referido poema.
4.Qual a brincadeira
citada na música que você mais gostou?
5.Memorize os três poemas
cantando, brincando, fazendo gestos e movimentos
com as músicas aqui apresentadas.
6.Dos direitos citados no
poema de Ruth Rocha, tem algum que você
não conhecia? Cite.
7. Na Música Deveres e Direitos, no que as crianças são iguais?
8. Quais os versos que você mais gostou nessa música?
Leia a Declaração Universal dos Direitos das Crianças e responda as questões abaixo:
9. A palavra nacionalidade se refere ao país onde uma pessoa nasce. Explique o que significa dizer que as crianças são iguais, seja qual for sua nacionalidade.
10. O que significa a sigla em inglês UNICEF ? Qual o seu objetivo ?
11. No Brasil, assim como no restante do mundo, há muitas religiões diferentes. Segundo o texto, as crianças podem ser tratadas de forma diferente por sua religião? Explique.
12. Que direito previsto na Declaração está sendo respeitado quando uma criança joga bola ou anda de bicicleta?
9. A palavra nacionalidade se refere ao país onde uma pessoa nasce. Explique o que significa dizer que as crianças são iguais, seja qual for sua nacionalidade.
10. O que significa a sigla em inglês UNICEF ? Qual o seu objetivo ?
11. No Brasil, assim como no restante do mundo, há muitas religiões diferentes. Segundo o texto, as crianças podem ser tratadas de forma diferente por sua religião? Explique.
12. Que direito previsto na Declaração está sendo respeitado quando uma criança joga bola ou anda de bicicleta?
Ata da Declaração Universal dos Direitos das Crianças UNICEF
UNICEF significa Fundo das Nações Unidas para a Infância (em inglês United Nations Children's Fund).
É um órgão da
Organização das Nações Unidas que
tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar
resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento.
O UNICEF
rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança e trabalha para que esses direitos se
convertam em princípios éticos permanentes e em código de conduta internacional
para as crianças de todas as partes do mundo. Em 1959, a UNICEF criou a Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Leia!
A 20 de Novembro de
1959, em reunião desta Assembleia e aprovada, passa a vigorar a seguinte
declaração:
Toda criança tem Direitos
Princípio I - À igualdade, sem distinção de raça, religião ou
nacionalidade.
·
A criança desfrutará de todos os direitos enunciados nesta
Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as crianças, sem qualquer
exceção, distinção ou discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma,
religião, opiniões políticas ou de outra natureza, nacionalidade ou origem
social, posição económica, nascimento ou outra condição, seja inerente à
própria criança ou à sua família.
Princípio II - Direito a
especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
·
A criança gozará de proteção especial e disporá de oportunidade
e serviços a serem estabelecidos em lei e por outros meios, de modo que possa
desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e socialmente de forma
saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade
Princípio III - Direito a um
nome e a uma nacionalidade.
·
A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um nome e a uma
nacionalidade.
Princípio IV - Direito à
alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
·
A criança deve gozar dos benefícios da previdência social. Terá
direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde; para essa finalidade deverão
ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe, cuidados especiais,
incluindo-se a alimentação pré e pós-natal. A criança terá direito a desfrutar
de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.
Princípio V - Direito à
educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente
deficiente.
·
A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre
de algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados
especiais que requeira o seu caso particular.
Princípio VI - Direito ao
amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
·
A criança necessita de amor e compreensão, para o
desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que possível,
deverá crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus pais, mas, em
qualquer caso, em um ambiente de afeto e segurança moral e material; salvo
circunstâncias excepcionais, não se deverá separar a criança de tenra idade de
sua mãe.
Princípio VII - Direito á
educação gratuita e ao lazer infantil.
·
O interesse superior da criança deverá ser o interesse diretor
daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal
responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais.
·
A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os
quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades
públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.
·
A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será
gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma
educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de
igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade,
seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro útil à
sociedade.
Princípio VIII - Direito a ser
socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
·
A criança deve - em todas as circunstâncias - figurar entre os
primeiros a receber proteção e auxílio.
Princípio IX - Direito a ser
protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
·
A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono,
crueldade e exploração. Não será objeto de nenhum tipo de tráfico.
·
Não se deverá permitir que a criança trabalhe antes de uma idade
mínima adequada; em caso algum será permitido que a criança dedique-se, ou a
ela se imponha, qualquer ocupação ou emprego que possa prejudicar sua saúde ou
sua educação, ou impedir seu desenvolvimento físico, mental ou moral.
Princípio X - Direito a
crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça
entre os povos.
·
A criança deve ser protegida contra as práticas que possam
fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve
ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os
povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve
consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes.
Homenagem do Google ao Dia da Criança. Lindo !
Última atualização em 12 de Outubro de 2014
Todas as Imagens são do Google
Amplie seus conhecimentos. Veja também:
Amiga Cláudia, importante contribuição para a sociedade refletir direitos da criança.
ResponderExcluirAbraços Telma
Obrigada, Telminha ! Concordo contigo. Devemos abordar com mais frequência essa temática. Volte sempre ! Abr !
Excluir