quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Consciência Negra. Livro Zumbi O Pequeno Guerreiro. Conheça a História do Casal da Resistência Negra: Zumbi e Sua Mulher Dandara dos Palmares



Achei muito interessante esse livrinho infantil que conta a história de um casal muito querido do povo negro do Brasil: Zumbi dos Palmares e sua  mulher Dandara dos Palmares, dois símbolos da resistência negra contra a escravidão no nosso pais, de autoria de  Kayodê, muito bem  Ilustrado por Edmílson Q. Reis, São Paulo, 2009. 
Imagem Reprodução/Internet
Pode ser trabalhado em todas as idades e níveis, considerando que a heroína Dandara, que significa "a mais bela",  é muito pouco conhecida, por conta das poucas referências históricas sobre a companheira de Zumbi dos Palmares. 

Sugiro a leitura da biografia do casal, para melhor compreensão da história dos dois heróis aqui apresentados. Clique no link abaixo: 

Consciência Negra. Biografias de Zumbi dos Palmares e Sua Mulher Dandara. Formação do Quilombo dos Palmares



Fonte: Ridelc Ahcor Arierep

, Supervisor Escolar na Prefeitura Municipal de João Pessoa. Disponível em: 
 https://br.pinterest.com/pin/342203271661022620/  Acesso em 04/11/2019

Amplie Seus Conhecimentos. Veja também: 
Blog Saberes da África (antigo Blog Serravalle na África do Sul)

Mulheres Símbolos da Resistência Contra a Escravidão Negra: Rainha Ginga ou Nzinga Mbandi Ngola em Angola, Teresa de Benguela no Mato Grosso, Luíza Mahim na Bahia, Dandara em Alagoas

Todas as imagens são do Google

domingo, 3 de novembro de 2019

Consciência Negra. Biografias de Zumbi dos Palmares e Sua Mulher Dandara. Formação do Quilombo dos Palmares



Imagem Internet/Reprodução. Dandara dos Palmares, mulher de
Zumbi dos Palmares
Todo 20 de Novembro os brasileiros celebram o Dia da Consciência Negra, data em que refletimos a importância da cultura e da história do negro no Brasil. Nesse dia, no ano de 1695 (final do século XVII), morreu Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência dos negros  à escravidão no país.

Palmares foi o nome dado à região onde ficavam os mocambos, que formaram os Quilombos, dentre eles o de Palmares, assim chamado porque tinha muitas palmeiras.   O Quilombo dos Palmares localiza-se na Serra da Barriga, região do atual Estado de Alagoas,  mas que à época pertencente à Capitania de Pernambuco, então sob domínio holandês, que lutava para expulsá-los.

Vamos conhecer as biografias do ilustre casal de guerreiros e heróis da resistência negra, Dandara dos Palmares e seu marido Zumbi dos Palmares. 


Resultado de imagem para fotoss da serra da barriga em alagoas
Reprodução/Internet/ Palmares, na Serra da Barriga, Alagoas 

Quem foi Dandara dos Palmares? Biografia de Dandara 

Mulher de Zumbi, mãe de seus três  filhos, Dandara dos Palmares lutou com armas pela libertação total dos negros no Brasil, liderando mulheres e homens. Tem muito poucos registros históricos sobre essa guerreira. Descrita como uma heroína, Dandara dominava técnicas da capoeira

Não se sabe se nasceu no Brasil ou na África, mas teria se juntado ainda menina ao grupo de negros rebeldes que desafiaram o sistema colonial escravista, em  Palmares. Participava  da elaboração das estratégias de resistência do quilombo, cujo acesso era dificultado pela geografia e também pela vegetação densa.

Dandara é a mais representativa liderança feminina de Palmares. Participou de todas as batalhas e lutas. Sabe-se pouco sobre as suas origens: onde nasceu, de onde veio. Diz-se que teria ascendência na nação africana de Jeje Mahin.


Consta que ela teria se suicidado, jogando-se de uma pedreira ao abismo depois de presa, em 6 de fevereiro de 1694,uma decisão extrema para não se entregar às forças militares que dominaram o quilombo, e para não retornar à condição de escrava. 

Mas Dandara vive em todos os nossos corações. Viva Dandara dos Palmares! Viva Zumbi dos Palmares! Salve 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil
Zumbi dos Palmares

Imagem Internet/Reprodução Zumbi dos Palmares, herói negro

Biografia de Zumbi dos Palmares

A palavra Zumbi vem do  quimbundo - nzumbiuma das línguas bantu mais faladas de Angola. Significa duende, ou fantasma ou   “a força do espírito presente”. Filho de guerreiros angolanos,  Zumbi dos Palmares  nasceu livre no Brasil, no ano de 1655,  num povoado de escravos ou mocambo,  mais tarde  chamado   Quilombo de Palmares. 

Era neto da princesa negra AQUALTUNE e sobrinho de GANGA ZUMBA e 
GANA ZONA, chefes dos mocambos mais importantes do Quilombo, que era constituído por dezenas de aldeias. Recebeu o nome de Zumbi para sensibilizar o deus da guerra

Apesar de não ser escravo, foi capturado quando criança por soldados e entregue a um padre chamado Antonio Melo, que lhe deu instrução, lhe ensinou o português, o latim e o  batizou na igreja católica com o nome de Francisco,onde o ajudava nas missas

Estátua de Zumbi dos Palmares localizada em Salvador, Bahia
Reprodução/Internet. Escultura de Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador, Bahia 

Aos quinze anos, ele fugiu e voltou para   seu povo quilombola.  Zumbi dos Palmares crescia livre dentro do quilombo, onde ouvia  as terríveis histórias que os mais velhos lhe contavam, lembrando as mortes nos porões dos navios e a escravidão nas senzalas. Tornou  líder da resistência contra a escravidão. Casou-se com a guerreira negra Dandara e com ela teve três filhos. 

Formação do Quilombo dos Palmares


No Período do Brasil Colônia,  alguns escravos fugitivos dos engenhos de açúcar, índios e brancos pobres,  expulsos das fazendas, refugiavam-se na Serra da Barriga, onde se formou um Quilombo. A guerra se intensificava e também a fuga dos escravos para o quilombo, já conhecido como Palmares. 

Em 1630, o quilombo já estava formado. De simples refúgio de escravos fugidos, Palmares transformou-se em um centro de resistência contra todo o sistema escravista. 

Apesar do florescente comércio entre Palmares e os colonos da região, a paz era apenas temporária. Os fazendeiros não podiam permitir que os quilombos estimulassem a fuga dos escravos.

Em 1675, o quilombo  foi atacado por soldados portugueses, e Zumbi se destacou na defesa, como um grande guerreiro e estrategista, derrotando-os.

Em 1678, seu tio, Ganga-Zumba, líder do quilombo, foi chamado para negociar com Pedro de Almeida, governador da Capitania de Pernambuco. A proposta era que os negros do Quilombo de Palmares estariam livres, desde que ficassem submissos à Coroa Portuguesa, fato que Zumbi não aceitou, por acreditar que a luta era algo maior. Que lutavam não apenas pela liberdade dos negros daquele quilombo, mas de todos os escravos.

O grande líder Zumbi dos Palmares

Zumbi gerou uma guerra civil no quilombo, derrotando seu tio Ganga-Zumba, tornando-se o líder do Quilombo dos Palmares. Criou leis próprias – algumas bastante rígidas.  Em 1630, havia cerca de 3 mil pessoas no quilombo, saltando  para mais de 20 mil refugiados,  em 1678.

Palmares sofreu um novo ataque, liderado pelo bandeirante paulistano Domingues Jorge Velho que, com o apoio do governo e um exército de 2 mil homens armados com arcos, flechas e espingardas, destruiu o quilombo, ferindo Zumbi, que após uma luta que durou 22 dias de resistência, conseguiu fugir.

Um ano depois é delatado por um antigo companheiro, sendo localizado no dia 20 de Novembro de 1695 (século XVII), quando foi preso, degolado e sua cabeça enviada para o Recife, onde ficou exposta em praça pública.

Atualmente,  celebramos o Dia da Consciência Negra nessa data, em memória de Zumbi dos Palmares, o herói da resistência negra no Brasil. 

Importância de Zumbi para a História do Brasil 

Zumbi é considerado um Símbolo da Resistência e Luta Contra a Escravidão no Brasil. Lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial.  

Viva Dandara! Viva Zumbi dos Palmares! Salve 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil ! 

Projeto Mãe Africa: uma herança cultural. Personalidades Negras Que Marcaram a História do Brasil. Homenagens ao Dia da Consciência Negra





Última atualização: 15/11/2018                  08:54
Sites Consultados
Estudo Prático. Biografia de Zumbi dos Palmares 
https://www.estudopratico.com.br/biografia-de-zumbi-dos-palmares/
e biografia. Biografia de Zumbi dos Palmares
https://www.ebiografia.com/zumbi/
Nossa Causa. Quem foi Dandara
https://nossacausa.com/negros-no-brasil-quem-foi-dandara-dos-palmares/

Sua Pesquisa. Zumbi dos Palmares
https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/zumbi_dos_palmares.htm

Todas as imagens são do Google

sábado, 2 de março de 2019

A Páscoa e o Natal. Deus Tem Cor? Qual é a Cor de Deus? Jesus Branco, Negro, Amarelo. Representações em Imagens Multirraciais de Sua História


Tradução livre: " Cristo e seus discípulos. Pintura em madeira no Museu Coptic, no Cairo".  Cairo é a  capital do Egito, país do Norte da África. 
 "A pintura está  'branqueada',   ou passou por adulteração racista. À direita, os apóstolos  mais brancos do que eles são na realidade,  em contraste com os do lado esquerdo". 

Para celebrar  festas cristãs, como a Páscoa, o Natal e refletir sobre o amor ao próximo e a tolerância em todos os níveis,  trazemos cenas conhecidas da vida de Jesus Cristo,  do Seu nascimento até Sua ressurreição vitoriosa. Cristo  representado como negro, amarelo,  branco,   numa proposta de respeito à diversidade humana e à tolerância, presentes no âmago da Sua Doutrina. 


A Divindade tem a cor de quem a adora e nela crê. Os habitantes da região onde Cristo nasceu, não têm as características físicas dos europeus, que adotaram o Cristianismo propagado pelos Apóstolos de Jesus, e o tornaram uma religião universal. 

Assim,  os deuses são parecidos com seus adoradores, como você pode observar nas imagens que seguem.  Analise as imagens, leia os relatos. Que o  exemplo do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos inspire.  Amém!
Batismo do Presidente Jair Bolsonaro
Trazemos também imagens de Batismos de Cristãos Brasileiros no Rio Jordão, em Israel, a exemplo do Presidente Jair Bolsonaro (imagem e vídeo). Acompanhe !
A Anunciação: O Anjo Gabriel anuncia à Virgem  Maria que Ela dará a luz a um Menino, o Messias prometido,  que se chamará  Emanuel, que significa “Deus conosco”.
                   
Jesus na manjedoura, no colo de Sua Mãe, Maria Santíssima,com  São José,seu pai,  recebendo presentes.
A visita dos Três Reis Magos, que levaram como presentes: ouro, incenso e mirra.
Apresentação de Jesus no Templo, por seus pais: Maria Santíssima e São José 

A "Madona  e o Menino, de "Giovanni Bellini,   pintor renascentista 
italiano (1430-1510). Imagem

Maria Santíssima com Jesus, ambos chineses 
Maria Santíssima com Jesus, ambos japoneses
Santa Maria com Jesus, ambos maori

Maori - povo nativo da Nova Zelândia (Oceania). O termo na língua maori significa “natural” ou “normal”. 

Acredita-se que o povo maori tenha vindo de ilhas remotas da Polinésia, no Oceano Pacífico, chegando à Nova Zelândia por volta do século X, enquanto os colonizadores europeus chegaram no século XVIII. 
João Batista  pregando no deserto e anunciando a chegada do Messias, que  significa ungido

O Batismo de Jesus, o Messias prometido, por seu primo João Batista, no Rio Jordão

O Rio Jordão é um dos mais importantes do Oriente Médio (Ásia). Fica entre a
Jordânia e Israel, país onde Jesus, seus pais (São José e Maria),  demais familiares e seus apóstolos nasceram. Nasce no sul da Síria, no Monte Hermão, atravessa o lago Hulé e deságua no Mar Morto. 

É um dos locais mais antigos do mundo e tem grande importância histórica para os cristãos, para os quais a história do rio tem caráter místico e sagrado, sendo muito citado na Bíblia. Está em grande parte abaixo do nível do mar. 

Mapa do Rio Jordão 

Batismo de Cristãos brasileiros nas águas do Rio Jordão, em Israel, coincidindo 
com os Festejos judaicos do Sucôt, também conhecido como Festa das Cabanas.  Quanta emoção! Foto: GALI TIBBON / AFP/Reprodução da Internet


Batismo do atual Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro,  no Rio Jordão, em 12 de Maio de 2016,  pelo Pastor Everaldo.  Imagem 
Assista ao vídeo do Batismo do Presidente Bolsonaro, nas águas do Rio Jordão em Israel             https://www.youtube.com/watch?v=Yl2nBsPvuyg

A Entrada Festiva de Jesus em Jerusalém. A Festa do Domingo de Ramos. 

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, que celebra a entrada de Jesus na cidade  de Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.
A cena revela a Sua identidade como O Messias pobre e desarmado. Ele mesmo organizou a cerimônia. Chegou montado num jumentinho, cria do animal de carga, o transporte dos pobres daquela época.


A Santa Ceia. Os Doze Apóstolos sentados à mesa com Jesus Cristo. A cena é conhecida universalmente e já foi retratada em diversos afrescos, mas a representação mais famosa de “A última Ceia”  data de 1497 (final do século XV), de autoria do pintor italiano Leonardo da Vinci, o gênio renascentista.

Durante a ceia, Jesus prediz a traição de Judas, um dos seus discípulos (sentado isolado à esquerda).


Na noite antes de sua morte, Jesus se reuniu com seus discípulos para jantar. Estava chegando a hora de sua crucificação.  Depois do jantar, Jesus pegou um pedaço de pão e um copo de vinho e deu aos discípulos.

Explicou que o pão representava seu corpo, que seria dado por eles. O vinho representava seu sangue, que iria estabelecer uma nova aliança entre Deus e os homens, trazendo salvação. 

Jesus ordenou que os discípulos repetissem o ato para lembrar Dele. Dois mil anos se passaram e cristãos de toda parte celebram a Ceia que Jesus instituiu. Parte inferior do formulário
  
A Ressurreição de Jesus e Sua aparição para Maria Madalena, 
uma de suas seguidoras.

Crianças pobres da África Subsaariana

"Vinde a Mim as criancinhas, porque delas é o Reino dos Céus". Jesus Cristo. 
Livro de Mateus, capítulo 19, vv. 13 a 15.

Sites pesquisados

Mineiro Mineirinho. Jesus Negro. Vídeo com a maioria das imagens aqui reproduzidas
Hebreu/Negro
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coptas
Leandro Villar. Seguindo os Passos da História
http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2014/06/asia-berco-de-religioes.html
Evangelho Ágape. Qual é a Cor de Deus, afinal? Ele é  negro ou branco?
https://evangelhoagape.wordpress.com/2017/09/10/qual-e-a-cor-deus-afinal-ele-e-negro-ou-branco/
Canção Nova. Formação. Domindo de Ramos.
https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/quaresma/a-importancia-do-domingo-de-ramos/
Gospel Prime. Mundo Cristão. Batismo do Presidente Jair Bolsonaro no Rio Jordão, em 2016 
https://www.gospelprime.com.br/jair-bolsonaro-batizado-rio-jordao/
Jornal O Globo. Festejos judaicos do Sucôt, também conhecido como Festa das Cabanas. Foto: GALI TIBBON / AFP
https://oglobo.globo.com/sociedade/batismo-no-rio-jordao-17672059

Bíblia Sagrada: Novo e Velho Testamentos. 

Todas as imagens são do Google