sábado, 2 de março de 2019

A Páscoa e o Natal. Deus Tem Cor? Qual é a Cor de Deus? Jesus Branco, Negro, Amarelo. Representações em Imagens Multirraciais de Sua História


Tradução livre: " Cristo e seus discípulos. Pintura em madeira no Museu Coptic, no Cairo".  Cairo é a  capital do Egito, país do Norte da África. 
 "A pintura está  'branqueada',   ou passou por adulteração racista. À direita, os apóstolos  mais brancos do que eles são na realidade,  em contraste com os do lado esquerdo". 

Para celebrar  festas cristãs, como a Páscoa, o Natal e refletir sobre o amor ao próximo e a tolerância em todos os níveis,  trazemos cenas conhecidas da vida de Jesus Cristo,  do Seu nascimento até Sua ressurreição vitoriosa. Cristo  representado como negro, amarelo,  branco,   numa proposta de respeito à diversidade humana e à tolerância, presentes no âmago da Sua Doutrina. 


A Divindade tem a cor de quem a adora e nela crê. Os habitantes da região onde Cristo nasceu, não têm as características físicas dos europeus, que adotaram o Cristianismo propagado pelos Apóstolos de Jesus, e o tornaram uma religião universal. 

Assim,  os deuses são parecidos com seus adoradores, como você pode observar nas imagens que seguem.  Analise as imagens, leia os relatos. Que o  exemplo do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos inspire.  Amém!
Batismo do Presidente Jair Bolsonaro
Trazemos também imagens de Batismos de Cristãos Brasileiros no Rio Jordão, em Israel, a exemplo do Presidente Jair Bolsonaro (imagem e vídeo). Acompanhe !
A Anunciação: O Anjo Gabriel anuncia à Virgem  Maria que Ela dará a luz a um Menino, o Messias prometido,  que se chamará  Emanuel, que significa “Deus conosco”.
                   
Jesus na manjedoura, no colo de Sua Mãe, Maria Santíssima,com  São José,seu pai,  recebendo presentes.
A visita dos Três Reis Magos, que levaram como presentes: ouro, incenso e mirra.
Apresentação de Jesus no Templo, por seus pais: Maria Santíssima e São José 

A "Madona  e o Menino, de "Giovanni Bellini,   pintor renascentista 
italiano (1430-1510). Imagem

Maria Santíssima com Jesus, ambos chineses 
Maria Santíssima com Jesus, ambos japoneses
Santa Maria com Jesus, ambos maori

Maori - povo nativo da Nova Zelândia (Oceania). O termo na língua maori significa “natural” ou “normal”. 

Acredita-se que o povo maori tenha vindo de ilhas remotas da Polinésia, no Oceano Pacífico, chegando à Nova Zelândia por volta do século X, enquanto os colonizadores europeus chegaram no século XVIII. 
João Batista  pregando no deserto e anunciando a chegada do Messias, que  significa ungido

O Batismo de Jesus, o Messias prometido, por seu primo João Batista, no Rio Jordão

O Rio Jordão é um dos mais importantes do Oriente Médio (Ásia). Fica entre a
Jordânia e Israel, país onde Jesus, seus pais (São José e Maria),  demais familiares e seus apóstolos nasceram. Nasce no sul da Síria, no Monte Hermão, atravessa o lago Hulé e deságua no Mar Morto. 

É um dos locais mais antigos do mundo e tem grande importância histórica para os cristãos, para os quais a história do rio tem caráter místico e sagrado, sendo muito citado na Bíblia. Está em grande parte abaixo do nível do mar. 

Mapa do Rio Jordão 

Batismo de Cristãos brasileiros nas águas do Rio Jordão, em Israel, coincidindo 
com os Festejos judaicos do Sucôt, também conhecido como Festa das Cabanas.  Quanta emoção! Foto: GALI TIBBON / AFP/Reprodução da Internet


Batismo do atual Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro,  no Rio Jordão, em 12 de Maio de 2016,  pelo Pastor Everaldo.  Imagem 
Assista ao vídeo do Batismo do Presidente Bolsonaro, nas águas do Rio Jordão em Israel             https://www.youtube.com/watch?v=Yl2nBsPvuyg

A Entrada Festiva de Jesus em Jerusalém. A Festa do Domingo de Ramos. 

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, que celebra a entrada de Jesus na cidade  de Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.
A cena revela a Sua identidade como O Messias pobre e desarmado. Ele mesmo organizou a cerimônia. Chegou montado num jumentinho, cria do animal de carga, o transporte dos pobres daquela época.


A Santa Ceia. Os Doze Apóstolos sentados à mesa com Jesus Cristo. A cena é conhecida universalmente e já foi retratada em diversos afrescos, mas a representação mais famosa de “A última Ceia”  data de 1497 (final do século XV), de autoria do pintor italiano Leonardo da Vinci, o gênio renascentista.

Durante a ceia, Jesus prediz a traição de Judas, um dos seus discípulos (sentado isolado à esquerda).


Na noite antes de sua morte, Jesus se reuniu com seus discípulos para jantar. Estava chegando a hora de sua crucificação.  Depois do jantar, Jesus pegou um pedaço de pão e um copo de vinho e deu aos discípulos.

Explicou que o pão representava seu corpo, que seria dado por eles. O vinho representava seu sangue, que iria estabelecer uma nova aliança entre Deus e os homens, trazendo salvação. 

Jesus ordenou que os discípulos repetissem o ato para lembrar Dele. Dois mil anos se passaram e cristãos de toda parte celebram a Ceia que Jesus instituiu. Parte inferior do formulário
  
A Ressurreição de Jesus e Sua aparição para Maria Madalena, 
uma de suas seguidoras.

Crianças pobres da África Subsaariana

"Vinde a Mim as criancinhas, porque delas é o Reino dos Céus". Jesus Cristo. 
Livro de Mateus, capítulo 19, vv. 13 a 15.

Sites pesquisados

Mineiro Mineirinho. Jesus Negro. Vídeo com a maioria das imagens aqui reproduzidas
Hebreu/Negro
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coptas
Leandro Villar. Seguindo os Passos da História
http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2014/06/asia-berco-de-religioes.html
Evangelho Ágape. Qual é a Cor de Deus, afinal? Ele é  negro ou branco?
https://evangelhoagape.wordpress.com/2017/09/10/qual-e-a-cor-deus-afinal-ele-e-negro-ou-branco/
Canção Nova. Formação. Domindo de Ramos.
https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/quaresma/a-importancia-do-domingo-de-ramos/
Gospel Prime. Mundo Cristão. Batismo do Presidente Jair Bolsonaro no Rio Jordão, em 2016 
https://www.gospelprime.com.br/jair-bolsonaro-batizado-rio-jordao/
Jornal O Globo. Festejos judaicos do Sucôt, também conhecido como Festa das Cabanas. Foto: GALI TIBBON / AFP
https://oglobo.globo.com/sociedade/batismo-no-rio-jordao-17672059

Bíblia Sagrada: Novo e Velho Testamentos. 

Todas as imagens são do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada