quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Colégio Raphael Serravalle Promove Culminâncias dos Projetos Café Cultural, Sustentabilidade e Feira de Ciências

O Colégio Raphael Serravalle  situado no bairro da Pituba, Salvador/Ba, viveu nesta quarta-feira, dia 07 de Outubro,  um movimentado dia de festa com culminâncias  dos projetos sustentabilidade nos turnos matutino e vespertino,  Feira de Ciências  e o Café Cultural, este  com os alunos do 3o Ano do Ensino Médio. A escola estava muito movimentada, com cada série envolvida na sua respectiva  temática. 
Os alunos do 3o. Ano  debateram as obras literárias: Senhora, de José de Alencar - 3o. Ano "A"; Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto - 3o. Ano B; Vidas Secas, de Graciliano  Ramos - 3o. C; Capitães de Areia, de Jorge Amado, 3o. ano D; A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, 3o. Ano E; Macunaíma, de Mário de Andrade, 3o. Ano F; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, 3o. Ano G. 
Professores, gestores  e funcionários compareceram usando camisas dos projetos, e os alunos  camisas com seus respectivos temas. A festa foi linda. 
Parabéns a todos os alunos, professores, coordenadoras pedagógicas, gestores e funcionários!     Veja as fotos: 
A Fanfarra  do colégio  desfilou pelas ruas do bairro com muita animação dos componentes
Silvana Sentges coordenadora pedagógica  do colégio  e madrinha da fanfarra (a loira de óculos) e Isa Mendes (cabelos brancos) responsável pela fanfarra, composta por alunos do  Ensino Fundamental II e 1a. e 2a. séries do Ensino Médio.
Os jardins da escola  foram todos reformados pelos alunos, atentos à  proposta do conceito de sustentabilidade 
A professora Graça Cintra (blusa branca e óculos) 
no comando dos alunos  do matutino
Alunos do 2o. Ano Vespertino na Feira de Ciências


Apresentações  dos alunos do 3o. Ano do Ensino Médio, vespertino, 
Projeto Café Cultural  


Alunos do 3o. Ano "E"  na abertura da apresentação
 da pe
ça teatral da turma
O aluno Igor, do 3o. ano E, ao centro, com camiseta rosa, que foi homenageado por professores e alunos,  por ajudar todas as turmas nas coreografias das danças apresentadas. Parabéns, Igor, futuro coreógrafo e professor de dança! Sucesso!

Alunos do 3o. Ano "C"na dramatização da peça e 
apresentação de música ao vivo




Alunos do 3o. Ano "D "na apresentação da peça Capitães de Areia,
adaptação da  obra de  
Jorge Amado 



O 3o. Ano "B "adaptou a obra de Lima Barreto: 
O Triste Fim de Policarpo Quaresma, na apresentação da peça teatral, que também teve dança

3° ano "A" apresentou a peça adaptada da obra   
SENHORA, de José de Alencar, finalizando com danças 

Alunos do 3.o Ano "G" finalizam apresentação da peça Memórias Póstumas de Brás Cubas, adaptação da obra de Machado de Assis,  com  música ao vivo

DEBATE NA QUADRA DE ESPORTES

O  Projeto Café Cultural teve sua culminância na quadra, com alunos e professores debatendo cada obra  e respectiva  escola literária 


Alunos do 3o. Ano "F "  discutem  a obra literária
Macunaíma, de Mário de Andrade

Professores participam ativamente  do debate com os alunos. 
Interprete faz a tradução   para os deficientes auditivos

Alunos do 3o. Ano "B"no debate da obra de Lima Barreto  
O Triste Fim de Policarpo Quaresma, 
Aluno do 3o. Ano "E "com carro produzido pela turma, para a apresentação da peça  Nasce uma Estrela, adaptação da obra de Clarice Lizpector

35 comentários:

  1. O Café Cultural foi muito importante para todos os alunos do 3 ano, com esse projeto tivemos oportunidades de conhecer mais sobre cada livro literário, pois foram interessantes, tivemos que ter muita dedicação, empenho e muita paciência para desenvolver uma peça criativa e que chamasse atenção de todos os professores.
    Em relação as aulas podemos melhorar com aulas dinâmicas, aulas de campo para não ficar na mesma rotina de sempre.

    Alunos: Jean Pereira e Samara Sousa 3ºD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Café Cultural foi um projeto excelente que os professores e coordenadores nos proporcionou, uma ótima oportunidade de conhecermos obras literárias de autores renomados. Além de motivar os alunos dando nota nas apresentações é um incentivo a mais para elaborarmos um belíssimo trabalho.
      Camila Silva e Aliana Mendes 3°B.

      Excluir
  2. o projeto café cultural foi um pouco estressante mai foi muito produtivo e interessante aprendi muito sobre essas obras literárias, pois o projeto nos ensinou a trabalhar em equipe ser produtivo, compreensivo
    Davi Izaias e Danilo Luiz 3 D

    ResponderExcluir
  3. O projeto do Café Cultural foi muito bom. podemos conhecer melhor a turma e nos unir mais. Foi tudo maravilhoso, até porque pegamos um tema fácil "Capitães de Areia" que além de ser um livro bastante legal de se ler era muito interessante. Conseguimos fazer uma boa apresentação, pois todos nós nos empenhamos em fazer o melhor possível. Nós tivemos muitas dificuldades no começo, mas deu tudo certo no final.

    Amanda Melgaço e Juliana Santana 3º D

    ResponderExcluir
  4. O método de avaliação didática através de projetos é uma forma muito interessante não só de observar o desempenho do colégio, mas também trás ao aluno um estimulo mais amplo de demonstrar sua capacidade de desenvolvimento educacional. Nós, alunos do 3º ano, tivemos a oportunidade de descobrirmos a nossa capacidade teatral através do projeto Café Cultural. Capacidade essa que muitos desconheciam e poderam mostrar a todos o seu talento! E pela primeira vez, nos ultimos anos, todas as turmas de 3º ano, alcançaram a pontuação maxima do projeto. O 3º D agradece a todos os professores e envolvidos por nos dá essa oportunidade.

    - 3ºD: Anderson Felix, Joyce Moura, Victoria Coimbra.

    ResponderExcluir
  5. O projeto foi para trazer um pouco de conhecimento sobre a literatura para todas as turmas. Foi um ótimo trabalho foi muito produtivo e um pouco estressante mas com a ajuda de todos no final tudo deu certo.

    Murilo José e Heloisa Ferreira 3D

    ResponderExcluir
  6. O Café Cultural foi muito bom, com todas as peças, com o que foi dito enquanto eles atuavam nos permitiu aprender um pouco mais sobre os antigos escritores, nos permitindo saber sobre coisas passadas, como eram o comportamento de cada época e o que mudou com o passar dos anos, Amei todas as turmas.
    Com relação as aulas, poderiam ter mais aulas dinâmicas, porque com isso acabamos aprendendo mais de uma forma muito melhor. Projetos também ajudam nesse aprendizado, pois faz com que nos esforcemos mais e com isso tendo mais aprendizado.
    Herllen Paula 3°D
    Ionara Brito 3°D

    ResponderExcluir
  7. Os projetos que o CERS vem passando para os seus alunos têm sido muito produtivos, por trazerem assuntos que estão em alta relevância, como sustentabilidade e os livros de literatura mais cotados para cair no ENEM. Falando especificamente do projeto dado às turmas do 3º ano, foi maravilhoso encenar literaturas, e entender a mensagem que cada uma delas quis passar. Todos apresentaram de forma brilhante, apesar de tudo que ocorreu durante a elaboração do projeto. Mais atividades como essas devem sim continuar sendo passadas aos alunos, para que possam expressar seus talentos e adquirir conhecimento.

    Tainá Guerreiro, Luís Carlos, Lorena La Masa e Paula Brenda 3ºF

    ResponderExcluir
  8. O projeto foi muito interessante,para podemos aprender mais sobre as obras literaturas,o projeto Café Cultural trouxe muito conhecimento para todas as turmas do 3° Ano,podemos observar o desempenho de cada aluno,Os Alunos não estava desempenhados para fazer o projeto,mais no decorre do tempo fomos gostando ,e um resultado ótimo,Todas as turmas fizeram um maravilhoso trabalho...
    Cleydiane Amorim e Beatriz Costa 3°F

    ResponderExcluir
  9. O projeto do café cultural foi muito proveitoso para o 3°ano, que conseguiu fazer excelentes trabalhos e o mais importante unir as turmas. Como aprendizado ficaram o conhecimento de vários livros,as fases da literatura os autores ,que serviram muito para o nosso senso critico. Juliana Nascimento 3°ano A

    ResponderExcluir
  10. O projeto café cultural nos trouxe muitos conhecimentos e foi gratificante participar deste projeto.Apesar de todas as dificuldades conseguimos desenvolver o trabalho e aprender a importância da literatura brasileira para os estudos e para a vida.Todas as salas tiveram e excelentes apresentações e acredito que deveria ter mais projetos ao longo dos semestres.
    3°A Fernanda Vilas,Leticia Neves,Rafael Pereira e Vitor Santos.

    ResponderExcluir
  11. O projeto café cultural foi muito importante para nós, alunos do 3° ano A, pois conhecemos mais sobre as obras literárias brasileiras mais recorrentes no Enem . Tivemos muito trabalho para produzirmos a peça teatral, mas graças a Deus deu tudo certo e nós conseguimos a nota máxima e foi muito bom fazer esse projeto agradecemos aos professores que nos proporcionaram esse grande desafio que nos proporcionou muito conhecimento ...
    Arilma Santos, Marcos Vinicius, Nathalia Santos - 3° A

    ResponderExcluir
  12. Os projetos que o CERS idealizam abrem muito espaço para os alunos inovarem . Esses projetos estimulam a criatividade dos alunos e ainda deixam o processo de aprendizagem mais divertido. Esses projetos ajudam a melhorar a relação entre os alunos dentro das turmas, que acabam si unindo por algo maior. O projeto passado para o 3 ano, alem de algo divertido, foi também importante, pois estudamos para o Enem, a maioria dos livros que o projeto apresentou , ponderam cair no Enem.
    Heitor Amorim 3ºA

    ResponderExcluir
  13. Com o projeto Café Cultural nós do 3E conseguimos conhecer um pouco mais da literatura Brasileira. A nossa obra foi a de Clarice Lizpector A hora da Estrela, a qual a sua atriz principal Macabea conseguiu brilhar apenas na sua morte.Eu gosto muito dessa metodologia de ensino, pois com o projeto conseguimos aprender bastante e adquirimos muitos conhecimentos riquíssimos palavras novas e a oportunidade de interagir com todos. Tamires Santana Ferreira da turma 3 Ano E turno: Vespertino Do Colegio Raphael Serravalle

    ResponderExcluir
  14. O café cultural foi muito bom para desenvolver a criatividade dos alunos.
    Projetos desenvolvem e estimula a criatividade e conhecimento diversos
    Karen de Alcântara Cavalcante 3E

    ResponderExcluir
  15. Os projetos são bastante importante para a conduta do aluno, aprendemos coisas novas, situações do nosso cotidiano que até então desconhecíamos, no CERS tivemos dois projetos são eles: (Sustentabilidade) e (Café Cultural). Neles pudemos demonstrar nosso potencial de trabalhar em equipe e o resultado foram belas apresentações realmente inesperadas. Tanto trabalho e consequentemente concluídos dar-se a entender que temos potencial de alcançarmos aquilo que queremos se demonstramos força de vontade e empenho, no projeto também descobrimos curiosidades que deram uma nova face ao trabalho, e também os temas do projeto são a base da literatura que costumam muito a cair no Enem, isso já serve de estudo e conhecimento consequentemente pra prova.

    Raí Santana, Alana Maniçoba e Cássia Assis 3º E

    ResponderExcluir
  16. O Projeto (Café cultural) trouxe para nós alunos do serravalle em geral conhecimento, e isso é fato. Adquirimos a riqueza da literatura brasileira, o saber destas obras e dos seus autores. Ganhamos a oportunidade de mostrar nossa dedicação e o quanto podemos nos dedicar. Fico grata por ter participado disso, todos foram muito bem. acredito eu que a partir dessa apresentação alguns alunos descobriram dons q talvez não soubessem que tinham e isto é ótimo visto onde estamos (3°Ano) e das respostas que devemos ter ao fim do ano.

    Victória Teixeira (3°A)

    ResponderExcluir
  17. O projeto Café Cultural nos ajudou a adquirir conhecimento sobre as Obras Literárias, nos deu a oportunidade de mostrar o nosso desempenho e a nossa capacidade de trabalhar em equipe. A forma em que cada obra foi apresentada fomos capazes de compreender de uma forma mais legal e produtiva e nos motivou a estudar mais sobre cada tema apresentado.
    Karine Miranda e Luana Laresca 3G

    ResponderExcluir
  18. O projeto café cultural, foi uma ótima recomendação dos professores pois, uniu mais a sala, aprendemos mais sobre as obras literárias que teve um marco muito importante.
    A minha sala ficou com a Obra Memórias Póstumas De Brás Cubas, uma obra interessante. O projeto foi um pouco estressante em algumas partes, principalmente nos ensaios, mais no final deu tudo certo...
    Desiane Souza 3°G

    ResponderExcluir
  19. A cada projeto adquirimos novos aprendizados e novas experiências , seja numa apresentação de dança , canto ou teatro, são experiências que levaremos pra vida.O projeto Café Cultural foi uma grande oportunidade dada aos alunos de se expressarem e expressarem seus talentos,dando provas de competência e união, além de claro,ser uma grande atividade prática que nos faz aprender nos divertindo, tanto nos ensaios quanto nas apresentações.Essa foi uma grande oportunidade nos dada de mostrar nossa competência e criatividade com grandes e belos resultados.
    Lavínia França e Letícia Alcântara 3G

    ResponderExcluir
  20. O Café cultural venho com o intuito de proporcionar os alunos, uma nova experiência na caminhada para o sucesso de diversos alunos. Com as diversas apresentações que ajudou aos alunos um vasto conhecimento sobre a literatura brasileiro e seus diversos autores. Nos deu a honra de mostrar o nosso desempenho e a nossa capacidade de adaptar um livro numa peça literária. E os livros que fizeram parte deste projeto serviu com baseamento para a prova do Enem que ocorrerá daqui a alguns dias. Somos muito agradecido aos professores por ter nos proporcionados este projeto inovador.

    Matheus Rosa e Amanda Alves 3ºG

    ResponderExcluir
  21. O projeto Café cultural nos trouxe um vasto conhecimento na cultura literária brasileira...
    Trazendo a obra muito famosa de Machado de Assis nomeada de Memorias póstumas de Brás Cubas retratando a historia de um defunto autor.A nossa turma mostrou um espírito de união e determinação.
    Alunos:Lucas Alves Brito
    Jean Pereira
    turma G 3 ano

    ResponderExcluir
  22. O projeto Café Cultural influenciou aos alunos a lerem sobre obras literárias e se interessarem por outras obras. Aprendemos sobre a obra proposta, de forma dinâmica, despertando o interesse. A obra Memorias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, retrata a vida de homem rico, de família, que espera morrer para contar sua memórias. Apesar das dificuldades, conseguimos apresentar de forma clara e resumida.
    Alunas: Lorrane Novaes
    Joyce Argolo
    Taís Alencar
    Turma: 3ºG

    ResponderExcluir
  23. Interessante todos os nossos projetos,pois nos atualizamos a respeito de certos livros que por muitos foram esquecidos!

    Ana Carolina Santos 3-B

    ResponderExcluir
  24. O projeto cultural foi de grande importância para nós alunos, nos proporcionando aprendizado e integração com as turmas, em particular, a minha sala foi ótima!! e ficamos muito feliz com nosso resultado!
    Alan Lobo 3 ano B

    ResponderExcluir
  25. O Café cultural nos trouxe um grande conhecimento na cultura literária brasileira. Proporcionando aos alunos, o contato com as grandes obras literárias. E foi uma grande iniciativa de todos os professores .

    Luana Santos
    William Anderson
    3°B

    ResponderExcluir
  26. Foi muito interessante e nos ajudou a relembrar livros importantes que nos ajudaram no enem e o projeto foi ótimo
    Valeria Souza 3B

    ResponderExcluir
  27. O Projeto Café Cultural nos trouxe um grande conhecimento sobre as maravilhosas obras literárias brasileiras, proporcionando aos alunos uma visão diferente sobre a literatura brasileira e os principais autores brasileiros.
    Alessandra Santos 3b
    Laryssa Vitoria 3b

    ResponderExcluir
  28. O projeto CAFÉ CULTURAL foi maravilhoso pelo seguinte fato da união que levou a ''força'' da sala, quando todo mundo trabalha junto é nítido que que o trabalho é realizado com zelo e carinho. O colégio Serra Valle mais uma vez mostra que tem a excelência no que faz, a instrução dada ao aluno é de perfeição. Fiquei muito feliz com o trabalho da minha turma.

    Gabriela Bonfim 3º ano-B

    ResponderExcluir
  29. O projeto "CAFÉ CULTURAL" foi uma excelente escolha que os professores teve , de nos dar essa oportunidade. Meu tema Vidas Secas um ótimo livro de Graciliano Ramos. Lorena Morais 3° C

    ResponderExcluir
  30. Os professores do CERS, juntamente com a coordenação tem feito um trabalho belíssimo com o ensino médio do mesmo, trazendo conciência com o projeto sustentabilidade do 1° e 2° ano e ressaltando o Cafe Cultural que foi o projeto do 3° ano que nos ensinou mais sobre as obras literárias e principalmente o livro Vidas Secas de Graciliano Ramos, que foi o tema que o 3°C teve que trabalhar. ensaiamos bastante e saiu conforme o planejado, espero que continue assim e eu estou satisfeita com o m,eu 3°ano no CERS.
    Fernanda Ribeiro Salomão 3° C

    ResponderExcluir
  31. O café cultural foi um projeto importante para toda turma do 3º ano, pois todos se dedicaram ao ler e conhecer os livros da cultura literária brasileira.
    Matheus Moreira 3º F

    ResponderExcluir
  32. O projeto "CAFÉ CULTURAL" foi uma excelente escolha pois o cafe Cultural nos trouxe um grande conhecimento sobre as maravilhosas obras literárias brasileiras e nos ajudou a relembrar livros importantes que nos ajudaram no enem e o projeto foi ótimo e fomos capazes de compreender de uma forma mais legal e produtiva e nos motivou a estudar mais sobre cada tema apresentado. Reidner Araujo 3 E

    ResponderExcluir
  33. O projeto café cultural trouxe para nós muitas experiências, mostrou como nós alunos devemos valorizar o que aprendemos na sala de aula e serviu de aprendizado, conhecimento para o nosso futuro. O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas traz para nos alunos vários fundamentos a partir da Filosofia,História e Português. Que daqui para frente os alunos do Raphael Serravalle possa levar todas essas experiências não só da apresentação Memórias Póstumas de Brás Cubas mas como as outras apresentações que fora ótimas.

    Jessica Macêdo 3°G

    ResponderExcluir
  34. O café Cultural foi um ótimo projeto, minha turma ficou com o livro Vida Secas de Graciliano Ramos um otimo livro.
    Obtiver um grande aprendizado com este projeto pois, Vidas Secas nos mostrou o quanto é importante valorizamos as coisas que temos.
    Mais enfim o terceiro ano todo esta de parabéns as apresentações foram muito boa.

    Tamara Rasteli, Mariana Monteiro, Ellen Rocha
    3°C

    ResponderExcluir

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada