Reproduzo aqui a matéria da jornalista Flávia Albuquerque,
Repórter da Agência Brasil, Edição de Nádia Franco, com o título:
Educação no Brasil melhora a passos lentos, diz diretor do Banco Mundial
Fiquei
estarrecida com a matéria que retrata a nossa triste realidade, e que testemunho na minha práxis, não só com meus alunos
do Ensino Médio, mas até mesmo com portadores de nível superior. No entanto, não esperava que estivéssemos nesse nível. É o fundo do poço! O Brasil levará 260 anos para que nossos estudantes alcancem o nível de leitura dos países ricos, que na Europa é de 80%, enquanto na África é de 10% e na América Latina e Caribe é de 40%.
Os grifos e a distribuição dos parágrafos em tamanhos menores são nossos, visando contemplar o perfil do nosso público.
Os grifos e a distribuição dos parágrafos em tamanhos menores são nossos, visando contemplar o perfil do nosso público.
Na sequência, leia a matéria do G1 e TV Globo, Brasília - por Guilherme Mazui e Roniara Castilhos, em 28/02/2018, com o título:
Governo
anuncia liberação de R$ 1 bilhão para formação de professores
Em seguida, assista ao vídeo divulgado pela Band News, em 28/02/2018, com o comentário de Priscila Cruz, Presidente do Movimento Todos Pela Educação, com o Título:
Relatório divulgado pelo Banco Mundial revela
atraso na educação do Brasil
“Um relatório divulgado pelo Banco Mundial revela o atraso da educação
no Brasil. Os estudantes brasileiros vão demorar 260 anos para atingir
índice de leitura dos países desenvolvidos. A presidente do Movimento Todos
Pela Educação, Priscila Cruz, fala sobre o assunto”.
Leia
a matéria da Agência Brasil na íntegra:
" O
diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, afirmou hoje (28),
durante o Seminário Aprendizagem:
Realizando o Potencial da Educação, que a educação no Brasil está
melhorando, mas em passos lentos, em uma velocidade na qual demorará muito para alcançar o padrão exigido pela Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE).
"Mas isso também significa que, se reformas forem implementadas no Brasil, como já foram encaminhadas no ensino, no currículo, na formação, na capacitação dos professores e na gestão das escolas, dá para melhorar muito.
"Mas isso também significa que, se reformas forem implementadas no Brasil, como já foram encaminhadas no ensino, no currículo, na formação, na capacitação dos professores e na gestão das escolas, dá para melhorar muito.
Martin Raiser |
Temos
o exemplo do município de Sobral, no Ceará, que já atingiu média maior do que a
estipulada pela OCDE, ao chegar à nota 6,7.
O Brasil já tem experiências que
são tão boas quanto a média da OECD, só que tem muitos que estão muito atrás
dessa boa prática em que alguns já estão avançando", acrescentou Raiser.
Segundo
Raiser, a situação da educação mundial é um pouco preocupante porque, ao mesmo
tempo em que se vê aumento significativo de recursos e alunos entrando na
escola, a melhora na aprendizagem desses alunos é muito menor do que a desejada.
"Muitos
alunos estão indo à escola, mas não sabem responder a questões simples e
principais. A questão agora tem que ser muito mais voltada ao que está acontecendo
dentro da sala de aula para avaliar como
transformar gasto em educação em melhora do aprendizado."
Raiser
reforçou que os baixos resultados obtidos na educação no Brasil e em outros
países onde os índices também são negativos podem ser atribuídos a vários
fatores, entre os quais a própria situação do aluno. "Ele teve acesso a
creche? Tem apoio da sua família? Claro que países com renda mais alta dão mais
oportunidades para as crianças já entrarem na escola com melhor
preparação."
O
diretor do Banco Mundial destacou ainda outro aspecto influenciador dentro da
sala de aula. "O professor está bem
formado, capacitado? Recebe os
insumos necessários para ter um bom desempenho? Ele tem incentivos? É
preciso avaliar se o mal professor recebe orientação ou continua fazendo um
trabalho inferior", questionou.
O
terceiro ponto colocado por Raiser é a
gestão e a necessidade de a escola
ter um bom diretor, avaliando se o gestor recebe o apoio adequado e
capacitação. "Tudo isso tem mais a ver com boas práticas de gestão do que com recursos", disse.
Fonte: Agência Brasil. Edição: Nádia Franco. São Paulo,
28/02/2018
Governo anuncia liberação de R$ 1 bilhão para formação de professores
Em véspera de eleição, sabemos muito bem qual vai ser o destino do dinheiro. Os bandidos de todas facções serão os únicos beneficiados.
Relatório divulgado pelo Banco Mundial revela atraso na educação do Brasil
“Um relatório divulgado pelo Banco Mundial revela o atraso da educação no Brasil. Os estudantes brasileiros vão demorar 260 anos para atingir índice de leitura dos países desenvolvidos. A presidente do Movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, fala sobre o assunto”.
Imagem 2 - Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil
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