sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Homenagem a Todas as Crianças: a menina Malala Yousafzai é a vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2014, junto com Kailash Satyarthi, que combate o trabalho infantil

"Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo."

"A educação é a única solução. A educação em primeiro lugar".


"Vamos pegar nossos livros e canetas, eles são as nossas armas mais poderosas".   
"Nossos livros e nossos lápis são as nossas melhores armas".

"Para mim, o melhor modo de lutar contra o terrorismo e o extremismo é fazer uma coisa simples: educar a próxima geração". 
"Acredito que alcançarei este objetivo porque Alá está comigo, Deus está comigo e salvou a minha vida".
"Vou ser política no futuro. Quero mudar o futuro do meu país e quero que a educação seja obrigatória".
"Eu espero que chegue o dia em que o povo do Paquistão seja livre, tenha seus direitos, paz e que todas as meninas e crianças vão à escola".Malala Yousafzai.
 Malala e Kailash Satyarthi Vencem o Nobel da Paz 2014
O Prêmio Nobel da Paz de 2014 foi anunciado nesta sexta-feira, 10 de Outubro, pelo Comitê Nobel, contemplando dois militantes dos direitos das crianças: a menina paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos, e o indiano Kailash Satyarthi, de 60 anos, no valor de  $1,1 milhão de dólares

Ao anunciar os vencedores, o Presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Thorbjoern Jagland, disse que Malala e Satyarthi foram recompensados pela luta contra a opressão de jovens e crianças e pelo direito à educação. “As crianças devem ir à escola e não serem exploradas no trabalho”,  disse. 
Quem é Malala Yousafzai
A paquistanesa tornou-se conhecida após ser perseguida pelo grupo Talibã paquistanês, por defender o direito das mulheres à educação e a valorização da mulher.  

O Talibã tomou o controle do vale do Swat, onde ela vivia com sua família, no norte do Paquistão, pais situado no continente asiático. Entre as primeiras providências que tomaram foi a destruição de escolas que admitiam mulheres. O pai de Malala era dono de uma dessas escolas. 
A menina  que foi criada  em meio aos livros recusou-se a permanecer em silêncio e levantou a voz, lutando pelo seu direito à educação.  Mas em 9 de outubro de 2012, foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus, quando  voltava da escola.  

Foi levada para se tratar na Inglaterra, e a recuperação milagrosa  a levou do Paquistão para as salas das Nações Unidas, em Nova York. Na Inglaterra criou um blog publicado pela BBC, onde defendia suas ideias.  Os posts para a BBC duraram apenas alguns meses, mas deram notoriedade à menina. 
Malala admitiu que a Inglaterra causou em sua família uma grande impressão, "especialmente em minha mãe, porque nunca havíamos visto mulheres tão livres, que vão a qualquer mercado sozinhas e sem homens, sem os irmãos ou os pais".
Ela deu entrevistas a diversos canais de TV e jornais, participou de um documentário e foi indicada ao Prêmio Internacional da Paz da Infância em 2011. Na época, ela não ganhou – mas foi laureada com o mesmo prêmio em 2013. Aos dezesseis anos,  tornou-se  um símbolo global de protesto pacífico,  e a pessoa mais jovem a receber o Nobel nos 114 anos de história da premiação. 
Malala, que era uma das favoritas para ganhar o prêmio no ano passado, foi “à escola, como de costume”,  nesta sexta-feira em Birmingham, na Inglaterra, onde mora e estuda. A jovem já ganhou o Prêmio Internacional da Anistia, Prêmio da Paz Internacional da Criança e o Prêmio Sakharov do Parlamento Europeu. 

A ONU proclamou o dia 12 de Julho, data do aniversário da menina, como o Dia de Malala.  O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, parabenizou Malala e afirmou que ela é “orgulho do país”.

Assista ao vídeo, com legenda em português, com o discurso de Malala na ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, Estados Unidos.


Vídeo: Menina Baleada Pelo Talibã Pede Educação para Todos Durante Discurso na ONU  http://www.youtube.com/watch?v=5AQ4ntuUjFk


Quem é Kailash Satyarthy 


O outro vencedor do Nobel da Paz 2014, o ativista indiano Kailash Satyarthy,  abandonou a engenharia há 25 anos, e começou sua luta contra a exploração do trabalho infantil. 

Reconhecido por sua luta  pelos direitos das crianças, ele já libertou mais de 80 mil menores de diversas formas de servidão e os ajudou no processo de reabilitação através de sua organização - Bachpan Bachao Andolan. Após receber o prêmio, o indiano afirmou que é um reconhecimento de seu trabalho e que sua causa agora ganha mais força.
Kailash Satyarthy, com crianças indianas
— Agradeço ao Comitê do Nobel por este reconhecimento do sofrimento de milhões de crianças, disse Satyarthi, acrescentando que estava “encantado” com a notícia. 
"Algo que nasceu e cresceu  na Índia, agora é um movimento mundial contra o trabalho infantil. Sinto que as pessoas vão prestar mais atenção à causa das crianças no mundo", disse Kailash Satyarthy    

O Que é o Prêmio  Nobel da Paz

O Nobel da Paz é um dos cinco Prémios Nobel, criado pelo inventor da dinamite, o  sueco Alfred Nobel. A sua primeira entrega foi em 1901. 

Os prêmios de Física, Química, Fisiologia ou Medicina e Literatura são entregues anualmente em Estocolmo, capital da Suécia, país situada no continente europeu, sendo o Nobel da Paz atribuído em Oslo, capital da Noruega e vizinho da Suécia. É o único  que é entregue fora de Estocolmo,  por decisão do criador dos prêmios, o magnata sueco Alfred Nobel.

De acordo com a vontade de Alfred Nobel, o prêmio deveria distinguir "a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz".

Trabalho infantil
Ao contrário dos outros prêmios Nobel, o Nobel da Paz pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas num processo de resolução de problemas, pela paz e fraternidade.
O Comité Nobel norueguês, cujos membros são nomeados pelo Parlamento norueguês, tem a função de escolher o ganhador do prêmio, que é entregue pelo seu presidente, atualmente o ex-primeiro-ministro, ex-ministro dos negócios estrangeiros, ex-presidente do Stortinget (parlamento) e atual Secretário-Geral do Conselho da Europa,  Sr. Thorbjørn Jagland. 

Saiba mais sobre o Direito das Crianças. Clique: 

"Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha". Música Deveres e Direitos. Poema Musical é Bom Ser Criança, de Toquinho. Atividades

  http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2014/10/os-direitos-das-criancas-segundo-ruth.html

MAPA POLÍTICO DO CONTINENTE ASIÁTICO

Localize a Índia e o Paquistão, países dos ganhadores do Premio Nobel da Paz 2014



FONTE: http://www.zonu.com/fullsize/2009-11-18-11171/Mapa-Politico-de-Asia.html
Vamos praticar? Localize o Paquistão (Pakistan) e a Índia no mapa. Os dois são vizinhos e estão na cor verde. 
Referências
Editora Companhia das Letras. 
Blog da Companhia das Letras
O Globo

Nobel da Paz

Todas as imagens são do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada