sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Visite um Castelo Medieval Sem Sair do Brasil. Os castelos de pedras e de madeira, construções rústicas, frias e desconfortáveis

Castelo de pedra com suas torres altas
Durante a Idade Média (séculos V ao XV)   
milhares de castelos foram construídos na  
Europa. Era uma época de muitas 
guerras. Os Senhores feudais (nome 
dado aos proprietários de terras), reis
 e outros nobres preocupavam-se
com a segurança e proteção de 
suas residências, bens e familiares. 
Os primeiros  castelos  eram  muito 
simples, rústicos e feitos de madeira. 
O piso era de terra batida e não 
havia nenhum  luxo e conforto. 
A partir do século XI, a arquitetura  dos castelos  mudou completamente. 
Castelo de madeira
Eles passaram a ser construído de blocos de pedra. Tornaram-se, portanto, muito  mais 
resistentes.  Eram erguidos em regiões altas, pois assim ficava mais fácil  visualizar a chegada dos inimigos. 
Um castelo demorava, em média, de dois a sete anos para ser construído. A arquitetura  estava diretamente ligada às funções da construção. Em volta do castelo medieval, havia  um fosso de água.  Esta estratégia era importante para dificultar a penetração dos inimigos durante uma batalha. 
Eram cercados por muralhas e possuíam torres muito altas, onde ficavam posicionados arqueiros e outros  guerreiros para proteger seus habitantes de ataques inimigos.  O calabouço era outra  área importante, pois nele os reis e senhores feudais mantinham presos os bandidos, marginais ou  inimigos capturados. 
Muitos  castelos possuíam passagens subterrâneas para que, num momento de invasão, seus moradores pudessem fugir.  Por dentro, o castelo medieval era frio e rústico, ao contrário do luxo mostrado em muitos filmes  sobre a Idade  Média 
Os cômodos eram  enormes e  em grande quantida 
Grande parte destas construções antigas  ainda  são encontradas em países como:  Portugal,  França, Inglaterra, Alemanha, etc, na  Europa, porém foram transformados em  hotéis, museus ou  pontos turísticos. 

Que tal visitar um castelo medieval sem sair do Brasil?
É exatamente isso que você vai encontrar ao visitar o Instituto Ricardo Brennand. Trata-se de um complexo formado por museu, pinacoteca e galeria de arte, abrigado em um belíssimo castelo com arquitetura medieval no estilo Tudor situado no bairro da Várzea em Recife — PE.
O instituto foi fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, célebre por possuir um dos maiores acervos de armas brancas do mundo. São mais de 3000 peças, provenientes principalmente da Europa e da Ásia, categorizadas como: 1)      Caça,       2)      Guerra (defensivas e ofensivas),    3)      Proteção pessoal e  4)      Exibição. Confira as fotos: 




Fonte: http://hypescience.com/que-tal-visitar-um-castelo-medieval-sem-sair-do-brasil/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29


Atividades 

1. Você já visitou algum castelo  ? ^Onde  fica ? Você achou bonito ?  Descreva'o para nós. 
2. Escolha uma imagem deste post e crie uma historinha sobre castelos medievais, com Senhores feudais, reis, rainhas, guerreiros, invasores. 
Referências 
Castelos medievais        http://www.suapesquisa.com/pesquisa/castelos_medievais.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada