Sugestões de atividades com gêneros textuais e produção
textual pelos alunos
Toda forma de linguagem é comunicação, neste sentido, as
Diretrizes Curriculares/2007 apontam três práticas no estudo da língua
portuguesa: a oralidade, a escrita e a leitura, tarefas de todas as áreas. Valorizar recursos orais ou escritos, alternar atividades, ajudam o aluno a se instrumentalizar para escolhas que respeitem as
variantes linguísticas de uso formal do vernáculo, nas práticas sociais.
A variação linguística refere-se às inúmeras manifestações e possibilidades da fala, presentes nos distintos papeis sociais: de pai, mãe, filho, avó, tio, professor, autoridades. Num diálogo entre mãe e filho, avós e netos, por exemplo, verificamos características linguísticas que marcam esses papeis. Esta variação pode ser trabalhada nos textos apresentados aos alunos, abordando a relação entre geração mais velha /geração mais nova, por exemplo, com a utilização da linguagem formal e informal.
É importante trabalhar a noção do valor social atribuído a essas variações, e ajudá-los a construir posturas não-preconceituosas em relação a usos linguísticos distintos dos seus. É com estas perspectivas que sugerimos os gêneros textuais abaixo, para os nossos colegas.Outra postagem com outros gêneros virá. Aguardem!
A variação linguística refere-se às inúmeras manifestações e possibilidades da fala, presentes nos distintos papeis sociais: de pai, mãe, filho, avó, tio, professor, autoridades. Num diálogo entre mãe e filho, avós e netos, por exemplo, verificamos características linguísticas que marcam esses papeis. Esta variação pode ser trabalhada nos textos apresentados aos alunos, abordando a relação entre geração mais velha /geração mais nova, por exemplo, com a utilização da linguagem formal e informal.
É importante trabalhar a noção do valor social atribuído a essas variações, e ajudá-los a construir posturas não-preconceituosas em relação a usos linguísticos distintos dos seus. É com estas perspectivas que sugerimos os gêneros textuais abaixo, para os nossos colegas.Outra postagem com outros gêneros virá. Aguardem!
Objetivos: 1) Desenvolver o gosto pela leitura e
produção de textos; 2) aprender a produzir textos nas
linguagens oral e escrita, individual e
coletivamente; 3) identificar as diferentes
formas de linguagens: oral, escrita, audiovisual.
Público alvo: alunos
do ensino fundamental e médio. Duração: todo o período letivo.
Veja o post mais acessado deste blog sobre mitos, lendas, fábulas...
África e Herança Cultural: histórias, contos e lendas africanas. Lendas dos Orixás, deuses da África. Instrumentos musicais de origem africana
Conheça os gêneros textuais abaixo: bilhete, carta, E-mail, anúncio,
propaganda, outdoor, biografia, bula de remédio
propaganda, outdoor, biografia, bula de remédio
Sempre que escrevemos para alguém que está
distante de nós estamos nos correspondendo. Há varias formas de
correspondência:o bilhete, a carta, o telegrama, o Email, que em inglês significa correio eletrônico, que é um tipo de correspondência feita através do computador.
Você conhece o bilhete, a carta... ? Quer aprender a escrever ? Eles envolvem o remetente (a pessoa que está enviando) e o destinatário (a pessoa que vai receber). Vamos conhecer.
I) A Carta - escrevemos o local e a data na primeira linha; uma saudação na segunda; a partir da terceira o assunto , que é livre, pois geralmente depende do que você deseja comunicar. O tamanho do texto pode ser médio ou longo. Portanto, a carta tem:
-Local e dada: Salvador, Bahia, 05 de Agosto de 2013
-Saudação ao destinatário: Querida mana Jô,
-Assunto: Aqui, tudo em paz, graças a Deus, embora faça muito calor. Como está você e todos aí, em São Paulo? Esperamos que estejam com saúde. Lu está noiva. Graças a Deus vai desencalhar. kkkk ! Zeca comprou uma casa. Está muito feliz. Vai se mudar na próxima semana. Lucas comprou uma bicicleta e João arrumou emprego. Mamãe e papai estão muito alegres e querem que você venha no Natal. Todos nós queremos. Sem mais, no momento.
-Despedida: Lembranças a todos aí.
Agora, preencha o envelope: coloque na frente o nome completo do destinatário, ou seja, a pessoa que vai receber a carta; o endereço completo dela (rua, número, bairro, cidade, estado, país e o CEP - código de endereço postal) . Atrás do envelope coloque o endereço completo do remetente ( quem está enviando a carta): rua, número, bairro, cidade, estado, país, CEP. Vá ao correio para enviar. Leve o dinheiro. Veja a frente e o verso de um envelope (destinatário na frente e remetente no verso, atrás).
II - O Bilhete - o bilhete é uma mensagem curta e informal, que recebemos ou enviamos para pedir, agradecer, oferecer, informar, desculpar ou perguntar algo a alguém.
Num bilhete temos:
1 – Destinatário: Nome de quem receberá o bilhete.
2 – Saudação: 3 – a Mensagem (assunto) 4 – Despedida
5 – Remetente: Nome de quem mandou o bilhete 6- Local e Data.
Deve-se colocar o nome do destinatário (quem irá receber) e do emissor (quem está enviando). Lu recebeu o seguinte bilhete de Karina:
Oi Lu, tudo bem? (saudação e destinatário)
Hoje é o aniversário de Jô. Faremos uma surpresa para ela. Combinamos de nos encontrar na casa de Karol, depois da aula. Esteja lá, viu ? ( a mensagem)
Beijos ! Karina , 12/08/13 (despedida, remetente e data).
Veja esse outro bilhete. Leia com atenção e depois responda as perguntas.
Praticando: Responda:1) Quem escreveu o bilhete (remetente)? 2) Para quem foi escrito (destinatário)? 3) Qual o pedido do bilhete (assunto)? Como foi a despedida? Quando e onde foi escrito o bilhete? (local e data).
Produzindo um texto
Se você fosse Lu, o que responderia? Escreva um bilhete-resposta no seu caderno.Veja esse outro bilhete. Leia com atenção e depois responda as perguntas.
Destinatário
Corpo do texto
(assunto)
Despedida
Remetente
Local e data
|
Zeca,
Fui à casa da vovó Lili. Ao levantar-se, por favor,
arrume seu quarto, escove os dentes, lave o rosto e tome seu café. Volto
antes do meio dia.
Beijinhos
Mamãe.
Salvador, 12/08/13
|
III - O Email: (é uma palavra de origem inglesa. E= eletrônico; mail = correio. Correio eletrônico). É um gênero eletrônico escrito através do computador, com a ajuda da Internet, cujas características lembram as de bilhetes e cartas, embora possam transmitir qualquer mensagem.
A praticidade é uma grande vantagem deste gênero textual. Você tem E-mail ? Comunica-se por Email ? Gosta ? Qual a sua opinião ?
A praticidade é uma grande vantagem deste gênero textual. Você tem E-mail ? Comunica-se por Email ? Gosta ? Qual a sua opinião ?
Os Carteiros
Abrir uma carta,
o coração batendo,
é precioso ritual.
O que terá dentro?
Um convite, um aviso,
uma palavra de amor
que atravessou oceanos
para sussurrar em meu ouvido?
São como conchas as cartas,
guardam o barulho do mar,
o ar das montanhas.
Para mim os carteiros
são quase sagrados,
unicórnios ou magos
no meio dessa vida barulhenta.
Autora: MURRAY, Roseana. Artes e Ofícios. São Paulo: FTD, 1990. p.50.
Praticando: 1. Você gostou dessa poesia sobre os carteiros ? Quem é a autora ? 2. Como a autora descreve as cartas ? 3. Como ela descreve os careteiros ? 4. Entreviste um familiar, um amigo, um colega. Pergunte:
a) Você gosta de receber cartas? Você as recebe?
b) O que é melhor: receber uma carta ou um telefonema? Por quê?
c) Quando você recebe uma carta, o que sente?
IV - Jornal - é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que aconteceram no lugar onde moramos, no nosso Estado, no nosso país e no mundo.
Você sabe ler um jornal? - Às vezes usamos um jornal para fazer pesquisas e trabalhos e nem sabemos como manuseá-lo, como encontrar as notícias. Existem jornais de diversos tipos, mas todos eles têm formas parecidas: páginas soltas, encaixadas umas às outras.
É preciso manuseá-los com cuidado para não desmontá-los. Escolha um jornal publicado na sua cidade. Leia os jornais e as revistas da biblioteca da escola. Observe: Nome do jornal ou da Revista. Data de publicação. Número de páginas e cadernos do jornal. Número da Edição.
É preciso manuseá-los com cuidado para não desmontá-los. Escolha um jornal publicado na sua cidade. Leia os jornais e as revistas da biblioteca da escola. Observe: Nome do jornal ou da Revista. Data de publicação. Número de páginas e cadernos do jornal. Número da Edição.
V - Anúncio- Quando queremos comprar, vender, encontrar alguma coisa, escrevemos um anúncio. O anúncio pode ser escrito ou falado. Ele pode aparecer em jornais (classificados), revistas, folhetos, cartazes de rua, na televisão, no rádio e até no cinema. Nem todos os anúncios são confiáveis. Existem anúncios falsos, que escondem o mal que o uso de um produto pode causar.
Pratique: Recorte e cole um anúncio no seu caderno. Avalie e dê sua opinião sobre o anúncio que você escolheu. 1) Que produto está sendo anunciado? 2) Que palavras são importantes para chamar a atenção sobre o produto 3) Você compraria esse produto? Por quê? 4) O anúncio é confiável? Por quê?
VI -Propaganda ou Publicidade ou Peça Publicitária
Propaganda é o conjunto de técnicas destinadas a influenciar opiniões. É desenvolvida por meio de veículos de comunicação e pode falar sobre idéias, produtos ou serviços.
a) Qual é o serviço anunciado?
b) E o público-alvo do anúncio? (a quem se destina);
c) qual o veículo de comunicação usado para a divulgar o serviço?
Para se criar uma propaganda, temos de observar os seguintes itens:
b) E o público-alvo do anúncio? (a quem se destina);
c) qual o veículo de comunicação usado para a divulgar o serviço?
Para se criar uma propaganda, temos de observar os seguintes itens:
1)
Púbico-alvo ( a quem se destina); 2) Qual o produto a ser oferecido? 3) Qual veículo de
comunicação será usado? 4) Que linguagem será utilizada? (formal, impessoal);
5) Tempo disponível (TV e rádio) ou espaço na imprensa escrita - quantos
caracteres). 6) Criação de um slogan (frase marcante e de fácil memorização que
mostra as qualidades de um produto ou de um serviço).
Ex: Bom e barato, é aqui !
Ex: Bom e barato, é aqui !
VII - Outdoor - é um cartaz enorme que anuncia produtos, eventos, ideias. São colocados em locais de muita visibilidade e movimentação: ruas, avenidas, rodovias.
No outdoor tem o nome do anunciante, o endereço, o tipo e a data da promoção ou do evento.
A palavra outdoor é de origem inglesa. Out= fora, do lado de fora, na rua; door = porta. Entretanto, a palavra em inglês para qualquer propaganda (painel, letreiro luminoso, letreiro em parede, muro etc.) exposta ao ar livre, é billboard.
Mas os brasileiros usam a palavra outdoor para essas propagandas ao ar livre. Observe o modelo acima. O que você anunciaria no seu outdoor ? Escreva o anúncio no caderno, com o título: Meu outdoor. Sucesso !
Mas os brasileiros usam a palavra outdoor para essas propagandas ao ar livre. Observe o modelo acima. O que você anunciaria no seu outdoor ? Escreva o anúncio no caderno, com o título: Meu outdoor. Sucesso !
VIII
- Biografia - é a
história da vida de uma pessoa, e relata vários momentos marcantes de sua
existência. Leia a biografia do líder negro Nelson Mandela. Ele foi o primeiro Presidente negro da África do Sul, um país racista, onde os negros eram muito maltratados. Veja
neste blog sua biografia.
Filmes sobre a vida de Mandela. 18 de Julho, Dia Internacional de Nelson Mandela. Poema A Canção dos Povos
IX - A
bula de remédio - tem a intenção de fornecer ao paciente informações sobre o medicamento que ele está usando. Ela vem junto com a caixa do remédio. Traz sua composição, contra-indicações, dosagem,
reações, precauções e outras informações do medicamento. Conheça o remédio que você usa. Leia sempre sua bula.
Faça uma revisão dos textos que você escreveu. Siga: Orientações para Produção de Texto, CJK AULA DE REDAÇÃO Profª Andréia Cristina Berretta. Clique no link:
http://www.slideshare.net/profdeia/orientaes-para-produo-de-texto-6712223
Amplie seus conhecimentos. Veja também:Faça uma revisão dos textos que você escreveu. Siga: Orientações para Produção de Texto, CJK AULA DE REDAÇÃO Profª Andréia Cristina Berretta. Clique no link:
http://www.slideshare.net/profdeia/orientaes-para-produo-de-texto-6712223
Gêneros e Produção Textuais: convite, rimas, charges, poemas
Portal do Professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014231.pdf
Imagens do Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada