terça-feira, 13 de agosto de 2013

Gêneros Textuais: Carta, Bilhete, Email, jornal, anúncio, propaganda, outdoor, biografia, bula de remédio. Produção textual


Sugestões de atividades com gêneros textuais e produção textual pelos alunos
Toda forma de linguagem é comunicação, neste sentido, as Diretrizes Curriculares/2007 apontam três práticas no estudo da língua portuguesa: a oralidade, a escrita e a leitura, tarefas de todas as áreas. Valorizar recursos  orais ou escritos,  alternar  atividades, ajudam o aluno a se  instrumentalizar  para  escolhas que respeitem as variantes linguísticas de uso formal do vernáculo,  nas práticas sociais. 
A variação linguística refere-se às inúmeras manifestações e possibilidades da fala, presentes nos distintos  papeis sociais: de pai, mãe, filho, avó, tio, professor, autoridades. Num diálogo entre mãe e filho, avós e netos, por exemplo, verificamos características linguísticas que marcam esses papeis. Esta variação pode ser trabalhada nos textos apresentados  aos alunos, abordando a relação entre  geração mais velha /geração mais nova, por exemplo, com a utilização da linguagem formal e informal. 
É importante trabalhar a noção do valor social atribuído a essas variações, e ajudá-los a construir  posturas não-preconceituosas em relação a  usos linguísticos distintos dos seus.   É com estas perspectivas que sugerimos  os gêneros textuais abaixo, para os nossos colegas.Outra postagem com outros gêneros virá. Aguardem!


Objetivos: 1)  Desenvolver o gosto pela leitura e produção de textos; 2)  aprender a produzir  textos nas  linguagens oral e escrita, individual e     coletivamente; 3)  identificar as diferentes formas de linguagens: oral, escrita, audiovisual.
Público alvo: alunos do ensino fundamental e médio. Duração: todo o período letivo.
Conheça os gêneros textuais abaixo:  bilhete, carta, E-mail, anúncio, 

propaganda, outdoor, biografia, bula de remédio

Sempre que escrevemos para alguém que está distante de nós estamos nos correspondendo. Há varias formas de correspondência:o  bilhete, a carta, o telegrama,  o Email,  que em inglês significa correio eletrônico,  que é um tipo de  correspondência feita através do computador.
Você  conhece  o  bilhete, a carta... ?  Quer  aprender a   escrever ?  Eles  envolvem  o remetente (a pessoa que está enviando)  e o destinatário  (a pessoa que vai receber). Vamos conhecer. 
I) A  Carta -  escrevemos o local e a data na primeira linha; uma saudação na segunda; a partir da terceira  o assunto , que é livre, pois geralmente depende do que você deseja comunicar. O tamanho do texto  pode  ser médio ou longo. Portanto, a carta tem:     
-Local e dada:            Salvador, Bahia, 05 de Agosto de 2013
-Saudação ao destinatário:         Querida mana Jô,               
-Assunto:    Aqui,  tudo em paz, graças a Deus, embora faça muito calor. Como está você  e todos aí,  em São Paulo? Esperamos que estejam com saúde. Lu está noiva. Graças a Deus vai desencalhar. kkkk !  Zeca comprou uma casa. Está muito feliz. Vai se mudar na próxima semana. Lucas comprou uma bicicleta e João arrumou emprego. Mamãe e papai estão muito alegres e querem que você venha no Natal. Todos nós queremos. Sem mais,  no momento.  
-Despedida:  Lembranças a todos aí.
Assinatura do  remetente: Bjs, Karina.
Agora, preencha o envelope: coloque na frente  o nome completo do destinatário, ou seja, a pessoa que vai receber a carta;  o endereço completo dela (rua, número, bairro, cidade, estado, país e o CEP - código de endereço postal) .  Atrás do envelope coloque o  endereço  completo do remetente ( quem está enviando a carta): rua, número, bairro, cidade, estado, país, CEP. Vá ao  correio para enviar.  Leve o dinheiro. Veja a frente e o verso de um envelope (destinatário na frente e remetente no verso,  atrás). 

Produzindo  um texto: com a ajuda da professora,  experimente escrever cartas entre os colegas. Escolha para quem você vai escrever. Troque os endereços. Dirija-se ao Correio e coloque as cartas. Veja se as cartas  chegam  aos destinatários. 

II - O Bilhete -  o bilhete é uma mensagem curta e informal,   que recebemos ou enviamos para pedir, agradecer, oferecer, informar,  desculpar ou perguntar algo a alguém.  
Num bilhete temos:
1 –   Destinatário: Nome de quem receberá o bilhete.
2 –   Saudação:    3 –   a Mensagem (assunto)   4 –   Despedida
5 –   Remetente: Nome de quem mandou o bilhete      6-   Local e  Data.
Deve-se colocar o nome do destinatário (quem irá receber)  e do emissor (quem está enviando).  Lu  recebeu o seguinte bilhete de Karina: 
Oi Lu,  tudo bem?     (saudação e destinatário)                      
Hoje é o aniversário de Jô. Faremos uma surpresa para ela.  Combinamos de nos encontrar na casa de Karol, depois da aula. Esteja lá, viu ?   ( a mensagem)
 Beijos !  Karina ,  12/08/13  (despedida, remetente e data).

 Produzindo  um texto

 Se você fosse  Lu,  o que  responderia? Escreva  um  bilhete-resposta no  seu caderno.
Veja esse outro bilhete. Leia com atenção e depois responda as perguntas.

Destinatário

Corpo do texto
(assunto)

Despedida
Remetente
Local e data
Zeca,
Fui à casa da vovó Lili. Ao levantar-se, por favor, arrume seu quarto, escove os dentes, lave o rosto e tome seu café. Volto antes do meio dia.
Beijinhos
Mamãe.
Salvador, 12/08/13
Praticando: Responda:1)  Quem escreveu o bilhete (remetente)?     2) Para quem foi escrito (destinatário)?  3) Qual o pedido do bilhete (assunto)? Como foi a despedida? Quando e onde foi escrito o bilhete? (local e data). 
III - O Email: (é uma palavra de origem inglesa. E= eletrônico; mail = correio. Correio eletrônico).  É um gênero eletrônico escrito através do computador,  com a ajuda da Internet,  cujas características lembram as de bilhetes e cartas, embora possam transmitir qualquer mensagem.
 A praticidade é uma grande vantagem deste gênero textual. Você tem E-mail ? Comunica-se por Email ? Gosta ? Qual a sua opinião ?

Os Carteiros 

                                                                         
Abrir uma carta,
o coração batendo,
é precioso ritual.

O que terá dentro?
Um convite, um aviso,
uma palavra de amor
que atravessou oceanos
para sussurrar em meu ouvido?

São como conchas as cartas,
guardam o barulho do mar,
o ar das montanhas.

Para mim os carteiros
são quase sagrados,
unicórnios ou magos
no meio dessa vida barulhenta.


Autora: MURRAY, Roseana. Artes e Ofícios. São Paulo: FTD, 1990. p.50.

Praticando: 1. Você gostou dessa poesia sobre os carteiros ? Quem é a autora ? 2. Como a autora descreve as cartas ?  3. Como ela descreve os careteiros ? 4. Entreviste um familiar, um amigo, um colega. Pergunte: 
a) Você gosta de receber cartas? Você as recebe?
b) O que é melhor: receber uma carta ou um telefonema? Por quê?
c) Quando você recebe uma carta, o que sente?

IV - Jornal - é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que aconteceram no lugar onde moramos, no nosso Estado, no nosso país e no mundo.

Você sabe ler um jornal? - Às vezes usamos um jornal para fazer pesquisas e trabalhos e nem sabemos como manuseá-lo, como encontrar as notícias. Existem jornais de diversos tipos, mas todos eles têm formas parecidas: páginas soltas, encaixadas umas às outras. 

É preciso manuseá-los com cuidado para não desmontá-los. Escolha um jornal publicado na  sua cidade. Leia os jornais e as revistas da biblioteca da escola.   Observe: Nome do jornal ou da Revista.  Data de publicação.  Número de páginas e cadernos do jornal.  Número da Edição. 

V - Anúncio- Quando queremos comprar, vender, encontrar alguma coisa, escrevemos um anúncio. O anúncio pode ser escrito ou falado. Ele pode aparecer em jornais (classificados), revistas, folhetos, cartazes de rua, na televisão, no rádio e até no cinema. Nem todos os anúncios são confiáveis. Existem anúncios falsos, que escondem o mal que o uso de um produto pode causar.


Pratique:  Recorte e cole um anúncio no seu caderno. Avalie e dê sua opinião sobre o anúncio que você escolheu. 1) Que produto está sendo anunciado?  2) Que palavras são importantes para chamar a atenção sobre o produto 3) Você compraria esse produto? Por quê?  4) O anúncio é confiável? Por quê? 

VI -Propaganda ou Publicidade ou Peça Publicitária 

Propaganda é o conjunto  de técnicas destinadas a influenciar opiniões. É desenvolvida por meio de veículos de comunicação e pode falar sobre  idéias, produtos ou serviços.  Observe a propaganda, abaixo e responda:

a) Qual é o serviço anunciado?
 b) E o  público-alvo do anúncio? (a quem se destina); 
c) qual  o veículo de comunicação  usado para a divulgar o serviço? 
Para se criar uma propaganda, temos de observar os seguintes itens:

1) Púbico-alvo ( a quem se destina); 2) Qual  o produto a ser oferecido? 3) Qual veículo de comunicação será usado? 4) Que linguagem será utilizada? (formal, impessoal); 5) Tempo disponível (TV e rádio) ou espaço  na imprensa escrita - quantos caracteres). 6) Criação de um slogan (frase marcante e de fácil memorização que mostra as qualidades de um produto ou de um serviço). 
Ex: Bom e barato,  é aqui ! 

VII - Outdoor -  é um  cartaz  enorme que anuncia produtos, eventos, ideias. São colocados em locais de muita visibilidade e movimentação: ruas, avenidas, rodovias. 
No outdoor tem  o nome do anunciante, o endereço, o tipo e a data da promoção ou do  evento.

A palavra outdoor é de origem inglesa. Out= fora, do lado de fora, na rua; door = porta. Entretanto, a palavra em inglês para qualquer propaganda (painel, letreiro luminoso, letreiro em parede, muro etc.) exposta ao ar livre, é billboard.  

Mas os brasileiros usam a palavra outdoor para essas  propagandas ao ar livre.  Observe o modelo acima.   O que  você anunciaria no  seu outdoor  Escreva o anúncio no caderno, com o título: Meu outdoor. Sucesso ! 
VIII - Biografia  - é a história da vida de uma pessoa,  e relata vários momentos marcantes de sua existência.  Leia a biografia do líder negro Nelson Mandela. Ele foi  o primeiro Presidente negro da  África do Sul, um país racista, onde os negros eram muito maltratados. Veja neste blog  sua biografia. 


Filmes sobre a vida de Mandela. 18 de Julho, Dia Internacional de Nelson Mandela. Poema A Canção dos Povos


IX A bula de remédio - tem a intenção de fornecer ao paciente  informações  sobre o medicamento que ele está usando. Ela vem junto com a caixa  do remédio. Traz sua  composição, contra-indicações, dosagem, reações, precauções e outras informações do medicamento. Conheça o remédio que você usa. Leia sempre  sua bula. 

Faça uma revisão dos textos que você escreveu. Siga:  Orientações para Produção de Texto, CJK AULA DE REDAÇÃO Profª Andréia Cristina Berretta. Clique no link:
http://www.slideshare.net/profdeia/orientaes-para-produo-de-texto-6712223

Amplie seus conhecimentos. Veja também:

Gêneros e Produção Textuais: convite, rimas, charges, poemas



Site Consultado 
Portal do Professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014231.pdf
Imagens do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada