sexta-feira, 26 de abril de 2013

Redes urbanas: conurbação, metrópoles e megalópoles.Região Metropolitana. Cidades planejadas e cidades espontâneas. As 12 maiores cidades do mundo



Este post quer ajudá-lo a entender a classificação,  a hierarquia  e as funções das cidades e a forma como nelas vivemos. 
A explosão demográfica, ou seja, o crescimento exagerado da população mundial, trouxe graves problemas para a vida nas grandes cidades. Para  identificá-los,   começaremos por tentar  entender os conceitos abaixo: 

Redes urbanas - considerando-se que as cidades não estão isoladas, mas mantêm  relações com outras, percebe-se  uma  hierarquia entre os  diversos centros urbanos, de acordo com a variedade de serviços que oferecem à população, ou seja, a importância e a influência econômica que uma cidade exerce  sobre  as outras.

Para entender  os significados dos conceitos de   Conurbação, Metrópoles e  Megalópoles temos que    levar em consideração que a expansão horizontal de uma área urbana, a qual  efetivamente  forma  a cidade, resulta  dessa mistura entre os vários grupos populacionais que se juntam  e se  misturam, de modo que seus limites geográficos mal podem ser distinguidos, ou seja, quase não percebemos onde começa e onde termina uma cidade ao longo de uma  determinada área geográfica.  

A esse fenômeno dá-se o nome de conurbação e é ele que gera as metrópoles.   Vamos entender melhor esses conceitos, baseando-nos no dicionário do Aurélio (edição 1985) e outras fontes pesquisadas:

Conurbaçãoconjunto formado por uma cidade e seus subúrbios, ou por cidades reunidas, que formam uma  seqüência, sem contudo, se confundirem. 

No Brasil temos o exemplo do ABCD paulista, formado pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema, que tem como núcleo a cidade de São Paulo. Portanto, o termo se confunde com Metrópole, como veremos abaixo. 

A Metrópole   - Segundo o dicionário do Aurélio (1985)  o termo vem do grego metrópolis, que significa “cidade mãe”. É a cidade principal, ou capital de província ou estado; grande cidade, cidade importante; centro comercial importante; a principal cidade que exerce influencia funcional, econômica e social sobre as cidades menores de uma região metropolitana.


Metrópole e   Região


 Metropolitana 

Metrópole, como vimos,  é  a união de várias cidades que funcionam, na prática, como uma única cidade. 

Diversas capitais brasileiras constituem regiões metropolitanas, embora a metrópole brasileira por excelência seja a Grande São Paulo, cujo núcleo é formado por São Paulo (capital) e o ABCD  paulista (Santo André, São Bernardo do Campo,  São Caetano do Sul  e Diadema), embora conte com 39 cidades no total da sua região metropolitana. 

Muitas  capitais brasileiras  vivenciam  esse  fenômeno e constituem regiões metropolitanas, como ocorre em São Paulo. 

Na Região Nordeste destacamos a Região Metropolitana da Cidade de Salvador , capital da Bahia, conhecida como " a Grande Salvador " que  é formada  por 13 municípios: Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, as Ilhas de Itaparica e a de  Vera Cruz, e a capital, Salvador. 
Há cidades que são classificadas como Metrópole Nacional - são cidades que, por suas atividades financeiras, de gestão e de informação, alcançam  uma esfera de influencia nacional e, mesmo, mundial, como por exemplo, Nova York, Paris,  Rio de janeiro e São Paulo.  
Pode-se falar  ainda em metrópoles regionais, como Recife e Porto Alegre; em centros regionais, como Ribeirão Preto, no norte de São Paulo, Feira de Santana no semi-árido da Bahia e  Vitória da Conquista, no sul do estado; ou em cidades locais, que constituem a grande maioria das cidades de qualquer país.


As metrópoles  também podem se caracterizar como  cidades globais -  são aquelas  onde  estão  as sedes dos  grandes bancos e empresas ou escritórios  de filiais de multinacionais;  importantes universidades e centros de pesquisa;   infra-estrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, como aeroportos e  portos;  bolsas de valores e avançados sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis e centros de convenções.
Megacidades  - são cidades com mais de 10 milhões de habitantes. É um conceito meramente populacional e pode  se mesclar ao de cidade global. Ex: Nova York (EUA), Tóquio (Japão) e São Paulo (Brasil) são simultaneamente cidades globais e megacidades.
A Europa apresenta diversas cidades globais que, entretanto, não são megacidades: Londres (Reino Unido), Paris (França), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha). 

A Ásia concentra diversas megacidades que, contudo, não são cidades globais: Pequim (China), Nova Délhi, Calcutá e Mumbai (Índia), Karachi (Paquistão); Lagos, capital  da Nigéria, na África  são exemplos de  megacidades, por serem muito populosas, mas que não são cidades globais, como as cidades  europeias aqui citadas. 


ROTATÓRIA PARA PEDESTRES EM XANGAI, NA  CHINA 

As grandes cidades apresentam sérios problemas de mobilidade urbana e nós brasileiros vivenciamos isso no nosso cotidiano. Mas os chineses, autores de tantos  inventos, criaram  uma rotatória para pedestres na cidade de Xangai, uma saída inteligente da engenharia de tráfego,  que  poderia ser adotada aqui  no Brasil. Veja as imagens nesse power point. Clique no link (a frase abaixo):
Rotatòria para pedestres na cidade de Xangai, na China. Clique aqui
Megalópoles -  o dicionário do Aurélio define como  Grande metrópole. Grande aglomeração  populacional polinuclear constituída pela reunião articulada de várias áreas metropolitanas cujos limites  se interpenetram, redistribuindo as atribuições urbanas  num território muito mais extenso.

Nos países desenvolvidos, as regiões metropolitanas podem estar de tal forma interligadas e existir entre elas tamanha circulação de pessoas, serviços, mercadorias, capital (dinheiro) e informações  que  formam  o que chamamos megalópoles

Nos Estados Unidos, o  exemplo clássico é a   megalópole  Bos-Wash, a região que se estende de Boston a Washington, incluindo grandes metrópoles como Nova York, Newark, Filadélfia e Baltimore. Pessoalmente, tive o privilégio de viajar de trem e me hospedar nessas cidades, constatando na prática, o que  aqui está escrito.

Amplie seus conhecimentos. Clique nos links abaixo:

MOBILIDADE URBANA NO BRASIL E NO MUNDO:  COMO AS CIDADES SE MOVEM. 
OS TRENS DA CHINA  

Recebi um  E-MAIL com  imagens dos trens da China e resolvi postar  no blog loucos por tecnologias.  Em matéria de mobilidade urbana, O Brasil tem muito  a  aprender. Veja porquê. Clique no link para ver a matéria na íntegra: 

As cidades podem ser classificadas quanto à origem em duas categorias:


1. Cidades Espontâneas ou Naturais: nesta categoria está a maioria das cidades do mundo, as quais se  formaram ao longo dos anos em locais que apresentavam os meios básicos de sobrevivência, como alimentação e transporte. Por isso, a maioria das cidades  se localizam às margens dos  rios e dos mares. 


Outras  surgiram em torno de castelos, nos entroncamentos de estradas ou em rotas comerciais, porque  ofereciam  segurança, facilidade de deslocamento ou oportunidades de negócios. Exemplos: Londres (Reino Unido), Moscou (Rússia), Paris (França), na Europa; Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil), na América do sul. (Na foto, o Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil).
2.  Cidades  Artificiais ou Planejadas:  ao contrario das cidades espontâneas,  foram criadas intencionalmente em locais previamente escolhidos,construídas em um curto período de tempo,  com finalidade geopolítica, ou seja, estratégica.É o caso de Brasília, construída na Região Centro-Oeste do Brasil em 1961, com a intenção de facilitar o  acesso  da administração pública federal a todas as regiões do país.

 Em geral, as cidades planejadas logo perdem  o traçado original  diante da espontaneidade com que a população se espalha pelo seu entorno ou por seu interior. É o caso de  Brasília, planejada para acolher 500 mil habitantes, mas que já  ultrapassou esse numero. 

No Brasil temos ainda Belo Horizonte e Goiânia, como exemplos de cidades planejadas. No mundo temos Washington, capital dos EUA e Camberra, na Austrália.

Função principal das cidades  (Na foto abaixo, a cidade de Nova York, Estados Unidos)   


Este é um outro critério de classificação das cidades que leva em conta fatores de ordem política, econômica, histórica ou cultural. 

Deve-se  atentar  que as cidades não apresentam uma função única, porém uma que predomina sobre as demais. Por sua função principal, podemos  distinguir as cidades a partir das seguintes categorias:

·         Sedes Político-administrativas: Washington (EUA), Berlim (Alemanha), Brasília (Brasil);

·         Industriais: Detroit (EUA), Manchester (Reino Unido), Volta Redonda (Brasil);
·         Portuárias: Roterdã (Holanda), Hamburgo (Alemanha), Santos (Brasil);
·         Religiosas: Jerusalém (Israel); Varanasi (Índia), Aparecida (Brasil);
·         Históricas: Atenas (Grécia), Florença (Itália), Ouro Preto (Brasil)
·         Tecnológicas: Boston (EUA), Bangalore (Índia), Campinas (Brasil)
·         Turísticas: Miami (EUA), Katmandu (Nepal), Salvador (Brasil)

É  muito importante observar que são várias as cidades multifuncionais
 onde muitas  das funções acima mencionadas podem ser observadas simultaneamente  numa mesma cidade, a exemplo  de Jerusalém,  uma cidade em que os aspectos religiosos, históricos e turísticos merecem destaque. 

É importante dizer que o centro financeiro  de Israel é  Telaviv, que é  reconhecida e aceita  pela comunidade  internacional  como a capital do país. 

Jerusalém é a cidade mais populosa de Israel e disputada por judeus, cristãos e muçulmanos como sede de suas respectivas religiões.  A maioria dos países do mundo não reconhece Jerusalém como a  capital de Israel,  mas para o governo do país  e para o povo judeu, Jerusalém é a sua capital.

População mundial é o número total de  humanos vivos no Planeta  Terra num dado  momento em que foram contados. O número total de habitantes  da Terra hoje é de cerca  de  7 bilhões de pessoas, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas  (ONU). 

A população mundial iniciou seu processo  de explosão  a partir da  Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra em  meados do século XVIII. Entretanto, a taxa de crescimento vem caindo desde que os índices de crescimento atingiram seu auge em 1963.

A Ásia é o continente mais habitado, com  mais de 60% da população mundial, com quase quatro bilhões de pessoas.  Na Ásia estão os dois países mais populosos do mundo: a China, com 21% e  a  Índia com 17% do total de habitantes da Terra.  

O segundo continente mais habitado é a África, com  840 milhões de pessoas, ou seja, 12,7% da população mundial. A  Europa abriga  710 milhões de pessoas (10,8% da população mundial). 

América é o continente localizado no hemisfério ocidental e que se estende, no sentido norte-sul, desde o oceano Ártico, no polo norte  até o cabo Horn, no hemisfério sul,  ao longo de cerca de 15 mil quilômetros. Tem um total de 953,6 milhões de habitantes. 

O Cabo Horn, também conhecido como o fim do mundo,  é o ponto mais meridional da América do Sul. Encontra-se na Ilha de Hornos, no arquipélago da Terra do Fogo, na porção pertencente ao Chile.  A Oceania, no Oceano Pacífico, que inclui a Austrália e a Nova Zelândia  tem  60 milhões de habitantes (0,9%). 

Demografia da juventude

De acordo com o CIA Word Factbook,  27.4% da população mundial está abaixo dos 15 anos de idade. Segundo algumas estimativas, há hoje  no mundo inteiro um bilhão de jovens entre as idades de 15 e 24 anos. 

A  década de 1990 foi responsável pelo maior número de nascimentos, especialmente após 1995, apesar  da taxa de nascimentos  hoje não estar tão alta quanto na década de 1960. 

O Avanço  da Tecnologia e o crescimento das cidades

 século XVIII foi marcado por grandes avanços  tecnológicos nos  meios de produção, com a invenção das máquinas na Inglaterra, como a máquina  a vapor,  gigantes teares das indústrias de tecidos,a locomotiva e outros inventos importantes  que revolucionaram  o modo de se comunicar,  produzir, de se locomover  e gerar riquezas. 

Se a  força da máquina substituiu a força do homem e  gerou  desempregos, por outro lado, baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção, atraindo as pessoas da zona rural (do campo)  para viverem na zona urbana (nas cidades).
                    
                     As 12 maiores cidades do  mundo 

Conheça as doze maiores cidades do mundo, nos slides abaixo, que postamos no do Site Slideshare.  Clique no link para ver :

PARIS A 360 GRAUS.  Veja a capital da França em imagens 3D e o Rio Sena que corta a cidade.

As cidades mais populosas do mundo, em ordem decrescente, apresentadas nos slides, indicados no link  são:
12) Los Ângeles, (EUA, América do Norte)        
6)    Nova York, EUA (América do Norte)

11)  Buenos Aires (capital da Argentina, na América do Sul)
5) Cidade do México (México, América do Norte. Alguns livros trazem na América Central, mas é vizinho dos EUA)     

10)   Karachi (Paquistão, na Ásia)
4)    Bombaim (Índia, na Ásia)


9)  Dhaka (Bangladesh, na Ásia)                        
3 São Paulo ( S. Paulo, Brasil, América do Sul);          
8)   Calcutá (India, na Ásia)
2)    Delhi ou Nova Delhi ou Deli, em português  (na Índia, Ásia);

7) Shangai (China, Ásia)                                  
1) Tóquio (capital do Japão, na Ásia).

Referências   (acessos aos sites  em 26/04/2013) 
Colégio Morumbi Sul. 2º EMT.  Capítulo 02 – Revolução Industrial. Disponível em:   http://www.morumbisul.com.br/sistemas/comunicado/2010/com_geral_015.pdf                             
Revolução Industrial.

Imagens do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada