sábado, 13 de abril de 2013

Comemorações de Abril: 23 de Abril dia internacional do livro e dos direitos de autor. 18 de Abril dia nacional do livro infantil. 19 de Abril dia do índio.Dia do trabalhador doméstico. Aniversário de Brasilia. Dia da Educação. Dia mundial da boa ação. Conscientização do autismo.



No mês de Abril  comemoram-se muitas datas importantes, como você irá constatar aqui. Primeiro vamos falar sobre o dia mundial do livro e dos direitos autorais.   

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) fundada em 26 de Novembro de 1945  com o objectivo de contribuir para a paz e a segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações,   instituiu em 1995 o 23 de Abril como o  Dia Mundial do Livro. 

A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial, com acontecimentos históricos  para o mundo da cultura.  
Foi a 23 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes, escritor espanhol, autor do famoso livro dom Quixote de la Mancha. Também a 23 de Abril nasceu e morreu  o famoso escritor e dramaturgo  inglês
William Shakespeare

Uma data dedicada a essa celebração serve  para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural e para o respeito às tradições dos povos ao redor do mundo. 



Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor. O que é  

É importante destacar na  festa do livro  a questão do direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor  -  denominações  usadas  para  se referir aos direitos de  autores de  criações literárias, científicas ou artísticas, com o objetivo de  proteger  as obras. 

Direitos autorais  ou direitos de autor são um conjunto  de leis criadas para garantir a circulação e veiculação da produção cultural, seja ela por meio de livros, jornais, discos, filmes ou vídeos. São esses direitos que garantem a artistas e divulgadores instrumentos para recuperar o que foi  investido, além de assegurar o respeito à autoria das obras




O que é protegido ao abrigo da lei  dos direitos de autor?

Alguns exemplos dos tipos de conteúdo protegidos por direitos de autor incluem música, obras artísticas, vídeos, jogos de vídeo, livros e filmes. A proteção de direitos de autor significa que um proprietário de direitos de autor pode controlar determinadas utilizações da sua obra. Ainda mais importante é o fato de esta proteção conferir ao proprietário dos direitos de autor o direito de controlar a cópia, adaptação e transmissão dos seus conteúdos”

clique aqui para ler Plágio e Direito do Autor no universo acadêmico - PUC-Rio


O Livro Digital e o Livro Impresso



Você conhece muito bem o livro impresso, feito de papel. Mas no final do século XX surgiu um novo tipo de Livro. É o  livro digital, também conhecido como livro eletrônico ou  E-book. 

É  um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como: computadores, PDAs, Leitor de livros digitais, a exemplo do Kindle, tablets e até celulares que suportem esse recurso. Os formatos mais comuns de Ebooks são o PDF, HTML e o  Epub.  

Para ler um livro no formato PDF  seu computador precisa  ter instalado o conhecido leitor de arquivos Acrobat Reader ou outro programa compatível; o HTML precisa de um navegador de Internet para ser aberto. O Epub é um formato de arquivo digital padrão específico para E-books. 


Veja o vídeo abaixo, onde a boneca Kika conta a historia do papel 

De Onde Vem o Papel ? Tempo: 4:55 . Série da TV Escola composta de 20 programas de animação apresentada por Kika, uma criança muito curiosa, que procura entender a origem das coisas, de forma acessível e bem-humorada. 

http://www.youtube.com/watch?v=jqty_zMgQRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada