sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

UNICEF do Brasil: Dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo. Fundação Palmares: Cinco Formas de Combater o Racismo na Infância. Atividades

"As crianças não têm preconceito. Isto é doença dos adultos"

Vivemos a  Era da Sociedade do Conhecimento,  do discurso teórico e bem articulado  do multiculturalismo e  da pluralidade  étnico-racial e sócio-cultural, mas na prática, o que vemos são manifestações  racistas  contra negros em toda parte do mundo, e até no Brasil, particularmente na Bahia, terra de  maioria negra.   Sem qualquer sombra de dúvida, a discriminação racial  faz parte do cotidiano de crianças, dos jovens  e dos  adultos brasileiros. 


Como combater esta prática  infame,  que tantos prejuízos traz para suas vítimas? 

“Com a campanha  Por uma infância sem racismo, o UNICEF e seus parceiros fazem um alerta à sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência e a necessidade de uma mobilização social que assegure o respeito e a igualdade étnico-racial desde a infância. 

Baseada na ideia de ação em rede, a campanha convida pessoas, organizações e governos a garantir direitos de cada criança e de cada adolescente no Brasil” (Site da UNICEF do Brasil).


Para darmos nossa contribuição e apoio a uma campanha tão significativa, trazemos  as  Dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo, elaboradas pela UNICEF, e em seguida, As Cinco Formas de Combater o Racismo elaboradas pela Fundação Palmares.  Acompanhe: 

Dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo

1. Eduque as crianças para o respeito à diferença. Ela está nos tipos de brinquedos, nas línguas faladas, nos vários costumes entre os amigos e pessoas de diferentes culturas, raças e etnias. As diferenças enriquecem nosso conhecimento.
2. Textos, histórias, olhares, piadas e expressões podem ser estigmatizantes com outras crianças, culturas e tradições. Indigne-se e esteja alerta se isso acontecer – contextualize e sensibilize!
3. Não classifique o outro pela cor da pele; o essencial você ainda não viu. Lembre-se: racismo é crime.
4. Se seu filho ou filha foi discriminado, abrace-o, apoie-o. Mostre-lhe que a diferença entre as pessoas é legal e que cada um pode usufruir de seus direitos igualmente. Toda criança tem o direito de crescer sem ser discriminada.


5. Não deixe de denunciar. Em todos os casos de discriminação, você deve buscar defesa no conselho tutelar, nas ouvidorias dos serviços públicos, na OAB e nas delegacias de proteção à infância e adolescência. A discriminação é uma violação de direitos.
6. Proporcione e estimule a convivência de crianças de diferentes raças e etnias nas brincadeiras, nas salas de aula, em casa ou em qualquer outro lugar.
7. Valorize e incentive o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnico-racial.
8. Muitas empresas estão revendo sua política de seleção e de pessoal com base na multiculturalidade e na igualdade racial. Procure saber se o local onde você trabalha participa também dessa agenda. Se não, fale disso com seus colegas e supervisores.

 9. Órgãos públicos de saúde e de assistência social estão trabalhando com rotinas de atendimento sem discriminação para famílias indígenas e negras. Você pode cobrar essa postura dos serviços de saúde e sociais da sua cidade. Valorize as iniciativas nesse sentido.


10. As escolas são grandes espaços de aprendizagem. Em muitas, as crianças e os adolescentes estão aprendendo sobre a história e a cultura dos povos indígenas e da população negra; e como enfrentar o racismo. Ajude a escola de seus filhos a também adotar essa postura.
Fotos: João Ripper e Manuela Cavadas – © UNICEF
Fonte:  http://www.unicef.org/brazil/pt/multimedia_19297.htm 

Cinco Formas de Combater o Racismo na Infância 

Seguindo o exemplo da UNICEF, a Fundação Cultural Palmares divulgou em sua página na rede social facebook cinco formas que, se bem trabalhadas na infância podem contribuir para  formar  pessoas que respeitem as diferenças raciais, de gênero ou religiosa. 


1. Eduque as crianças para o respeito à diferença. Ela está nos tipos de brinquedos, nas línguas faladas, nos vários costumes entre os amigos e as pessoas de diferentes culturas, raças e etnias. As diferenças enriquecem nosso conhecimento.

2. Valorize e incentive o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnico-racial.

3. Ajude a escola de seus filhos a adotar a postura de ensinar sobre a história e a cultura da população negra e sobre como enfrentar o racismo. 

4. Proporcione e estimule a convivência de crianças de diferentes raças e etnias nas brincadeiras, nas salas de aula, em casa ou em qualquer outro lugar.
5. Não deixe de denunciar. A discriminação é uma violação de direitos.

O que significa UNICEF ?  


Unicef   é o Fundo das Nações Unidas para a Infância, instituição da ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo é proteger a vida, promover o desenvolvimento e fazer respeitar os direitos das crianças, no mundo inteiro.  

Está presente em 191 países e territórios de todo o mundo. É  “regida pelos Direitos da Criança e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças.

A sede do UNICEF fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Foi criada  depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando  muitas crianças na Europa, Oriente Médio e na China ficaram órfãs, sem família, sem comida, sem abrigo. Um grupo de países reunidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) resolveu criar um fundo para ajudar essas crianças, e desde então a Organização permanece na atividade.

A UNICEF é a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Ela trabalha diretamente com os governos dos países membros para criar programas de desenvolvimento nos setores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também para  defender e proteger as crianças vítimas de violência.

No Brasil, a UNICEF está em atividade em todo o território, no entanto, tem como prioridade as regiões Norte e Nordeste, onde os índices sociais são mais baixos. Para ajudar os elementos da infância mais desfavorecidos, a UNICEF apoia projetos de várias instituições em todo o Brasil.

Circulo do Amor,  formado por crianças africanas. Lindo !
Vinte e duas crianças africanas sentadas com as pernas esticadas e as laterais dos pés juntas formando um círculo. Os pés formam uma espécie de cesto redondo. Um dos meninos fala enquanto os outros olham atentamente.
Estão sentados no chão, num capim verde, vestem uma espécie de sunga larga da cor bege cru.Tem cabelos curtos enroladinhos.



"A Fundação Cultural Palmares – FCP  tem por finalidade promover e preservar a cultura afro-brasileira. Preocupada com a igualdade racial e com a valorização das manifestações de matriz africana, a Palmares formula e implanta políticas públicas que potencializam a participação da população negra brasileira nos processos de desenvolvimento do País. Foi o primeiro órgão federal criado para promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra".


Atividades 

Leia o texto da Lei n. 7.716  de 5 de Janeiro, de 1989, para responder  as duas questões abaixo. Texto da Lei. Clique  aqui



     1. Você gostou deste post? Qual o assunto que está sendo discutido aqui?
    2.  A UNICEF e seus parceiros  se uniram numa  da campanha  para combater o racismo entre as crianças. O nome da campanha é:   
    a)  “Por uma infância sem racismo” ;  b) O racismo faz bem às pessoas. 
    3. Para essa campanha foram elaboradas Dez Maneiras de Contribuir para uma Infância sem Racismo. Escolha uma e  produza um pequeno texto dizendo a sua opinião. Não esqueça de fazer desenhos ou colocar figuras para ilustrar. 
    4. Há muitas formas  das pessoas demonstrarem que são racistas. Releia o texto e identifique  essas atitudes.  Forme um grupo de quatro componentes, para produzir um cartaz com  o título: Atitudes Racistas.  Escreva frases curtas e ilustre com  recortes de revistas, jornais ou  desenhos feitos pelo grupo.  A professora irá fazer um painel e expor todos os cartazes da turma.    
    5. Pesquise no dicionário os significados das seguintes palavras: 
    a)  preconceito;   b) racismo;    c) intolerância;     d) multiculturalismo. 
    6A Fundação Palmares seguiu o exemplo da UNICEF e também elaborou  Cinco Formas de Combater o Racismo na Infância. Escolha uma e comente. 7Conhecemos aqui duas instituições muito importantes: uma  internacional, que está em várias partes do mundo (UNICEF)  e outra brasileira (Fundação Cultural Palmares). 
    a) o que significa UNICEF?;   b) do que se ocupa a Fundação Palmares? 

Sites consultados

Luiz Couto. Cinco Formas de Combater o Racismo na Infância
Circulo do amor. Blog Fotos Falantes. 


sábado, 21 de fevereiro de 2015

Alfabetização. O Livro da Família: a nova composição e os novos conceitos de família. Retratando a diversidade humana no século XXI. Biografia do autor Todd Parr. Atividades


A família é o único fenômeno social, além do fenômeno religioso, que se encontra em todos os tempos e em todas as culturas”.

F. Bastos de Ávila em seu livro “Introdução à Sociologia".

Neste post queremos discutir com os educadores do país uma temática bem complexa dos dias atuais: a composição da família do século XXI, profundamente influenciada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação, mais precisamente as chamadas Redes Sociais, que debatem com ampla liberdade a diversidade atual de famílias, em contraposição à tradicional família patriarcal, com o perfil que a maioria de nós conhece. 


Nós professores convivemos na nossa práxis com crianças procedentes dessa nova realidade,  e  precisamos de algum preparo para enfrentar todo esse complexo universo, que nos desafia cotidianamente a  buscar caminhos  para lidar com esses novos valores.  

Na verdade, ao trabalharmos  a  aceitação das diferenças com os nossos pequenos, teremos no futuro a eliminação dos custos psicológicos e sociais provocados pelas mais variadas formas de discriminações, tão comuns entre nós.  

Escolhemos o livrinho do escritor infanto-juvenil Todd Parr,  para direcionar o debate.  Na  sua obra  intitulada “O  Livro da Família”,  ele traz desenhos e textos escritos em  frases curtas, diretas e envolventes sobre as diferenças entre as famílias da sociedade  atual.

Trata com sensibilidade e leveza assuntos polêmicos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais.  Ao elencar uma série de características próprias das famílias dos nossos dias, uma das páginas do livrinho faz referência  à família homoafetiva,  ao  dizer:  

“Algumas famílias têm duas mães ou dois pais”.  Em outra página diz: "Algumas famílias têm só pai ou só mãe".   Os dois exemplos nos mostram que estamos dante de uma nova  estrutura familiar. 

Antes nuclear, composta pelo  pai, a  mãe e os filhos, agora com  novos arranjos:  pai e filhos ou mãe e filhos. 

Trinta por cento das famílias brasileiras são chefiadas apenas por mulheres, entre outros tipos de formações.  Há casais que tiveram “recasamentos” e levaram para a nova relação filhos do primeiro matrimônio. 

Crianças de diferentes relações passam a conviver como irmãos na nova família – os chamados irmãos postiços. 


Diante desse  quadro,  trazemos esta temática para discussão em sala de aula.   Trabalhar  questões sobre as diferenças entre as pessoas, nos aproxima. 

Espero que os colegas professores gostem da sugestão. Bom trabalho !
Título da obra:  O Livro da Família   
Autor e Ilustração: Todd Parr     
Tradução: Kiki  Pizante Milan   Editora: Panda Books   Edição: 1   Ano: 2003



Agora vamos conhecer o livrinho






Biografia de Todd Parr

O escritor , ilustrador e pintor infantil Todd Parr  nasceu no dia 9 de julho de 1962, em Rock Springs, Wyoming, nos Estados Unidos da América (EUA). Em 1995 transferiu-se para  São Francisco, na Califórnia, tornando-se um dos mais consagrados autores e Ilustradores de livros infantis.
A trajetória do artista não foi fácil. Quando criança, desestimulado por um professor de artes, que lhe disse que não tinha talento. Assim, ele tentou a carreira de comissário de bordo, mas não deixou de lado a paixão pela arte, até que começou a exibir suas pinturas em restaurantes de São Francisco. Em 1998 seu primeiro livro, Black & White, foi lançado com grande repercussão.


Em 2005, estreava ToddWorld, que chegou a ser indicado ao Emmy. Além dos leitores americanos e brasileiros, as obras de Todd Parr já atingiram as crianças da França, Espanha, Japão e Israel. Pela Panda Books, foram lançados 17 títulos, desde 2003, chegando a incrível marca de aproximadamente 200 mil exemplares vendidos. São títulos como: O certo e o errado, O livro da família, O livro da mamãe, O livro da paz etc. 

Atividades 


1. Você gostou do livrinho? Qual é o título? Quem é o autor?  2.  Quem fez a  tradução  do livro para  a Língua  PortuguesaEm que ano foi publicada a primeira  edição  do livro?  
3. Em que ano você nasceu?  Qual a sua Idade?  
4. O livrinho fala sobre a  família . Como é a sua família?
É  grande ou pequena ?  
5. O livrinho diz que algumas  famílias tem só pai ou só mãe. Como é  a sua  família? Quantos irmãos você tem ?Quantos primos?  
6. O livrinho diz: "Algumas famílias têm  madrasta, padrasto e Irmão-postiço  ou irmã postiça.  Com você é assim também? 
7. Em algumas  famílias há  pessoas de núcleos diferentes: loiros, morenos, negros, índios. Você conhece uma família assim? Escreva um pequeno texto e faça desenhos sobre uma família  assim.  
8. O livrinho diz ainda: "  Algumas famílias têm duas mães ou dois pais". Você conhece alguma família assim ? Faça um desenho com esse tipo de  família. Sucesso!

Amplie seus conhecimentos. Veja também:

Da Família Patriarcal às Novas Concepções de Famílias na Sociedade Atual.Conheça 14 Tipos de Famílias.Poligamia, Monogamia, Poliginia, Poliandria e Sociedades Matrilineares. Atividades

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Beleza e Arte em Árvores Muito Antigas. Leitura de Imagens. Estimulando a Consciência Ecológica nas Gerações Mais Jovens

Permanecer com os maiores e mais antigos monumentos vivos da Terra é fantástico. Acredito  que essas árvores irão assumir  maior importância, especialmente num momento em que o nosso foco é direcionado para encontrar melhores maneiras de conviver com a natureza". Beth Moon.

Achei esse trabalho da fotógrafa  norte-americana Beth Moon, de  São Francisco, capital do estado da Califórnia,  muito interessante para uma atividade com leitura de imagens, que pode ser feito com alunos de todos os níveis. 

Durante 14 anos a fotógrafa Beth Moon procurou por árvores "velhas" para retratar em uma série de fotos  publicadas que ela batizou de "Retratos do Tempo".  Moon  percorreu os Estados Unidos, viajou pela  Europa, Ásia, Oriente Médio e África, capturando as árvores magníficas e as mais antigas do mundo   em locais remotos. 


Deparou-se com o  Baobá,   um tipo de árvore existente na Austrália, África e alguns outros locais do mundo, que chega à  idade de 2.000 anos de existência, sendo  considerada por estudiosos como sendo do grupo  das árvores mais antigas do planeta.   A coletânea de Moon virou um livro  intitulado Ancient Trees. que apresenta sessenta das melhores  fotos  das árvores da fotógrafa  americana.



Nessa primeira  ela fotografou um dragoeiro (também chamada árvore-dragão) no Iêmen, país asiático,  em 2010. 






Vamos praticar? 
Qual foi a foto que mais chamou sua atenção? Porque ? 
Qual foi a associação que você fez ao ver a imagem escolhida ? Escreva um pequeno texto sobre a foto escolhida por você. Não esqueça de desenhar a imagem.   Bom trabalho ! 

Saiba mais sobre a produção de textos a partir de leituras de imagens. clique no link:


Séries Iniciais. Leitura de Imagens e Atividades com Produção de Texto


Sites pesquisados/fontes:
http://noticias.uol.com.br/album/2014/12/23/fotografa-retrata-as-arvores-mais-velhas-e-curiosas-do-mundo.htm#fotoNav=8
http://yogui.co/arvores-antigas-mulher-passa-14-anos-fotografando-arvores-mais-antigas-mundo/
http://www.abbeville.com/bookpage.asp?isbn=9780789211958
Todas as imagens são do Google