sábado, 21 de fevereiro de 2015

Alfabetização. O Livro da Família: a nova composição e os novos conceitos de família. Retratando a diversidade humana no século XXI. Biografia do autor Todd Parr. Atividades


A família é o único fenômeno social, além do fenômeno religioso, que se encontra em todos os tempos e em todas as culturas”.

F. Bastos de Ávila em seu livro “Introdução à Sociologia".

Neste post queremos discutir com os educadores do país uma temática bem complexa dos dias atuais: a composição da família do século XXI, profundamente influenciada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação, mais precisamente as chamadas Redes Sociais, que debatem com ampla liberdade a diversidade atual de famílias, em contraposição à tradicional família patriarcal, com o perfil que a maioria de nós conhece. 


Nós professores convivemos na nossa práxis com crianças procedentes dessa nova realidade,  e  precisamos de algum preparo para enfrentar todo esse complexo universo, que nos desafia cotidianamente a  buscar caminhos  para lidar com esses novos valores.  

Na verdade, ao trabalharmos  a  aceitação das diferenças com os nossos pequenos, teremos no futuro a eliminação dos custos psicológicos e sociais provocados pelas mais variadas formas de discriminações, tão comuns entre nós.  

Escolhemos o livrinho do escritor infanto-juvenil Todd Parr,  para direcionar o debate.  Na  sua obra  intitulada “O  Livro da Família”,  ele traz desenhos e textos escritos em  frases curtas, diretas e envolventes sobre as diferenças entre as famílias da sociedade  atual.

Trata com sensibilidade e leveza assuntos polêmicos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais.  Ao elencar uma série de características próprias das famílias dos nossos dias, uma das páginas do livrinho faz referência  à família homoafetiva,  ao  dizer:  

“Algumas famílias têm duas mães ou dois pais”.  Em outra página diz: "Algumas famílias têm só pai ou só mãe".   Os dois exemplos nos mostram que estamos dante de uma nova  estrutura familiar. 

Antes nuclear, composta pelo  pai, a  mãe e os filhos, agora com  novos arranjos:  pai e filhos ou mãe e filhos. 

Trinta por cento das famílias brasileiras são chefiadas apenas por mulheres, entre outros tipos de formações.  Há casais que tiveram “recasamentos” e levaram para a nova relação filhos do primeiro matrimônio. 

Crianças de diferentes relações passam a conviver como irmãos na nova família – os chamados irmãos postiços. 


Diante desse  quadro,  trazemos esta temática para discussão em sala de aula.   Trabalhar  questões sobre as diferenças entre as pessoas, nos aproxima. 

Espero que os colegas professores gostem da sugestão. Bom trabalho !
Título da obra:  O Livro da Família   
Autor e Ilustração: Todd Parr     
Tradução: Kiki  Pizante Milan   Editora: Panda Books   Edição: 1   Ano: 2003



Agora vamos conhecer o livrinho






Biografia de Todd Parr

O escritor , ilustrador e pintor infantil Todd Parr  nasceu no dia 9 de julho de 1962, em Rock Springs, Wyoming, nos Estados Unidos da América (EUA). Em 1995 transferiu-se para  São Francisco, na Califórnia, tornando-se um dos mais consagrados autores e Ilustradores de livros infantis.
A trajetória do artista não foi fácil. Quando criança, desestimulado por um professor de artes, que lhe disse que não tinha talento. Assim, ele tentou a carreira de comissário de bordo, mas não deixou de lado a paixão pela arte, até que começou a exibir suas pinturas em restaurantes de São Francisco. Em 1998 seu primeiro livro, Black & White, foi lançado com grande repercussão.


Em 2005, estreava ToddWorld, que chegou a ser indicado ao Emmy. Além dos leitores americanos e brasileiros, as obras de Todd Parr já atingiram as crianças da França, Espanha, Japão e Israel. Pela Panda Books, foram lançados 17 títulos, desde 2003, chegando a incrível marca de aproximadamente 200 mil exemplares vendidos. São títulos como: O certo e o errado, O livro da família, O livro da mamãe, O livro da paz etc. 

Atividades 


1. Você gostou do livrinho? Qual é o título? Quem é o autor?  2.  Quem fez a  tradução  do livro para  a Língua  PortuguesaEm que ano foi publicada a primeira  edição  do livro?  
3. Em que ano você nasceu?  Qual a sua Idade?  
4. O livrinho fala sobre a  família . Como é a sua família?
É  grande ou pequena ?  
5. O livrinho diz que algumas  famílias tem só pai ou só mãe. Como é  a sua  família? Quantos irmãos você tem ?Quantos primos?  
6. O livrinho diz: "Algumas famílias têm  madrasta, padrasto e Irmão-postiço  ou irmã postiça.  Com você é assim também? 
7. Em algumas  famílias há  pessoas de núcleos diferentes: loiros, morenos, negros, índios. Você conhece uma família assim? Escreva um pequeno texto e faça desenhos sobre uma família  assim.  
8. O livrinho diz ainda: "  Algumas famílias têm duas mães ou dois pais". Você conhece alguma família assim ? Faça um desenho com esse tipo de  família. Sucesso!

Amplie seus conhecimentos. Veja também:

Da Família Patriarcal às Novas Concepções de Famílias na Sociedade Atual.Conheça 14 Tipos de Famílias.Poligamia, Monogamia, Poliginia, Poliandria e Sociedades Matrilineares. Atividades

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Beleza e Arte em Árvores Muito Antigas. Leitura de Imagens. Estimulando a Consciência Ecológica nas Gerações Mais Jovens

Permanecer com os maiores e mais antigos monumentos vivos da Terra é fantástico. Acredito  que essas árvores irão assumir  maior importância, especialmente num momento em que o nosso foco é direcionado para encontrar melhores maneiras de conviver com a natureza". Beth Moon.

Achei esse trabalho da fotógrafa  norte-americana Beth Moon, de  São Francisco, capital do estado da Califórnia,  muito interessante para uma atividade com leitura de imagens, que pode ser feito com alunos de todos os níveis. 

Durante 14 anos a fotógrafa Beth Moon procurou por árvores "velhas" para retratar em uma série de fotos  publicadas que ela batizou de "Retratos do Tempo".  Moon  percorreu os Estados Unidos, viajou pela  Europa, Ásia, Oriente Médio e África, capturando as árvores magníficas e as mais antigas do mundo   em locais remotos. 


Deparou-se com o  Baobá,   um tipo de árvore existente na Austrália, África e alguns outros locais do mundo, que chega à  idade de 2.000 anos de existência, sendo  considerada por estudiosos como sendo do grupo  das árvores mais antigas do planeta.   A coletânea de Moon virou um livro  intitulado Ancient Trees. que apresenta sessenta das melhores  fotos  das árvores da fotógrafa  americana.



Nessa primeira  ela fotografou um dragoeiro (também chamada árvore-dragão) no Iêmen, país asiático,  em 2010. 






Vamos praticar? 
Qual foi a foto que mais chamou sua atenção? Porque ? 
Qual foi a associação que você fez ao ver a imagem escolhida ? Escreva um pequeno texto sobre a foto escolhida por você. Não esqueça de desenhar a imagem.   Bom trabalho ! 

Saiba mais sobre a produção de textos a partir de leituras de imagens. clique no link:


Séries Iniciais. Leitura de Imagens e Atividades com Produção de Texto


Sites pesquisados/fontes:
http://noticias.uol.com.br/album/2014/12/23/fotografa-retrata-as-arvores-mais-velhas-e-curiosas-do-mundo.htm#fotoNav=8
http://yogui.co/arvores-antigas-mulher-passa-14-anos-fotografando-arvores-mais-antigas-mundo/
http://www.abbeville.com/bookpage.asp?isbn=9780789211958
Todas as imagens são do Google

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Conheça a Biblioteca Digital Mundial da UNESCO, a Nova Alexandria do conhecimento humano. O que significa UNESCO ?

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)  lançou em  21 de abril de 2009, na sua sede  em Paris, Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library -  WDL), uma página na Internet que oferece, gratuitamente, acervo literário e artístico online: livros raros, manuscritos, mapas,  filmes, gravações sonoras, ilustrações, fotos, documentos visuais e sonoros, enfim,  dados culturais únicos encontrados em  bibliotecas e arquivos de várias partes do mundo. Trata-se de  um acervo raro, espalhado por 32 bibliotecas de 19 países. Embora seja apresentada  oficialmente  na sede da UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial  (BDM)  está disponível na Internet, através do Site  WDL.  http://www.wdl.org/pt/


Segundo James H. Billington, diretor da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e idealizador do Site, a BDM vai ampliar a diversidade do material cultural disponível na web. Além disso, permitirá acesso a obras antes restritas a bibliotecas inacessíveis ao grande público.  Além de obter informações gerais sobre o objeto, o pesquisador pode acessar links com informações completas, fazer downloads das peças e convertê-las em PDF.


A WDL é, na realidade, uma midiateca e lançou na sua inauguração  1,4 mil objetos digitalizados, entre livros raros, manuscritos, cartas, filmes, gravações sonoras, ilustrações e fotos.  O acervo foi reunido com contribuições de bibliotecas nacionais e instituições culturais do Brasil, que contribuiu por meio da Biblioteca Nacional, Estados Unidos da América (EUA), Uganda África), Iraque, China, França e Rússia. No acervo estão antigas escrituras chinesas, manuscritos científicos árabes e exemplares raros, como Bíblia do Diabo, do século 13. 


A Biblioteca Digital Mundial (WDL) absorveu parte do conteúdo da Europeana, que dispõe de 4,6 milhões de livros, mapas e fotografias, bem como da Google Book Search, com 7 milhões de obras digitalizadas.  

A Europeana é também uma biblioteca virtual. Foi desenvolvida pelos países da União Europeia.  Em abril de 2005, o então presidente da França, Jacques Chirac,  em conjunto com os primeiros-ministros da Alemanha, Espanha, Itália, Polônia e Hungria, que  enviaram uma carta ao Presidente da Comissão Europeia, recomendando  a criação de uma biblioteca virtual europeia, para tornar acessível a todos o patrimônio cultural da Europa
A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Dos manuscritos aos mosteiros, deles para as universidades, destas às estandes públicas, e daí para o mundo virtual. Séculos de imagens e histórias guardadas em opulentas estantes, em silêncio visitadas. Através dos avanços tecnológicos, hoje elas se propagam digitalmente pela Internet. Aproximadamente entre 280 a.C e 416, a principal fonte de conhecimento e cultura da humanidade foi a Biblioteca de Alexandria, cidade egípcia". Concentrava milhares de pergaminhos, manuscritos e livros, mas foi destruída por um incêndio. 

Hoje, uma espécie de Alexandria Virtual - livre do risco de ser queimada a Biblioteca Digital Mundial,   guarda tesouros construídos  pela inteligência humana,  e coloca   à disposição de todos.   Bibliotecas do mundo inteiro estão  digitalizando seus acervos. Abrigar esses conteúdos em um único espaço e promover a compreensão e consciência sobre história e cultura de diversos países estão entre os objetivos do site.  O Brasil está representado   pela  Biblioteca Nacional (BN),   que já enviou reproduções de mapas e registros fotográficos raros do país no século XIX. 


Os usuários da internet poderão acessar os acervos representativos de diferentes culturas reunidos num único portal de busca. A digitalização é atualmente uma poderosa ferramenta de democratização do acesso ao conhecimento do passado e do presente. 
O que significa  UNESCO ?

A sigla UNESCO significa em inglês United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization  (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas). É um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), criado em 1946, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a fim de promover a paz mundial, através da cultura, educação, comunicação, das ciências naturais e das ciências sociais.

Os principais objetivos da UNESCO são: globalizar a educação; fomentar a paz, através da educação; promover a livre circulação de informação entre os países e a liberdade de imprensa; definir e proteger o Patrimônio da Humanidade Cultural ou Natural (conceito estabelecido em 1972 e que entrou em vigor em 1975); defender a expressão das identidades culturais.
As questões às quais se dá prioridade são a educação, o desenvolvimento, a urbanização, a juventude, a população, os direitos humanos, a igualdade da mulher, a democracia e a paz.

Sites pesquisados

Site da Biblioteca Digital Mundial
http://www.wdl.org/pt/
JBCC - Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação

sábado, 20 de dezembro de 2014

La Cena de Nochebuena, Víspera de Navidad. Lo que más me gusta comer en la Cena de Navidad

Mesa navideña
La cena de Nochebuena, víspera de Navidad, es una de las más esperadas del año, en todo el mundo cristiano. 
Además de celebrar religiosamente el nacimiento de Jesús, Nochebuena invita a la reunión en familia.  
En España,  la cena tradicional  tiene el cordero asado, que se  acompaña de un buen vino blanco o rojo.

Pollo al horno  
(frango ao forno)
Pavo  al horno 
(peru de forno)



En Brasil, la cena de navidad  también se celebra con la familia y los amigos reunidos en la Nochebuena.  
Lo que más nos  gustan comer   es  cordero, pollo o pavo asado al horno,  arroz, ensaladas dónde no se pueden faltar las frutas tropicales: piña,  mango y naranja, que se mezclan con manzana, patata, zanahoria, maíz, remolacha etc. 


Pierna de cordero
con vegetales
De beber, nos gustan los vinos brasileños y extranjeros, los jugos de frutas tropicales: naranja, limón, guayaba etc. De postre, nos vamos de helado de  frutas tropicales.  


La cena de Nochebuena finaliza con toda  família
reunida alrededor del  árbol navideño para cambiar los regalos, que mucho  encantan a los niños y a los adultos.


Guayaba (goiaba) 

Uvas, copas de vino blanco y rojo
(taças de vinho branco e tinto

Las uvas





Vocabulário
Nochebuena = véspera de Natal, a noite de 24 de dezembro; niños = crianças, meninos;  pollo (frango); pavo (peru);          Cambiar = trocar, mudar; 
Cenar (verbo) = jantar; cena (substantivo) = ceia;
Árbol navideño = árvore de natal; Regalo= presente; Alrededor = ao redor de; 
Pierna de cordero  con vegetales = pernil de carneiro com vegetais;
Jugo/zumo = suco; postre = sobremesa; helado = sorvete; gelado.                 
Cordero = carneiro;  ensalada= salada.      

       Nombres de Frutas en Español
(nomes de frutas em espanhol)

Substantivos Masculinos
El (sing.); Los  ( plural).
Significados em Português
Subst. Femeninos
El (sing.); Los  (pl.)
Significados em Português
1. el  plátano / la banana
a banana
1. la uva
a uva
2. el aguacate /guacamole
o abacate
2. la sandía
a  melancia
3. el limón
o limáo
3.la piña Piña /
ananá/ ananás
o abacaxi
4. el coco
o côco
4.  la cereza
a cereja
5. el melón
o melão
5.  la lima
a lima
6. el durazno/
melocotón
o pêssego
6.  la naranja
a laranja
7. membrillo
o marmelo
7.  la mandarina
a mexerica /a tangerina
8. el higo
o figo
8.  la pera
a pera
9. el tomate
o tomate
9.la ciruela
a ameixa
    CEREALES

10.la frambuesa
a framboesa
Guisante
ervilha
11.almendra
a amêndoa
frijole
feijão
12.la caña
a cana de acúcar
     HIERBAS

13. la pera
a pera
Perejil (salsinha); 
Alcachofa (alcachofra)

14. la fresa /fresón/frutilla
o morango
Ajo (alho), cebolla (cebola), comino (cominho).
15. la granada
a romã

"Fresa" ou "Frutilla"  =  Morango em espanhol.
Frutilla (morango) é  a forma conhecida na Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Equador.
Frutilla/fresa 
(morango)
Mango (manga)











Ejemplos: 

Compramos frutillas en un mercado popular en Buenos Aires (compramos morangos em um mercado popular em Buenos Aires.)

Fresa – é  a forma conhecida na Espanha e nos demais países Hispanoamericanos.

Ejemplo: estaban muy ricas las fresas que comimos en Barcelona (estavam deliciosos os morangos que comemos em Barcelona.)
Fresón - morango grande. 

Comprensión de texto




Zanahoria (cenoura)
Lee el texto con atención y después contesta las preguntas. 


Remolacha (beterraba)










1.¿Como se celebra la Nochebuena (véspera de natal) en España?

  2.  ¿Como se celebra la Nochebuena (véspera de natal) en Brasil?

 3.   ¿Lo que más te gusta comer en  la Cena de  Navidad?  ¿Cuál es tu comida preferida? Y las frutas? ¿ Cuáles te gustan más ? 




Naranja (laranja) 












Piña/ananás (abacaxi)



      4.   Desea  votos de buenas fiestas para alguien a quien te gusta mucho.