sábado, 15 de agosto de 2015

Aprender História do Brasil com a Literatura. O Condoreirismo na Poesia de Castro Alves, o Poeta dos Escravos: Vozes d'África, Saudação a Palmares, O Laço de Fita. Biografia de Castro Alves. Atividades



"Considero-me um poeta integrado no meu tempo. Cantei a natureza, a mulher, o amor e vivi a causa do meu século: entreguei-me inteiro à causa dos escravos."
Castro Alves (1847-1871)

Este post visa  incentivar os alunos a conhecerem a poesia  de Castro Alves, o  "Poeta dos Escravos", bem como o condoreirismo, movimento literário brasileiro que o influenciou a se engajar nas questões sociais e políticas do seu tempo histórico, como a Abolição e a República. 


O que  é o condoreirismo ?
condoreirismo é uma  escola brasileira de poesia, da Terceira e última Geração do Romantismo, de caráter social e político,  que divulgava e defendia ideias igualitárias. O movimento tem o social como temática principal. Seus autores combatiam a  escravidão e eram a favor da República.

Condor:ave de voo rasante
Entre 1860 e 1870 esse movimento literário predominou na poesia brasileira, que o escritor Capistrano de Abreu (1853-1927) denominou de "condoreiro". É uma poesia de teor declamativo e social, que   tem no poeta  baiano Castro Alves seu maior representante. 

Seus  escritores demonstravam imensa preocupação com os problemas sociais. Questões como: o direito dos povos à independência, o fim da escravidão,
educação, erradicação da miséria começaram a ser discutidos e difundidos por eles. Castro Alves foi o maior representante dessa geração. Celebrizou-se pela força lírica dos poemas em favor da libertação dos escravos.
Seus protagonistas adotaram  como símbolo o condor dos Andes, ave de voo alto capaz de enxergar à distância, que representa a liberdade da América  – daí o nome Condoreirismo. É também conhecida como “geração hugoana” – referência ao escritor francês  Victor Hugo. Os versos desse período estão voltados para os pobres, marginalizados e escravizados. 
Rui Barbosa 
Fortemente influenciados pela poesia social do escritor francês  Victor Hugo (1802-1885),  por Augusto Comte (1798-1857), Charles Darwin (1809-1882) e outros pensadores europeus, os escritores  brasileiros empenharam-se na luta contra a  escravidão, a Monarquia e a favor da República.  

Destacam-se:  Tobias Barreto (1837-1889), Sílvio Romero (1851- 1914),  Capistrano de Abreu 

(1853-1927),  José Bonifácio (1827-1886), 
Pedro Calasãs (1837-1874) e o maranhense Joaquim de Sousa Andrade, conhecido como Sousândrade.
Joaquim Nabuco (1849-1910), Rui Barbosa (1849-1923) e Castro Alves (1847- 1871) se destacaram na divulgação do novo ideário.
Esses escritores praticavam uma poesia retórica, repleta de hipérboles e antíteses. É uma poesia de teor declamativo e social, que   tem no poeta baiano Castro Alves, seu maior representante, o  qual se  une ao também   baiano  Rui Barbosa, seu contemporâneo de faculdade,  no combate à escravidão. 

A Poesia de  Castro Alves 
A criação artística de Castro Alves tem  duas vertentes:  uma lírico-amorosa, onde se destaca o poema O Laço de Fita; a outra de denúncia e combate às injustiças  sociais, como se  percebe  nos poemas abolicionistas  Navio Negreiro e Vozes d‘África, este  encontrado no Livro Os Escravos, no qual o poeta condena a escravidão e busca explicações para fatores  que levam o homem branco a escravizar o homem negro. Navio Negreiro é o seu mais conhecido poema abolicionista;  em Vozes d'Africa o poeta escreve na 1ª. Pessoa, como se ele fosse a própria África reclamando a Deus por tanto  sofrimento.

Vamos conhecer essas três  poesias de Castro Alves, que contemplam essas duas vertentes.  Vale a pena  ler e interpretar à luz da História do Brasil Colônia e do Brasil Império. 
      O LAÇO DE FITA
                   Autor: Castro Alves 

        Não sabes, criança?  'Stou louco de amores...
        Prendi meus afetos, formosa Pepita.
        Mas onde?  No templo, no espaço, nas névoas?!
        Não rias, prendi-me
                        Num laço de fita.

        Na selva sombria de tuas madeixas,
        Nos negros cabelos da moça bonita,
        Fingindo a serpente qu'enlaça a folhagem,                         
        Formoso enroscava-se
                        O laço de fita.

        Meu ser, que voava nas luzes da festa,
        Qual pássaro bravo, que os ares agita,
        Eu vi de repente cativo, submisso
        Rolar prisioneiro
                        Num laço de fita.

        E agora enleada na tênue cadeia                                    
Debalde minh'alma se embate, se irrita... O braço, que rompe cadeias de ferro, Não quebra teus elos, Ó laço de fita! Meu Deusl As falenas têm asas de opala, Os astros se libram na plaga infinita. Os anjos repousam nas penas brilhantes... Mas tu... tens por asas Um laço de fita. Há pouco voavas na célere valsa, Na valsa que anseia, que estua e palpita. Por que é que tremeste? Não eram meus lábios... Beijava-te apenas... Teu laço de fita. Mas ai! findo o baile, despindo os adornos N'alcova onde a vela ciosa... crepita, Talvez da cadeia libertes as tranças Mas eu... fico preso No laço de fita. Pois bem! Quando um dia na sombra do vale Abrirem-me a cova... formosa Pepital Ao menos arranca meus louros da fronte, E dá-me por c'roa... Teu laço de fita  Fonte: Livro Espumas Flutuantes.
S. Paulo, Julho de 1868.
         Domínio Público:  http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/wk000622.pdf

 Poema    Vozes d'África                          Autor: Castro Alves
I
Deus! ó Deus! onde estás que não respondes? 
Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes 
Embuçado nos céus? 
Há dois mil anos te mandei meu grito, 
Que embalde desde então corre o infinito... 
Onde estás, Senhor Deus?... 

II

Qual  Prometeu tu me amarraste um dia 
Do deserto na rubra penedia 
— Infinito: galé! ... Por abutre — me deste o sol candente, 
E a terra de Suez  — foi a corrente 
Que me ligaste ao pé... 
III
O cavalo estafado do Beduíno 
Sob a vergasta tomba ressupino 
E morre no areal. 
Minha garupa sangra, a dor poreja, 
Quando o chicote do simoun dardeja 
O teu braço eternal. 
IV
Minhas irmãs são belas, são ditosas... 
Dorme a Ásia nas sombras voluptuosas 
Dos haréns do Sultão. 
Ou no dorso dos brancos elefantes
Embala-se coberta de brilhantes 
Nas plagas do Hindustão.... 
V


Por tenda tem os cimos do Himalaia...
Ganges amoroso beija a praia Coberta de corais ...
A brisa de Misora o céu inflama;
E ela dorme nos templos do Deus Brama,
— Pagodes colossais...
VI
A Europa é sempre Europa, a gloriosa!
A mulher deslumbrante e caprichosa, 
Rainha e cortesã. 
Artista — corta o mármor de Carrara; 
Poetisa — tange os hinos de Ferrara, 
No glorioso afã! ... 
Sempre a láurea lhe cabe no litígio... 
Ora uma c'roa, ora o barrete frígio 
Enflora - lhe a cerviz. 
Universo após ela — doudo amante 
Segue cativo o passo delirante 
Da grande meretriz. 

VII
Mas eu, Senhor!...
Eu triste abandonada
Em meio das areias esgarrada,
Perdida marcho em vão!
Se choro... bebe o pranto a areia ardente;
talvez... p'ra que meu pranto,
ó Deus clemente!
Não descubras no chão...

VIII

E nem tenho uma sombra de floresta...
Para cobrir-me nem um templo resta
No solo abrasador...
Quando subo às Pirâmides do Egito
Embalde aos quatro céus chorando grito:
"Abriga-me, Senhor!.."
IX
Como o profeta em cinza a fronte envolve,
Velo a cabeça no areal que volve
O siroco feroz...
Quando eu passo no Saara amortalhada...
Ai! dizem: "Lá vai África embuçada
No seu branco albornoz. . .
X

 Nem veem que o deserto é meu sudário,
Que o silêncio campeia solitário
Por sobre o peito meu.
Lá no solo onde o cardo apenas medra
Boceja a Esfinge colossal de pedra
Fitando o morno céu.
XI
De Tebas nas colunas derrocadas
As cegonhas espiam debruçadas
O horizonte sem fim ...
Onde branqueia a caravana errante,
E o camelo monótono, arquejante
Que desce de Efraim
XII
Não basta inda de dor, ó Deus terrível?!
É, pois, teu peito eterno, inexaurível
De vingança e rancor?...
E que é que fiz, Senhor? que torvo crime
Eu cometi jamais que assim me oprime
Teu gládio vingador?!
XIII
Foi depois do dilúvio... um viandante,
Negro, sombrio, pálido, arquejante,
Descia do Arará...
E eu disse ao peregrino fulminado:
 "Cam! ... serás meu esposo bem-amado...
 — Serei tua Eloá...
XIV
Desde este dia o vento da desgraça
Por meus cabelos ululando passa
O anátema cruel.
As tribos erram do areal nas vagas,
E o nômade faminto corta as plagas
No rápido corcel.
XV
Vi a ciência desertar do Egito...
Vi meu povo seguir — Judeu maldito —
Trilho de perdição.
Depois vi minha prole desgraçada
Pelas garras d'Europa — arrebatada — Amestrado falcão! ...
XVI
Cristo! embalde morreste sobre um monte
Teu sangue não lavou de minha fronte
A mancha original.
Ainda hoje são, por fado adverso,
Meus filhos — alimária do universo,
Eu — pasto universal...
XVI

Hoje em meu sangue a América se nutre
Condor que transformara-se em abutre,
Ave da escravidão,
Ela juntou-se às mais... irmã traidora
Qual de José os vis irmãos outrora
Venderam seu irmão.
XVII
Basta, Senhor!
De teu potente braço
Role através dos astros e do espaço
Perdão p'ra os crimes meus!
Há dois mil anos eu soluço um grito... escuta o brado meu lá no infinito,
Meu Deus! Senhor, meu Deus!!...
Fonte: SILVA, Bruna. Leia o poema na íntegra.  Disponível em:
 http://www.academia.edu/6237599/Analise_de_Vozes_DAfrica


Poema   Saudação a Palmares       Autor: Castro Alves                        

Nos altos cerros erguido
Ninho d’águias atrevido,
Salve! - País do bandido!
Salve! - Pátria do jaguar!
Verde serra onde os palmares
- Como indianos cocares
No azul dos colúmbios ares
Desfraldam-se em mole arfar! ...

Salve! Região dos valentes
Onde os ecos estridentes
Mandam aos plainos trementes
Os gritos do caçador!
E ao longe os latidos soam...
E as trompas da caça atroam...
E os corvos negros revoam
Sobre o campo abrasador! ...

Palmares! a ti meu grito!
A ti, barca de granito,
Que no soçobro infinito
Abriste a vela ao trovão.
E provocaste a rajada,
Solta a flâmula agitada
Aos uivos da marujada
Nas ondas da escravidão!

De bravos soberbo estádio,
Das liberdades paládio,
Pegaste o punho do gládio,
E olhaste rindo pra o val:
Descei de cada horizonte...
Senhores! Eis-me de fronte!
E riste... O riso de um monte!
E a ironia... de um chacal!...
Nos altos cerros erguido
Ninho d'águias atrevido,
Salve! - País do bandido!
Salve! - Pátria do jaguar!
Verde serra onde os palmares
- Como indianos cocares -
No azul dos colúmbios ares
Desfraldam-se em mole arfar! ...
Salve! Região dos valentes
Onde os ecos estridentes
Mandam aos plainos trementes
Os gritos do caçador!
E ao longe os latidos soam...
E as trompas da caça atroam...
E os corvos negros revoam
Sobre o campo abrasador! ...


Biografia  de Castro Alves (1847-1871)

Castro Alves 
aos 18 anos  de idade
Antônio Frederico de Castro Alves,  importante poeta brasileiro do século XIX , nasceu na fazenda Cabaceiras, próxima à vila de Curralinho, hoje cidade de Castro Alves, no Estado da Bahia,  em 14 de março de 1847 e faleceu em 6 de Julho de 1871, vítima da tuberculose, aos 24 anos de idade.
Por volta de 1853, mudou-se com a família para Salvador.  Estudou no colégio de Abílio César Borges, futuro Barão de Macaúbas, onde  foi colega de Rui Barbosa.  Ainda adolescente, já demonstrava vocação para a poesia.
As questões  sociais estão  na poesia de Castro Alves. Nos seus poemas, o autor  mostra a miséria humana, e o tratamento dispensado aos escravos, retratando-os como heróis.   Além da poesia de caráter social, esse grande escritor  escreveu versos líricos-amorosos, ao estilo do escritor
francês  Vítor Hugo. Pode-se dizer que Castro Alves foi um poeta da transição entre o Romantismo e o Parnasianismo.
Manifestou toda sua sensibilidade escrevendo versos de protesto contra a escravidão. Seu estilo contestador o tornou conhecido como o “Poeta dos Escravos”, por  tratar  das questões abolicionistas em seus poemas. Seu primeiro poema sobre a escravidão  foi “A Canção do Africano”. Aos 21 anos de idade, mostrou toda sua coragem ao recitar, durante uma comemoração cívica, o poema “Navio Negreiro”. A contra gosto, os fazendeiros ouviram-no clamar versos que denunciavam os maus tratos aos negros.

Os amores também inspiraram alguns dos seus poemas. O lirismo amoroso está na sua obra, mas é possível perceber também sensualidade e paixão. É importante ressaltar o poder da oratória nos seus escritos, e o  talento do escritor como orador que dá  ênfase à comunicação.

Castro  Alves vinha sofrendo de tuberculose desde os 16 anos de idade, vindo a  morrer  muito jovem,  aos 24 anos, antes mesmo de terminar o curso de Direito. O autor foi homenageado na Academia Brasileira de Letras, com a cadeira nº 7  que tem Castro Alves como patrono.

Suas principais obras são: "Espumas Flutuantes", "A Cachoeira de Paulo Afonso", O Laço de Fita, O hóspede. No livro "Os Escravos" estão "Vozes d'África" e "O Navio Negreiro", considerados os dois poemas mais representativos de sua obra.
Atividades 
1. Você conhecia algum desses autores? Qual deles
2. O que  é o condoreirismo ? a)  Por que tem esse nome? b) Qual o seu símbolo
c) O que essa poesia prega?  d) Quem é o seu poeta símbolo?  
3. Seus  escritores demonstravam imensa preocupação com os problemas sociais.  Cite-os.   4. Seus autores receberam quais  influências estrangeiras
5. Quais os escritores brasileiros que se destacaram na criação do condoreirismo? 
6.  A criação artística de Castro Alves tem  duas vertentes. Quais são elas?
7. Quais os poemas que representam cada uma dessas vertentes? 
8. Qual  o mais conhecido poema abolicionista de Castro Alves?
9.  Faça uma pesquisa sobre a Vida e obra de Rui Barbosa. 
10. Forme dois grupos para declamar as seguintes poesias de Castro Alves, em forma de jogral:  O Laço de Fita  e  Vozes d'África. 
Sites consultados

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Projeto Sustentabilidade. Culminância com as Apresentações das Equipes do 3o. Ano Vespertino

Alunos do 3o. Ano "F " debatem o tema Planejamento
Urbano, contextualizando com a Maquete por eles construída 
Nos dias 04 e 05 de agosto do presente ano, os alunos do 3o. Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Raphael Serravalle em Salvador, Bahia, participaram da culminância do  Projeto Sustentabilidade, com as equipes das turmas A, B, C, D, E, F e G  apresentando seus respectivos temas, a saber: Lixo, Tecnologia Sustentável, Água, Alimentos em Conserva, Energia, Agronegócio, Planejamento Urbano.

O Projeto Sustentabilidade resultou do consenso entre os Mestres, a Coordenação Pedagógica e Direção da escola, durante o Planejamento Anual da  Semana Pedagógica, quando foi  acordado  que o tema seria abordado nos três turnos, dada a compreensão unânime de ser uma temática atual e de caráter universal, e que deve ser discutida   por toda sociedade, principalmente nas escolas de todos os níveis, da Educação Infantil ao Ensino Superior.
Cartaz do 3o. Ano "A" sobre o Lixo 

Nossos alunos  estão de parabéns, pelo excepcional desempenho nas apresentações. Os professores ficaram muito  felizes com o carinho das turmas,  que brindaram os Mestres com copos personalizados, canetas,  lanches e bebidas naturais de várias frutas, água de coco, suco de cana de açúcar,   e,  sobretudo,   muito capricho na arrumação das salas de aula, nos debates, nas músicas,  paródias,  apresentações teatrais, que ilustraram os temas.
Aos  Professores e Coordenadores Pedagógicos, nossos cumprimentos.   Veja  abaixo   vídeo e fotos com as apresentações dos nossos alunos.
Vídeo. Clique aqui

Alan Lobo,   do 3o. Ano "B",  no  comandando  
das apresentações  de sua turma

Alunos do 3o. Ano " E"
Alunos do 3o. ano "C " com o tema Água, o bem mais precioso
Alunos, Professores e a Coordenadora do 3o. Ano,  Graça Fidelis, atentos às apresentações  da turma "D, sobre o Agronegócio
Alunos da turma "G"fazendo demonstrações de 
transporte alternativo

Alunos do 3o. Ano "F" explicam  o tema Planejamento Urbano,
por meio de maquete por eles construída.
Vejam a festa de culminância do projeto África 2015, dos alunos do 1o. Ano do Ensino Médio, vespertino. 



domingo, 21 de junho de 2015

10 Raras Fotografias de Escravos Brasileiros Feitas Há 150 Anos Atrás

Esta postagem adaptamos  de uma publicação  do Site Pernambucano História Ilustrada, por sua relevância para  o  estudo da escravidão nas nossas escolas, nos valendo de recursos imagéticos na abordagem de um tema tão caro para o povo brasileiro, que tem sua ancestralidade relacionada à Diáspora Africana na América. 

Poderá servir de apoio para o estudo do Brasil Colônia, Brasil Império  e a Escravidão, considerando a raridade de imagens reais de escravos no Brasil. 

A fotografia é um elemento que aproxima o leitor da realidade, daí sua importância na complementação  dos estudos. A fotografia chegou ao Brasil por intermédio do Imperador D. Pedro II, que era um entusiasta dessa arte. 

O Brasil se tornou um ambiente favorável à prática da fotografia muito cedo. Durante a segunda metade do século XIX diversos fotógrafos, alguns patrocinados pela Coroa, fizeram valiosos registros da realidade vivida no país. 
As imagens que veremos abaixo são do acervo do Instituto Moreira Salles, e algumas delas foram feitas há mais de 150 anos atrás. A qualidade do material, tanto no sentido gráfico quanto em detalhes de comentários nas suas legendas, impressiona e aproxima aqueles que querem entender o cenário escravocrata brasileiro. Elas datam entre 1860 e 1885, período em que o movimento abolicionista se fortaleceu. 

Acompanhe e reflita: 
Quitandeiras em rua do Rio de Janeiro, 1875  
(Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).
Lavagem do ouro, Minas Gerais, 1880. 
(Foto: Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).


Primeira foto do trabalho no interior de uma mina de ouro, 1888, Minas Gerais. (Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).
Escravos na colheita de café, Vale do Paraíba, 1882 
(Marc Ferrez/Colección Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).

O Vale do Paraíba é uma região  situada nas margens da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.  Desenvolveu-se em torno da agricultura cafeeira ao longo do rio Paraíba do Sul, entre a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar. 

Apesar de altamente urbanizada e industrializada, a região também tem reservas naturais importantes, como a Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais, um dos pontos mais altos do Brasil, e a Serra da Bocaina, coberta pela vegetação  de Mata Atlântica, que também inclui pequenas cidades e fazendas de interesse histórico e arquitetônico. 

Na região localiza-se  o Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB),  entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Com 104 mil hectares de área, é uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica do país. 

Escravos na colheita do café, Rio de Janeiro, 1882 
(Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).

Senhora na liteira (uma espécie de "cadeira portátil") com dois escravos, Bahia, 1860 (Acervo Instituto Moreira Salles).


Negra com uma criança branca nas costas, Bahia, 1870. 
(Acervo Instituto Moreira Salles).


Foto da Fazenda Quititi, no Rio de Janeiro, 1865.
Observe o impressionante contraste entre a criança branca com seu brinquedo e os pequenos escravos descalços,  aos farrapos. 
(Georges Leuzinger/Acervo Instituto Moreira Salles).


O Bairro da Glória, vista do Passeio Público, Rio de Janeiro, 1861 
(Revert Henrique Klumb/Acervo Instituto Moreira Salles).


                           Negra com o filho, Salvador, em 1884 

                        (Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles)


Adaptação feita pela Professora Claudia Martins. Salvador, Bahia, 21/06/2015
Fontes: http://www.historiailustrada.com.br/2014/04/raras-fotografias-escravos-brasileiros.html#.VXTrD89VhBe
Veja também:

História e Memórias da Escravidão Negra nas Telas dos Pintores Debret e Rugendas. O 13 de Maio de 1888                
 https://saberesdaafrica.blogspot.com/2015/05/historia-e-memorias-da-escravidao-negra.html

Africanidades. História da Capoeira e do Berimbau nas Telas de Debret e Rugendas. A Lenda do Berimbau. Música Paranauê. Atividades


Todas as imagens são do Google

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Africanidades. BAOBÁ: Árvore Símbolo das Culturas Africanas Tradicionais

Achei muito interessante a matéria publicada pelo site Geledés, sobre a árvore de origem africana chamada baobá, um elo que sobrevive    aos processos de recriação da cultura negra fora da África, e que contribui para solidificar os laços culturais da Diáspora  Africana na América, com suas raízes na África.

A árvore é um dos símbolos fundamentais das culturas africanas tradicionais. Os velhos baobás africanos de troncos enormes suscitam a impressão de serem testemunhas dos tempos imemoriais. Na Cosmogonia Yorubá, cultura da atual Nigéria,  na época em que o homem adorava árvores, baobá surge como o princípio da conexão entre o mundo sobrenatural e o mundo material.  


Os mitos e o pensamento mágico-religioso  das tribos africanas têm na simbologia do baobá  um de seus temas recorrentes. Em países como o Senegal, o baobá é considerado  uma árvore sagrada, inspirando poesias, ritos e lendas. Geralmente, o baobá floresce durante uma única noite, de maio a
agosto.
Baobá no Benin, um país africano. As crianças brincam de roda e dão voltas  ao seu redor
O baobá é uma árvore de grande porte,  originária das estepes africanas e regiões semi-áridas de Madagascar. O seu nome científico é Adansonia digitata. Esta árvore pode atingir até trinta metros de altura e 20 m  de circunferência. 
Possui a capacidade de armazenar, em seu caule gigante, aproximadamente 120.000 litros de água.  Ficou conhecida devido ao  livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupery.  
Uma árvore como essa é bem-vinda a lugares onde chove pouco, como as savanas africanas e o sertão nordestino.  O baobá é encontrado  em Recife, capital do estado nordestino  de Pernambuco


O BAOBÁ NO BRASIL 
Antes do descobrimento do Brasil em 1500, o baobá não existia na floresta brasileira.  Foi trazida para o Brasil junto com os escravos africanos. A árvore adaptou-se muito bem em  Pernambuco. Não se sabe ao certo como o baobá chegou ao Recife. Pode ter sido  pelas mãos de  alguns escravos ou seus traficantes, ou foi trazida pelo Conde Maurício de Nassau, o holandês que governou Pernambuco durante a Invasão Holandesa. 
O Baobá da Praça da República é uma das árvores tombadas pela prefeitura do Recife
Recife é a capital dos baobás, onde  a árvore se tornou  ponto turístico e retrato obrigatório nos álbuns infantis.  O mais famoso dos baobás do Recife está na Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no bairro de Santo Antônio. 

Todos os dias, turistas e visitantes locais posam para fotos ao lado da árvore, mas  apesar do status de estrela, sofre  pichações no tronco. Dia 19 de Junho os pernambucanos comemoram o Dia dos baobás.  

Adaptação do do Texto da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXIV Congresso de Comunicação – Campo Grande/MS – 2001.   Leia a matéria completa  aqui  

Agora acompanhe  outras  imagens  desta árvore extraordinária




O fruto da baobá 


Um banheiro instalado no tronco da árvore
 




Vamos praticar? 1.O que mais lhe chamou a atenção nesta árvore:  a) sua origem ?   b) seus troncos? 2. Escreva um texto de até 5 linhas sobre o baobá. 

Sites consultados