Novembro Negro na Rede Pública. Salve o 20 de Novembro ! Alunos do Serravalle Celebram o Empoderamento do Povo Negro no Brasil



O líder do 2o. ano "H",  Isaías Sales Santos Teixeira, um dos entusiastas das festas da escola. Sua turma representou o Egito, e ele caprichou na representação de um autêntico faraó egípcio. Foi um dos  quatro escolhidos da Rede Pública  da Bahia,  pela Associação Cultural  Brasil Estados Unidos (ACBEU), juntamente com o aluno Lucca  Lucciola  Cassola,   do 2o. ano "C", do Programa  Jovens  Embaixadores 2018, nos EUA.    Um total de 50 estudantes  de todos os estados e do Distrito Federal foram selecionados.  Na viagem de três semanas, visitarão a capital dos EUA, Washington, D.C., e outras cidades americanas.  O programa é patrocinado pela Missão Diplomática dos EUA e parceiros públicos e privados. Parabéns a todos os felizes contemplados!  


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu   o Novembro Negro – com Projetos nas escolas estaduais que destacam O PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL, com culminâncias nas unidades escolares de todo o estado, até o dia 24/11, conforme publicado sexta-feira, 17/11/2017, por sua Assessoria de Comunicação Social (Ascom).


Achei a iniciativa da mais alta importância, considerando o perfil do povo da Bahia, que tem cerca de 90% de sua população com ascendência na África. É de assustar e lamentar como o racismo tem se acentuado na Bahia e no Brasil, com os crimes e os assassinatos contra o povo negro crescendo assustadoramente. 

O que mais entristece é constatar a negação e o desprezo às origens africanas, daí a importância de se trabalhar nas escolas de todos os níveis, e em todos os setores sociais, questões ligadas a um tema tão oportuno e tão caro – O PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL.


É muito grave a perseguição às religiões de matriz africana, o que não ocorre com nenhuma outra. Na Índia são adorados milhares de deuses, tal como sempre ocorreu ao longo da história humana.   À exceção dos Judeus (Hebreus), que criaram o Monoteísmo (crença em um único Deus), todos os povos antigos eram Politeístas, ou seja, adoravam a vários deuses. 

Nenhuma religião tem seus deuses taxados de demônios, como se faz no Brasil com os deuses  (Orixás) africanos, uma herança maldita do regime escravista,  aqui introduzido pelos europeus.  O objetivo é desqualificar a cultura africana, humilhar seu povo, para tê-los sob domínio, em condições inferiores. 

Sou Batista, criada   à luz do Evangelho, mas na condição de Licenciada e Bacharel em História, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma instituição  mantida com dinheiro público, tenho o dever de me posicionar  radicalmente  contra  tal absurdo.   

Como fazemos todos os anos, a Comunidade Escolar do Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador/Bahia, aderiu com um projeto significativo, no trabalho com os alunos sobre o 20 de Novembro Dia da Consciência Negra, onde se homenageia o herói negro Zumbi dos Palmares.  

Cada turma ficou encarregada de representar um país da África, com um casal empunhando a bandeira do país; produção de stands, cartazes, coreografias, poesias... destacando a África, o berço da humanidade e "Mãe" da maioria dos habitantes da Bahia e do Brasil. 

Foi emocionante ver os alunos declamando poemas e poesias compostas por eles, exaltando a África, a dignidade e o orgulho do povo negro, e o combate ao racismo.  Parabéns a todos os envolvidos! Foram todos brilhantes!



Isaías, com a colega de turma Victória Quésia Cerqueira, no desfile dos países africanos, representando o Egito, com a bandeira daquele país. 


Expectativas para o início do desfile das duplas, representando os países da África. 


A Professora Silvana Guimarães, Coordenadora pedagógica do Colégio,  no meio da plateia, acompanha atenta aos desfiles das duplas. Caprichou no turbante africano, como sempre ! 


ORGULHO  DE SER AFRODESCENDENTE - OS ALUNOS APRESENTARAM CARTAZES COM  A RELAÇÃO DE AFRICANOS DE  DESTAQUES, ELEVANDO A AUTOESTIMA DOS NOSSOS JOVENS E CRIANÇAS.  ACIMA,  RELAÇÃO DE AFRODESCENDENTES  GANHADORES DO PRÊMIO NOBEL DA PAZ. 

Alunos do 2o. ano em um dos Stands que ressaltavam  aspectos importantes dos países africanos.



Abertura do desfile coma alunos do 2o. ano "B"  representando a Angola, empunhando orgulhosamente a bandeira daquele país africano.


Que dupla linda, representando a Nigéria. A menina é a modelo mais bonita que já vi. Linda ! Parabéns á  linda dupla!


Alunos representando a África Muçulmana  e Cristã. 


Alunos do 1o. Ano  " i "  representantes  orgulhosos da Somália,  com a Bandeira do país.  Pedro  Alcântara está todo prosa, ainda mais com essa menina linda, Maiara Barbosa.  
Os alunos Ricardo Fernandes e Adrielle Sobral, do 1o. ano "J", brilhantes representantes de Madagáscar (português europeu) ou Madagascar (português brasileiro), oficialmente República de Madagáscar/Madagascar, antiga República Malgaxe. 

É um país insular (ilha) no Oceano Índico, no sudeste africano, sendo a maior ilha da África e a quarta do mundo.  O   país compreende numerosas ilhas periféricas menores.   
Nome a um famoso filme de animação.


Os representantes da Etiópia ostentam com orgulho o Pavilhão do histórico país africano,  o único que não sucumbiu às invasões e colonização europeias.  


As brilhantes representantes de Gana. Lindas ! Parabéns ! 


A plateia atenta às espetaculares apresentações dos colegas. 


Alunas do 2o. ano "E"  declamando poemas de  autorias próprias, demonstrando o orgulho e o empoderamento negro, notadamente da mulher negra, tão desrespeitada neste pais, que não aceita suas origens,   majoritariamente africanas.   
                                    
    #SOMOSTODOSMAEÁFRICA      #SOMOSTODOSIGUAIS

SEC/Bahia 
Novembro Negro - Projetos nas escolas estaduais destacam pertencimento étnico-racial



   

13 comentários:

  1. Foi um evento muito legal, aonde a minha sala se esforçou bastante para que ficasse tudo muito lindo. Foi um trabalho bem elaborado e ao fim todos nos ficamos satisfeitos!!!


    Andressa Lago e Jones Souto 2ºH

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  2. Achei importante relembrar nossas origens, as meninas em especial estavam todas lindas , os países foram bem representados//Mayara de Souza 2H
    Kaliane Maiza 2H
    Tailane Santana 2H Marvin Souza 2H Fabio De Souza 2H

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  3. Muito linda a apresentação, bem legal, nós achamos fabulosa. O Colégio Serravalle vem fazendo um ótimo trabalho, mas, deixou a desejar um "Algo mais que tecidos". O desfile foi lindo, mas, cultura não é só vestimenta. No próximo ano devemos pensar em algo melhor, que realmente exalte e recorde as lutas pela raça negra.
    Caíque Araújo e Mateus Alves 2H

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  4. Consciência negra é uma data importante não apenas para prestigiação da cultura negra, mas também para lembrarmos que somos todos iguais e não será uma cor que nos diferirá!
    Esperamos que um dia esta data deixe de existir, pois nesse dia saberemos que não há mais preconceitos desnecessários como há hoje em dia.

    Vitória Quésia
    Isaías Sales
    Mariana Serrão
    2H

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  5. Foram ótimas as apresentações, tanto o desfile quanto as danças. Celebrar a cultura africana é dever de todos pois ela é nossa raiz. O colégio está de parabéns!!
    Bruno Henrique 2H
    Fábio D'Souza 2H

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  6. Dia 20 de novembro na escola Raphael Serravale tem um conceito onde os alunos afrodescendentes se tornam importantes uma vez no ano, usam-os para que montem um desfile carregando vestimentas e acessórios de muita importância africana, carregam bandeiras de países onde possuem um peso muito grande de sofrimento e dor mas com a falta de conhecimento são usadas de formas banais. Numa escola onde mais que a metade dos alunos são negros o dia da consciência é marcada apenas por tecidos e meros aplausos pelos próprio alunos pois muitos professores e os diretores não se encontram presente. Dia 20 é dia de luta, de representatividade, de militância assim como todos os outros dias na vida de um negro, é dia de não abaixar a cabeça para comentários racistas e só quem preto sabe o que passa nas ruas todos os dias. Ser negro é lutar todos os dias com unhas e dentes para conquistar seu lugar no mundo. VIDAS NEGRAS IMPORTAM TODOS OS DIAS DO ANO.
    Alunas: Júlia Bonfim e Nayra da Silva

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  7. Racismos é definido por discriminação social baseada no conceito de que existem diferentes raças humanas e que uma é superior às outras. Esta noção tem base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano.
    Consiste em uma atitude depreciativa e discriminatória não baseada em critérios científicos em relação a algum grupo social ou étnico.
    O brasil tem maioria de sua população negra e mesmo assim muitos negros de favelas os de escolas publicas ou ate mesmo aqueles famosos da tv sofrem com poblemas de todos od tipos no dia-a-dia.
    Que um projeto como esse esclereça a mente dos jovem para a realidade de que somos negros

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  8. muito bom o projeto da consciência negra, entreteu todos alunos e serve como uma forma de manifesto para aqueles que ainda praticam atos de injúria.
    Aluno: Rodrigo, 1° ano, turma : i

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  9. Muito lindo esse projeto, parabéns a todo, momentos muitos lindos... Acredito que muitos se esforçaram e merecem meus aplausos, parabéns a todos !

    Caio caldas 1I

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  10. Com esse projeto conciência negra vez relembrar que cada invíduo deve entender que é justamente nos padrões e na nossa cor preta: onde está a nossa melhor chance de evoluir. Reconhecer que aquilo que não ideal pra você pode ser para o outro e que a liberdade seja respeitada pelo grupo e fortalecimento de todos lutar pela paz e fortalecer cada indivíduo na sua própria verdade. Adiquirindo conhecimento coletivo e força, afinal de terem visões diferentes e sem dúvidas deixando-nos mais fortes. SOMOS TODOS IGUAIS. Elaine 1i

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  11. Muito bom esse projeto, muitas coisas legais, gostei bastante das musicas,das roupas etc, cada ano melhor!

    Aluno: Everton Luis
    Turma: 1° ano-i

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  12. Esse projeto mostrou que somos todos iguais e merecemos respeito. O preconceito esta em todo lugar mas quanto mais e abordamos esse assunto várias pessoas vão tomar o conhecimento de que todos devem ser respeitados independente da raça ou cultura.
    Ítalo Bruno 1°I

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