sábado, 22 de março de 2014

As Cores das Palavras. Poemas Infanto-juvenis: As Quatro Estações; A Flor Amarela; As Borboletas; As Cores e as Palavras; Canção para Van Gogh. Biografia de Van Gogh. Atividades

Poesia é um gênero literário que pode ser trabalhado em todos os níveis de escolaridade: da educação infantil ao Ensino Médio. 

Abordaremos as cores das palavras na poesia, onde o aluno poderá descobrir e   conferir significados poéticos às cores. Num passeio pelo entorno da escola poderá observar as cores na natureza: o azul das águas, o amarelo do sol, o prata da lua, o verde das plantas,  cores das frutas e das flores...Poderá ler,  criar, escrever, escutar e declamar poesias,  inspiradas nas cores e na natureza. 

Apresentamos algumas sugestões de 
estratégias e recursos de uma aula com o tema: As Cores  das Palavras na Poesia. Trazemos alguns poemas infanto-juvenis, com a temática das cores, unindo arte, língua portuguesa,  ciências e história.  Esperamos que você goste. 

Estratégias e Recursos da Aula

Recursos: 
- Cópias individuais dos poemas e da letra da música Trem das Cores, de Caetano Veloso; 
- Exibição do vídeo com a música;  Data Show; computador, 
Dálias coloridas
-Atividades coletivas e individuais na sala de aula, nos arredores da escola, no laboratório de informática,no parque...
- Conversa informal  com os alunos sobre  suas cores prediletas e quais não gostam.   Pedir que fechem os olhos e tentem lembrar a cor do corredor da escola, da cantina ou de outros espaços. Perguntar  qual a cor que escolheriam para pintar as paredes da sala de aula.
- Aula expositiva-participativa sobre poesia. Fazer uma leitura dramatizada do  poema As Borboletas, de autoria de Vinícius de Morais. 
- Uso de técnicas de dinâmicas de leitura.
O Amarelo do Pôr do Sol
 e o Azul do Mar
-Construção de poemas. O professor escreverá um exemplo no quadro, construindo coletivamente com a turma. Exemplo:   

Gosto das Cores 

Gosto do amarelo
Que  me lembra  o Sol
Sol me lembra...
Gosto do Azul 
Que me lembra  o Mar
O Mar me lembra...

Chamar atenção dos alunos para  a importância das borboletas no equilíbrio ambiental. Imprimir o texto abaixo e ler com os alunos. 

AS BORBOLETAS

Borboleta colorida
Coloridas, alegres, formas variadas,   as borboletas  estão presentes em todos os lugares em que haja ar puro e muito verde. Elas  encantam a natureza.

As borboletas fazem parte do grupo dos insetos, mais da ordem dos Lepidópteros, termo que significa “asas em escamas”, e suas asas formam lindos desenhos e combinação de cores. Podem variar muito de tamanho, desde as minúsculas como a Phyllocnistis spp, que tem cerca de 3 milímetros, até as maiores com cerca de 30 centímetros.

borboleta amarela
Como todo inseto, seu corpo é formado por estruturas simples: corpo delgado, três pares de patas, asas e antenas.

Comem o dia inteiro para se fortalecerem e dar continuidade ao processo de crescimento.  A presença de borboletas é um indicativo de  saúde ambiental, pois não resistem à presença mínima de poluição. Assim, nos locais livres de poluição pode ter certeza que haverá muitas borboletas!

O Brasil por ser um país tropical, abriga grande variedade de espécies de borboletas, reconhecidas principalmente pelas cores diferenciadas das asas. Exemplos:   
1. Ninfalídeos - suas asas têm cor azul escuro e preto; 
2. Papilionídeos – apresentam as cores amarelo claro e preto;  
Rosa arco-iris
3.  Pierídeos – mesclam as cores amarelo, verde e preto;    4.  Licenídeos – preta com mescla das cores amarela e azul.

   Vamos praticar ?  1. Descreva como  são as borboletas. 2. Em que tipo de ambiente as borboletas vivem? 3. Destaque os tipos de borboletas que vivem no Brasil. 
              

             As cores das palavras - Poemas Infanto-juvenis
Agora vamos ler, analisar, buscar significados das palavras desconhecidas declamar e dramatizar os poemas abaixo: 

A flor amarela

Olha a janela
Da bela Arabela.
Que flor è aquela
Que Arabela molha?
É uma flor amarela.
Autora: Cecília Meireles
   


Quatro  Poemas Infanto-juvenis para você declamar 

As Borboletas

Autor: Vinicius de Morais

As Cores e as Palavras

Autor:  Elias José
As Quatro Estações
Autor: José Jorge Letria
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam de muita luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então
Oh, que escuridão!

Há palavras azuis:
céu, encontro, amigo,
beleza, sorriso, serenidade...

Há palavras brancas:
comunhão, véu, voo,
pureza, solidão, paz...

Há palavras vermelhas:
samba, sangue, guerra,
futebol, lábios, paixão...

Há palavras cinzentas:
pesadelo, indiferença, nunca, finados, inverno, poluição...

Há palavras amarelas:
girassol, luar,inteligência,
poder , luz, sucesso...

Há palavras rosadas:
vinho, vela, mocidade,
namoro noivado, jardim...

Há palavras verdes:
mar, mata, esperança,
novo, brotação, vida...

Há palavras multicoloridas:
arco-íris, jardim, lápis,
festa, feriado, floricultura...


Aprendi os cheiros
Do alecrim e da hera
E ao azul do céu
Chamei Primavera.

Encontrei um fruto
Na concha da mão
E à sede da água
Dei um nome: Verão.

Descobri o sol com olhos de sono,
À tristeza das folhas dei o nome de Outono
Aprendi os modos do bico mais terno:
Um cão de peluche
Com o frio do Inverno.

Juntei as estações
Com pés de magia
E à soma das quatro
Chamei poesia.


 Fonte: poemas infantis e frases  http://frases.pt/poemas-infantis/

         
    Vamos Praticar ?   

1. Releia o poema - As Cores das Palavras. Quem é o seu autor? Qual foi o verso que você mais gostou ? Porquê ?  3.  Atribua cores  para as seguintes palavras, indicando de qual cor seria...  a) a tristeza; b) o amor; c) a solidão; d) a amizade;  e) a esperança;  f) palavras multicoloridas, como o arco-iris? 
     2. Assista ao vídeo, analise  a letra da música Trem Das Cores, do cantor  e     compositor brasileiro,  Caetano Veloso.  Que relação você faz com os poemas aqui apresentados?   Clique no link para acessar  o vídeo com a música 

Vídeo e Letra da Música Trem Das Cores      Autor: Caetano Veloso
    
    A franja na   encosta cor de laranja, capim rosa chá
O mel desses olhos luz, mel de cor ímpar
O ouro ainda não bem verde da serra, a prata do trem
A lua e a estrela, anel de turquesa
    
   Os átomos todos dançam, madruga, reluz neblina
Crianças cor de romã entram no vagão
O oliva da nuvem chumbo ficando pra trás da manhã
E a seda azul do papel que envolve a maçã
    
    As casas tão verde e rosa que vão passando ao nos ver passar
Os dois lados da janela
E aquela num tom de azul quase inexistente, azul que não há
Azul que é pura memória de algum lugar
    
    Teu cabelo preto, explícito objeto, castanhos lábios
Ou pra ser exato, lábios cor de açaí
E aqui, trem das cores, sábios projetos: tocar na central
E o céu de um azul celeste celestial.
        Fonte: http://letras.mus.br/caetano-veloso/43883/       

Poema:  Canção para Van Gogh
Autora: Cecília Meireles. In Palavras e Pétalas

Os azuis estão cantando
no coração das turquesas:
formam lagos delicados,
campo lírico, horizonte,
sonhando onde quer que estejas.


E os amarelos estendem
frouxos tapetes de outono,
cortinados de ouro enxofre,
luz de girassóis e dálias
para a curva do teu sono.

Tudo está preso em suspiros,
protegendo o teu descanso.
E os encarnados e os verdes
e os pardacentos e os negros
desejam secar-te o pranto.

Ó vastas flores torcidas,
revoltos clarões do vento,
voz do mundo em campos e águas,
de tão longe cavalgando
as perspectivas do tempo!

No reino ardente das cores,
dormem tuas mãos caídas.
Luz e sombra estão cantando
para os olhos que fechaste
sobre as horas agressivas.

E é tão belo ser cantado,
muito acima deste mundo...
E é tão doce estar dormindo!
É preciso dormir tanto!
(É preciso dormir muito...)


As Cores das Quatro Estações 


Atividades

1. Leia o poema as quatro estações. Observe o gráfico.  Quais  são as quatro estações do ano ?  
2.  Cite as  principais características de cada estação, ou seja, qual a estação das flores, das chuvas, do sol, das folhas tristes, caindo...; 
3A terra divide-se em dois hemisférios: Hemisfério Norte e H. Sul. Em qual dos dois está situado o Brasil ?  
4. Escreva o nome da autora dos poemas:  As Borboletas e Canção para Van Gogh. Clique no link para conhecer a biografia da autora. Escreva duas frases sobre  sua biografia, ou seja, quem foi ela. 

Cinco Poemas Infanto-Juvenis de Cecília Meireles: As Meninas, A Flor Amarela, O Vestido de Laura, Colar de Carolina, O Menino Azul. Biografia da Autora. Interpretação de textos. Vídeos e áudio

5. Observe a gravura sobre as 4 estações. As estações do ano são iguais nos dois hemisférios ?  Quando tem início o verão nos hemisférios Norte e Sul ?  
6. Qual a estação do ano que você mais gosta  e porquê ?  Cite uma experiência agradável para você que tenha ocorrido na sua estação predileta. 
Não esqueça de ilustrar a estação com um belo desenho. Sucesso!
O pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890)

Pintura de Van Gogh: "Retrato de Dr. Gachet" - 1890  (1ª versão) 

Pintura de Van Gogh - "Retrato de Dr. Gachet" - 1890  (2ª versão) 

Vinhedo Vermelho -Van Gogh

Quem foi Van Gogh ?  Biografia


Vincent van Gogh
Vincent Willem Van Gogh  (1853/1890) foi um pintor holandês, considerado um dos maiores pós-impressionistas de todos os tempos. Chegou a morar na França e na Bélgica, e em vida vendeu apenas um quadro intitulado “O Vinhedo vermelho”, ou seja, o reconhecimento do artista ocorreu somente após sua morte.
Van Gogh era filho de um Pastor protestante,  e chegou a estudar teologia em Amsterdã, capital da Holanda. Trabalhou na loja de um tio, em Haia (Holanda), e dedicou seis meses de sua vida à evangelização, atuando durante seis meses junto a mineiros pobres na Bélgica. Retornou a Haia dedicando maior tempo à pintura. Trocou muitas cartas (mais de 750)  com seu  irmão Theo, que o apoiava financeiramente.
"Os Girassóis" -  A
Pintura mais famosa de Van Gogh 
A genialidade de Vincent Van Gogh somente foi reconhecida após a sua morte. Em vida, o artista holandês passou fome, frio, viveu em barracos e conheceu a miséria, tendo vendido apenas uma pintura _ "O Vinhedo Vermelho", por  um mil dólares (valor atual).

A tela "Os Girassóis" é uma das obras-primas de Van Gogh.  São Doze Girassóis numa jarra, sendo considerada uma das melhores e mais famosas obras do pintor holandês. 

Após a sua chegada ao sul da França, estabelecendo-se em Arles, Van Gogh "descobre" o sentido da cor e da luz, e é nesse período que a sua obra sofre a chamada "explosão da cor".  

Girassóis
Doze Girassóis numa Jarra pode ser considerado o culminar de todo este efeito em sua obra. Acabado em Agosto de 1888, o quadro está hoje exposto na Neue Pinakothek, em Munique. Atualmente, esta é uma das telas mais famosas do mundo. Tal sucesso e reconhecimento contrastam com a vida do seu autor, que sempre viveu à margem da sociedade.

Foi tratado pelo Dr. Paul Gachet, e a aproximação entre o pintor e seu médico rendeu-lhe uma de suas obras mais conhecidas: “O Retrato de Dr. Gachet". 

Suspeita-se que a cor amarela, predominante nos seus quadros,  teria sido um dos efeitos colaterais da medicação receitada por esse médico.  

“Retrato de Dr. Gachet" é uma obra de 1890.  O nome refere-se a duas versões autênticas da obra. Ambas mostram o Dr. Gachet sentado à mesa, com a cabeça apoiada no braço direito e com uma erva medicinal (digitalis), símbolo dos médicos.  Apesar da semelhança na forma, são facilmente diferenciáveis pelo seu estilo. 
As cores utilizadas nas duas versões não são as mesmas, mas diferem,  sobretudo,  na "pincelada":  a primeira revela traços mais evidentes que a segunda. Foi vendido em 15 de maio de 1990 por 82,5 milhões de dólares.
Girassóis
O pintor morreu aos 37 anos, por ter atentado contra a própria vida.  Durante o enterro seu caixão foi coberto com suas flores prediletas: os girassóis. Aliás, a tela "Os Girassóis" é uma das obras-primas de Van Gogh
Dálias vermelhas

 Vamos praticar ?

    Leia a biografia de Van Gogh. Observe suas pinturas aqui apresentadas.Reescreva a biografia do pintor. 

Referências
Poemas Infantis e Frases
Biografia de Van Gogh
“Retrato de Dr. Gachet"

4 comentários:

  1. Perfeito e significativo a organização desse trabalho! parabéns, vou sugerir para os professores trabalharem como introdução as atividades da olimpíada de língua portuguesa, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço, Edna !
      Boa sorte ! Volte sempre !
      Forte abraço !

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada, anônimo (a) ! Compartilhe com seus contatos. Volte sempre !
      Forte abraço !

      Excluir

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada