Poesia é um gênero literário que pode ser trabalhado em todos os níveis de escolaridade: da educação infantil ao Ensino Médio.
Abordaremos as cores das palavras na poesia, onde o aluno poderá descobrir e conferir significados poéticos às cores. Num passeio pelo entorno da escola poderá observar as cores na natureza: o azul das águas, o amarelo do sol, o prata da lua, o verde das plantas, cores das frutas e das flores...Poderá ler, criar, escrever, escutar e declamar poesias, inspiradas nas cores e na natureza.
Apresentamos algumas sugestões de
Abordaremos as cores das palavras na poesia, onde o aluno poderá descobrir e conferir significados poéticos às cores. Num passeio pelo entorno da escola poderá observar as cores na natureza: o azul das águas, o amarelo do sol, o prata da lua, o verde das plantas, cores das frutas e das flores...Poderá ler, criar, escrever, escutar e declamar poesias, inspiradas nas cores e na natureza.
Apresentamos algumas sugestões de
estratégias
e recursos de uma aula com o tema: As Cores das Palavras na Poesia. Trazemos alguns poemas infanto-juvenis, com a temática das cores, unindo arte, língua portuguesa, ciências e história. Esperamos que você goste.
Estratégias e Recursos da Aula
Recursos:
- Cópias individuais dos poemas e da letra da música Trem das Cores, de Caetano Veloso;
- Exibição do vídeo com a música; Data Show; computador,
- Cópias individuais dos poemas e da letra da música Trem das Cores, de Caetano Veloso;
- Exibição do vídeo com a música; Data Show; computador,
Dálias coloridas |
-Atividades
coletivas e individuais na sala de aula, nos arredores da escola, no
laboratório de informática,no parque...
-
Conversa informal com os alunos sobre suas cores prediletas e quais não gostam. Pedir que fechem os olhos e tentem
lembrar a cor do corredor da escola, da cantina ou de outros espaços. Perguntar qual a cor que escolheriam para pintar as
paredes da sala de aula.
- Aula expositiva-participativa sobre poesia. Fazer uma leitura dramatizada do poema As Borboletas, de autoria de Vinícius de Morais.
- Uso de técnicas de dinâmicas de leitura.
O Amarelo do Pôr do Sol e o Azul do Mar |
-Construção
de poemas. O professor escreverá um exemplo no quadro, construindo
coletivamente com a turma. Exemplo:
Gosto das Cores
Gosto do amarelo
Que me
lembra o Sol
Sol me
lembra...
Gosto do Azul
Que me lembra o Mar
O Mar me lembra...
Chamar atenção dos alunos para a importância das borboletas no equilíbrio ambiental. Imprimir o texto abaixo e ler com os alunos.
AS BORBOLETAS
Coloridas,
alegres, formas variadas, as borboletas estão presentes em todos os lugares em que
haja ar puro e muito verde. Elas encantam a
natureza.
As borboletas fazem
parte do grupo dos insetos, mais da ordem dos Lepidópteros,
termo que significa “asas em escamas”, e suas asas formam lindos desenhos e combinação de cores. Podem variar muito de tamanho, desde as minúsculas como a Phyllocnistis
spp, que tem cerca de 3 milímetros, até as maiores com cerca de 30 centímetros.
Como
todo inseto, seu corpo é formado por estruturas simples: corpo delgado, três
pares de patas, asas e antenas.
Comem o
dia inteiro para se fortalecerem e dar continuidade ao processo de crescimento.
A presença de borboletas é um
indicativo de saúde ambiental, pois não
resistem à presença mínima de poluição. Assim, nos locais livres de poluição
pode ter certeza que haverá muitas borboletas!
O
Brasil por ser um país tropical, abriga grande variedade de espécies de
borboletas, reconhecidas principalmente pelas cores diferenciadas das asas.
Exemplos:
1. Ninfalídeos - suas asas têm cor azul escuro e preto;
2. Papilionídeos – apresentam as cores amarelo claro e preto;
3. Pierídeos – mesclam as cores amarelo, verde
e preto; 4. Licenídeos – preta com mescla das cores
amarela e azul.
1. Ninfalídeos - suas asas têm cor azul escuro e preto;
2. Papilionídeos – apresentam as cores amarelo claro e preto;
Rosa arco-iris |
Vamos praticar ? 1. Descreva como são as borboletas. 2. Em que tipo de ambiente as borboletas vivem? 3. Destaque os tipos de borboletas que vivem no Brasil.
As cores das palavras - Poemas Infanto-juvenis
Agora vamos ler, analisar, buscar significados das palavras desconhecidas declamar e dramatizar os poemas abaixo:
A flor amarela
Olha a janela
Da bela Arabela.
Que flor è aquela
Que Arabela molha?
É uma flor amarela.
Autora: Cecília Meireles
Quatro Poemas Infanto-juvenis para você declamar
As Borboletas
Autor: Vinicius de Morais
|
As Cores e as Palavras
Autor: Elias José
|
As Quatro Estações
Autor: José
Jorge Letria
|
Brancas
Azuis Amarelas E pretas Brincam Na luz As belas Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam de muita luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então
Oh, que escuridão! |
Há palavras azuis:
céu, encontro, amigo,
beleza, sorriso, serenidade...
Há palavras brancas:
comunhão, véu, voo,
pureza, solidão, paz...
Há palavras vermelhas:
samba, sangue, guerra,
futebol, lábios, paixão...
Há palavras cinzentas:
pesadelo, indiferença, nunca, finados,
inverno, poluição...
Há palavras amarelas:
girassol, luar,inteligência,
poder , luz, sucesso...
Há palavras rosadas:
vinho, vela, mocidade,
namoro noivado, jardim...
Há palavras verdes:
mar, mata, esperança,
novo, brotação, vida...
Há palavras multicoloridas:
arco-íris, jardim, lápis,
festa, feriado, floricultura...
|
Aprendi
os cheiros
Do alecrim e da hera
E ao azul do céu
Chamei Primavera.
Encontrei um fruto
Na concha da mão
E à sede da água
Dei um nome: Verão.
Descobri o sol com olhos de sono,
À tristeza das folhas dei o nome de Outono
Aprendi os modos do bico mais terno:
Um cão de peluche
Com o frio do Inverno.
Juntei as estações
Com pés de magia
E à soma das quatro
Chamei poesia.
|
Vamos Praticar ?
1. Releia o poema - As Cores das Palavras. Quem é o seu autor? Qual foi o verso que você mais gostou ? Porquê ? 3. Atribua cores para as seguintes palavras, indicando de qual cor seria... a) a tristeza; b) o amor; c) a solidão; d) a amizade; e) a esperança; f) palavras multicoloridas, como o arco-iris?
2. Assista ao vídeo, analise a letra da
música Trem Das Cores, do
cantor e compositor brasileiro, Caetano Veloso. Que relação você faz com os
poemas aqui apresentados? Clique
no link para acessar o vídeo com a música
A franja na encosta cor de laranja, capim rosa
chá
O mel desses olhos luz, mel de cor ímpar O ouro ainda não bem verde da serra, a prata do trem A lua e a estrela, anel de turquesa |
Os átomos todos dançam, madruga, reluz neblina
Crianças cor de romã entram no vagão O oliva da nuvem chumbo ficando pra trás da manhã E a seda azul do papel que envolve a maçã |
As casas tão verde e rosa que vão passando ao
nos ver passar
Os dois lados da janela E aquela num tom de azul quase inexistente, azul que não há Azul que é pura memória de algum lugar |
Teu cabelo preto, explícito objeto, castanhos
lábios
Ou pra ser exato, lábios cor de açaí E aqui, trem das cores, sábios projetos: tocar na central E o céu de um azul celeste celestial. |
Poema: Canção para Van Gogh
Autora: Cecília Meireles. In Palavras e Pétalas
As Cores das Quatro Estações Autora: Cecília Meireles. In Palavras e Pétalas
Os azuis
estão cantando
no coração das turquesas: formam lagos delicados, campo lírico, horizonte, sonhando onde quer que estejas. |
E os
amarelos estendem
frouxos tapetes de outono, cortinados de ouro enxofre, luz de girassóis e dálias para a curva do teu sono. |
Tudo está
preso em suspiros,
protegendo o teu descanso. E os encarnados e os verdes e os pardacentos e os negros desejam secar-te o pranto. |
Ó vastas
flores torcidas,
revoltos clarões do vento, voz do mundo em campos e águas, de tão longe cavalgando as perspectivas do tempo! |
No reino
ardente das cores,
dormem tuas mãos caídas. Luz e sombra estão cantando para os olhos que fechaste sobre as horas agressivas. |
E é tão
belo ser cantado,
muito acima deste mundo... E é tão doce estar dormindo! É preciso dormir tanto! (É preciso dormir muito...) |
||
Atividades
1. Leia o poema as quatro estações. Observe o gráfico. Quais são as quatro estações do ano ?
2. Cite as principais características de cada estação, ou seja, qual a estação das flores, das chuvas, do sol, das folhas tristes, caindo...;
3. A terra divide-se em dois hemisférios: Hemisfério Norte e H. Sul. Em qual dos dois está situado o Brasil ?
4. Escreva o nome da autora dos poemas: As Borboletas e Canção para Van Gogh. Clique no link para conhecer a biografia da autora. Escreva duas frases sobre sua biografia, ou seja, quem foi ela.
6. Qual a estação do ano que você mais gosta e porquê ? Cite uma experiência agradável para você que tenha ocorrido na sua estação predileta.
Não esqueça de ilustrar a estação com um belo desenho. Sucesso!
2. Cite as principais características de cada estação, ou seja, qual a estação das flores, das chuvas, do sol, das folhas tristes, caindo...;
3. A terra divide-se em dois hemisférios: Hemisfério Norte e H. Sul. Em qual dos dois está situado o Brasil ?
4. Escreva o nome da autora dos poemas: As Borboletas e Canção para Van Gogh. Clique no link para conhecer a biografia da autora. Escreva duas frases sobre sua biografia, ou seja, quem foi ela.
Cinco Poemas Infanto-Juvenis de Cecília Meireles: As Meninas, A Flor Amarela, O Vestido de Laura, Colar de Carolina, O Menino Azul. Biografia da Autora. Interpretação de textos. Vídeos e áudio
5. Observe a gravura sobre as 4 estações. As estações do ano são iguais nos dois hemisférios ? Quando tem início o verão nos hemisférios Norte e Sul ?6. Qual a estação do ano que você mais gosta e porquê ? Cite uma experiência agradável para você que tenha ocorrido na sua estação predileta.
Não esqueça de ilustrar a estação com um belo desenho. Sucesso!
O pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890)Pintura de Van Gogh: "Retrato de Dr. Gachet" - 1890 (1ª versão)Pintura de Van Gogh - "Retrato de Dr. Gachet" - 1890 (2ª versão) |
Vinhedo Vermelho -Van Gogh |
Vincent van Gogh |
Vincent Willem Van Gogh (1853/1890) foi um pintor holandês, considerado um
dos maiores pós-impressionistas de todos os tempos. Chegou a morar na França e
na Bélgica, e em vida vendeu apenas um quadro intitulado “O Vinhedo vermelho”,
ou seja, o reconhecimento do artista ocorreu somente após sua morte.
Van Gogh era filho de um
Pastor protestante, e chegou a estudar
teologia em Amsterdã, capital da Holanda. Trabalhou na loja de um tio, em Haia
(Holanda), e dedicou seis meses de sua vida à evangelização, atuando durante
seis meses junto a mineiros pobres na Bélgica. Retornou a Haia dedicando maior
tempo à pintura. Trocou muitas cartas (mais de 750) com seu irmão Theo, que o apoiava financeiramente.
"Os Girassóis" - A Pintura mais famosa de Van Gogh |
A
genialidade de Vincent Van Gogh somente foi reconhecida após a sua morte. Em
vida, o artista holandês passou fome, frio, viveu em barracos e conheceu
a miséria, tendo vendido apenas uma
pintura _ "O Vinhedo Vermelho", por um mil dólares (valor atual).
A tela
"Os Girassóis" é uma das obras-primas de Van Gogh. São
Doze Girassóis numa jarra, sendo considerada uma das melhores e mais famosas
obras do pintor holandês.
Após a sua chegada ao sul da França, estabelecendo-se
em Arles, Van Gogh "descobre" o sentido da cor e da luz, e é nesse
período que a sua obra sofre a chamada "explosão da cor".
Girassóis |
Foi tratado pelo Dr. Paul
Gachet, e a aproximação entre o pintor e seu médico rendeu-lhe uma de suas
obras mais conhecidas: “O Retrato de Dr. Gachet".
Suspeita-se que a cor amarela, predominante nos seus quadros, teria sido um dos efeitos colaterais da medicação receitada por esse médico.
Suspeita-se que a cor amarela, predominante nos seus quadros, teria sido um dos efeitos colaterais da medicação receitada por esse médico.
“Retrato de Dr. Gachet" é uma obra de 1890. O
nome refere-se a duas versões autênticas da obra. Ambas mostram o Dr. Gachet
sentado à mesa, com a cabeça apoiada no braço direito e com uma erva medicinal
(digitalis), símbolo dos médicos. Apesar da semelhança na forma, são facilmente diferenciáveis pelo seu
estilo.
As cores utilizadas nas duas versões não são as mesmas, mas diferem, sobretudo, na "pincelada": a primeira revela traços mais evidentes que a segunda. Foi vendido em 15 de maio de 1990 por 82,5 milhões de dólares.
As cores utilizadas nas duas versões não são as mesmas, mas diferem, sobretudo, na "pincelada": a primeira revela traços mais evidentes que a segunda. Foi vendido em 15 de maio de 1990 por 82,5 milhões de dólares.
Girassóis |
O pintor morreu aos 37 anos, por ter atentado contra a própria vida. Durante o enterro seu caixão foi coberto com suas flores prediletas: os girassóis. Aliás, a tela "Os Girassóis" é uma das obras-primas de Van Gogh
Dálias vermelhas |
Vamos praticar ?
Leia a biografia de Van Gogh. Observe suas pinturas aqui apresentadas.Reescreva a biografia do pintor.
Referências
Poemas Infantis e Frases
Biografia de Van Gogh
“Retrato de Dr. Gachet"
Perfeito e significativo a organização desse trabalho! parabéns, vou sugerir para os professores trabalharem como introdução as atividades da olimpíada de língua portuguesa, obrigada.
ResponderExcluirEu é que agradeço, Edna !
ExcluirBoa sorte ! Volte sempre !
Forte abraço !
Que maravilha !
ResponderExcluirObrigada, anônimo (a) ! Compartilhe com seus contatos. Volte sempre !
ExcluirForte abraço !