sábado, 23 de abril de 2016

Escreve bem quem lê muito.Técnicas e dicas para uma boa leitura


" Escreve bem quem lê muito. Escreve melhor quem lê e escreve muito. Assim como o esporte, a leitura e a escrita devem ser exercitadas". 


Ler não é um ato mecânico, pelo contrário, deve ser um ato prazeroso completamente desligado da ideia de obrigatoriedade. 


Não é fácil gostar de ler. Quem não adquiriu o hábito durante a infância dificilmente se encantará a cada vez que entrar em uma livraria. No entanto, todos sabem que as dificuldades aumentam para quem não gosta de ler.

A leitura é algo que se pode treinar e melhorar.  O nosso nível de leitura evolui com a prática  ao longo dos anos. Em média, um adulto pode ler mais de 200 palavras por minuto,  podendo chegar a  325, em média. 

É importante ter a consciência de que saber ler não significa saber compreender. Pelo menos 38% dos brasileiros têm dificuldade em interpretar aquilo que lê. São os chamados analfabetos funcionais, um problema  muito sério em nosso país.

Usar técnicas de leitura apropriadas, por exemplo, pode ajudar  estudantes que se encontram sob pressão dos exames e necessitam tirar o máximo de proveito do seu tempo.


Destacamos algumas técnicas e dicas  para uma boa leitura Acompanhe !
  1. Para criar o hábito da leitura  reserve um tempo do seu dia para praticar.  O ato de ler pode ser encarado como um ritual, portanto, procure um local tranquilo, confortável e bem iluminado;
  2. Tenha um dicionário por perto - consultar as palavras desconhecidas   ajuda a compreender o que está lendo, além de ampliar o seu vocabulário, mas não exagere. Outras palavras podem ser entendidas no contexto da narrativa; 
  3. Concentração -  concentrar-se significa dizer NÃO às outras centenas de boas ideias que estão ao seu redor, escolhendo com cuidado as melhores.  Significa dizer NÃO ao celular ou às redes sociais; dizer NÃO à multitarefa e focar somente na leitura; 
  4.  Velocidade - segundo o aplicativo Spiritz -  “quando lemos, gastamos  cerca de 80% do tempo movendo os nossos olhos de palavra a palavra e somente uns 20% processando o significado” do que lemos.

Dicas para reduzir o movimento dos olhos, um dos principais inimigos da leitura rápida

a) Foque em sua velocidade, pois seu nível de compreensão  melhora com a prática; 
b) Use um guia: o dedo, uma caneta ou uma folha de papel para  guiar  sua leitura,  evitando que se perca;
c) Faça poucas  regressões, ou seja,  evite ficar indo e  voltando  a todo momento; 
d) Aumente o seu campo de visão;
e)  Movimente seus olhos inteligentemente.

       5. Compreensão - diferentes tipos de leituras pedem diferentes níveis de compreensão. Ler um livro de Monteiro Lobato,  é diferente de ler um texto científico. Por isso, antes de começar a ler, analise  qual é o tipo de texto e qual é o seu objetivo ao lê-lo.

       6.  Memorização: os métodos de  repetição ajudam.

  “Esquecemos  50% do que aprendemos em aproximadamente uma hora,  a menos que regularmente coloquemos em prática o que revisamos. A repetição é a base da aprendizagem. A questão é como levar a cabo esta repetição. leia as dicas: 
        a)  Anotar  é uma das formas mais comuns e efetivas de repetição;   b)  Ensinar outra pessoa. “Ensinar é aprender pela segunda vez”. 
Sites consultados 
Rodrigues, Marla. Equipe Brasil Escola 
Todas as imagens são do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada