Redação do Jornal nacional da Rede Globo de TV/Brasil |
Foi
lançada hoje (23) a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), que
pretende contribuir para a melhoria da cobertura da área por meio da
capacitação de profissionais da imprensa e da oferta de materiais de
referência.
O objetivo é auxiliar tantos os jornalistas que escrevem com
frequência sobre o tema quanto aqueles que não têm muito contato com o assunto.
A Jeduca foi apresentada durante o 11º Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas
Investigativos (Abraji), em São Paulo.
No site www.jeduca.com.br estão
disponíveis conteúdos de referência sobre a cobertura de diferentes aspectos da
política educacional, como as divulgações do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – ou sobre
como abordar o tema nas eleições municipais. A intenção é envolver também as
faculdades e os estudantes de jornalismo.
Entre
os conteúdos estão relatos dos bastidores de grandes reportagens e conteúdos
traduzidos da Education Writers Association (EWA), entidade americana que reúne
jornalistas de educação. Em breve, a Jeduca vai disponibilizar um banco de
fontes de educação para ajudar os jornalistas. O site terá uma parte
fechada para os associados, mediante pagamento de anuidade de R$ 70. Nos três
primeiros meses, no entanto, todo o conteúdo terá acesso gratuito.
A
Jeduca é presidida por Antonio Gois (O Globo, CBN e Canal Futura)
e tem Fábio Takahashi como vice-presidente (Folha de S.Paulo). Na diretoria,
estão Paulo Saldaña (Folha de S.Paulo), Renata Cafardo (TV Globo), Sérgio
Pompeu (ex-Estadão), Elisângela Fernandes (Cenpec e ex-Nova Escola), Margarida
Azevedo (Jornal do Commercio) e Mariana Tokarnia (Agência Brasil).
Debate
A
ideia da Jeduca nasceu a partir do diagnóstico de que temas ligados à educação
têm pouco destaque na imprensa e que cada vez mais a cobertura é feita por
profissionais com pouca experiência na área.
Na
tese de doutorado Jornalismo e jornalistas de educação no Brasil: Um olhar
multifocal sobre história, estrutura, agentes e sentidos, defendida na
Universidade de São Paulo (USP), o jornalista e pesquisador Rodrigo Ratier
constatou que 99% dos jornalistas que trabalham com educação no Brasil afirmam
não ter recebido qualquer preparação para atuar na área e 73% dizem que a
formação universitária não contribuiu para a aquisição de conhecimentos sobre o
tema.
A
pesquisa de Ratier também revelou que a cobertura perde espaço dentro dos
veículos para áreas como política, sendo mais difícil publicar, por exemplo,
uma matéria de educação na capa.
Para
a superintendente do Todos Pela Educação, Alejandra, Meraz Velasco, o atual
contexto de crise econômica impõe ainda mais o desafio de relacionar o tema
educação com economia e política. “Pensar a educação como um investimento que
não é menos importante que investir em uma estrada. Se se deixar de fazer, terá
consequências no médio prazo”, disse. Alejandra ressaltou a importância da
cobertura de educação nos veículos regionais, capazes de abordar realidades
locais.
Segundo
o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, falta
na cobertura de educação o cotidiano escolar e relações dentro da escola. “Não dá
para discutir política de educação sem falar sobre o espaço em que isso
acontece.”
Edição: Luana
Lourenço
Fonte: Agencia Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-06/jornalistas-lancam-associacao-para-qualificar-cobertura-de-educacao
As imagens que ilustram este post aptei no Google.
meu deus....com esses caras que estão criando essa "associação", todos representantes da mídia golpista e mentirosa, privatista e fascista... ai sim que os educadores brasileiros estão ainda mais ferrados...
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