quinta-feira, 10 de março de 2016

Extinção de Escolas:Senado aprova projeto que exige consulta aos conselhos de educação e à comunidade escolar


Reproduzo a decisão da Comissão de Educação (CE) do Senado Federal, terça-feira, dia 08/03/16, sobre o fechamento de escolas. Alunos, pais  e a comunidade em geral sofrem prejuízos. 

Na Bahia, principalmente na capital (Salvador), muitas escolas têm sido fechadas. Colégios tradicionais, como o Central, no centro da cidade, foi desativado, gerando grandes transtornos para professores, que lotam a Secretaria de Educação para obter suas aulas. Estados, como São Paulo, Minas Gerais e outros têm sofrido, igualmente,  com esse dilema.    
Nem a zona rural tem escapado, pois mais de 4 mil escolas do campo fecharam suas portas em 2014. Agora eles terão que nos ouvir,  antes de tomarem uma decisão tão radical.
Discussão dos Senadores na CE
Acompanhe:
" A comunidade escolar e os Conselhos de Educação deverão obrigatoriamente ser consultados sobre a extinção de escolas. É o que determina um projeto aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) nesta terça-feira (08). 

Segundo o relator do projeto, senador Douglas Cintra (PTB – PE), a expansão do ensino tem levado a uma reestruturação que envolve a construção de novas unidades, extinção de outras, demolições e readequação de espaços. 
No entanto, essa decisão é tomada de forma técnica, sem levar em conta os interesses dos alunos. Isso acaba provocando transferência para escolas mais distantes, separação de irmãos e rupturas na aprendizagem. 

A proposta aprovada (PLS 10/2012) prevê que antes de extinguir ou reestruturar escolas, o governo ou prefeitura tenha o aval do Conselho de Educação e da comunidade escolar, que reúne professores, funcionários, pais e alunos, o que torna a decisão, como destaca Cintra, mais democrática".
Fonte: Agência Senado.
 http://www12.senado.gov.br/radio/1/noticia/senado-aprova-projeto-que-exige-consulta-aos-conselhos-de-educacao-e-a-comunidade-escolar-sobre-extincao-de-escolas

Imagens tambem do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada