quinta-feira, 8 de maio de 2014

Projeto Copa do Mundo Brasil 2014. Mapas e Cartazes das Cidades-sede. Site da FIFA. Fair Play: vocabulário e músicas da Copa. Poesia Jogo de Bola, de Cecília Meireles. Atividades



Justificativa
A Copa Mundial de Futebol  é um evento  internacional que envolve  com muita   paixão  o público dos países participantes e demais apreciadores desse esporte. 
A Copa de Futebol de 2014 será no Brasil, uma ocasião para a escola se envolver e mobilizar a comunidade para um trabalho multi/inter/transdisciplinar com seus alunos, trabalhando conceitos e aprendizagens significativas por meio de temas que possam ser associados ao evento, e que venham somar experiências positivas. Os alunos estarão atentos a tudo o que esteja relacionado aos países, povos e culturas participantes, o que torna o ambiente escolar propício aos debates. 

A escola poderá explorar curiosidades e ensinar conceitos e  valores como:  o respeito às diferentes culturas e à diversidade humana, questões morais, dados estatísticos, fuso horário, localização geográfica, fatos históricos, artes, condicionamento físico, alimentação e hábitos saudáveis  etc.  

Sugerimos o presente trabalho, na esperança de que os colegas professores gostem e se envolvam. Saiba mais sobre o projeto. Clique no link para acessar o livro infanto-juvenil Gabriel e a Copa do Mundo de 2014. Clique aqui.     http://pt.slideshare.net/claudiamartinsemconexao/projeto-copa-do-mundo-2014-livro-gabriel-e-a-copa-do-mundo-de-2014   Bom trabalho!  
Estádios onde acontecerão os jogos no Brasil 2014
Projeto multidisciplinar  envolvendo as disciplinas: geografia, história, sociologia, filosofia, artes, educação física, língua portuguesa, língua estrangeira, ciências e biologia,  química, física e matemática.
Público alvo: alunos do ensino fundamental e médio
Duração: durante todo o mês de maio e primeira semana de Junho /2014. Culminância: 11 de Junho/14.
Objetivos:
Geral: Contextualizar saberes prévios dos alunos com o evento da copa do Brasil.
Específicos
  • Valorizar atitudes de respeito às regras de convívio social, união, solidariedade, compaixão e combate a qualquer forma de discriminação e ódio;
  • Desenvolver estratégias, habilidades e competências de leitura, escrita, estudo e pesquisa de conceitos geográficos, históricos, sócio-filosóficos e artísticos;
  • Ampliar conhecimentos culturais, linguísticos,  artísticos, geográficos,  históricos ligados aos países participantes;
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático para processar dados estatísticos relacionados aos números do evento.
  • Relacionar  chutes dos jogadores na bola a  conceitos  da Física -  velocidade. 
  • Copa 2014: 
    Romero Brito 
  • Relacionar condicionamento físico,  prática de atividades físicas e alimentação saudável, livre do excesso de produtos químicos com qualidade de vida.                                                                  Produto Final:   Cada série irá produzir um painel cultural para  exposição nos espaços coletivos da escola, envolvendo temas relacionados à Copa, como por exemplo: países participantes,  cidades-sede dos jogos da Copa do Brasil, mapas, idiomas falados, curiosidades da copa etc. 
 Vídeo Sobre a História do Futebol 
Produção Quintal da Cultura

De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para      disputar a Copa do Mundo de Futebol.  A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).

A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai, país situado na América do Sul,  em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. Saiba mais sobre a história do futebol Assista ao vídeo: 
O personagem Ludovico conta  a história de Charles Miller, que trouxe o futebol da Inglaterra para o Brasil.
Clique aqui        https://www.youtube.com/watch?v=aHbO8b6HGMI


Biografia de Charles  Miller, o pai do futebol brasileiro

Charles William Miller é conhecido como o pai do futebol brasileiro, pois  trouxe da Inglaterra o futebol para o Brasil. 

De origem britânica, filho de pai escocês e mãe brasileira de ascendência  inglesa, nasceu  na cidade de São Paulo (Brasil),  em 24 de novembro de 1874 (século XIX), onde morreu no dia  30 de junho de 1953 (século XX). Com dez anos de idade foi estudar na Inglaterra, onde conheceu e se encantou pelo futebol.

Aprendeu a jogar este esporte na Bannister Court School. Tinha um estilo de jogo alegre e malandro, características que marcariam o futebol brasileiro para sempre.  Retornou ao Brasil dez anos depois (1894) para trabalhar na São Paulo Railway  Company- a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.  Trouxe na bagagem duas bolas de futebol, um livro de regras, dois uniformes e um par de chuteiras. Começou a partir de então a difundir o futebol entre os trabalhadores da estrada de ferro.

Foi correspondente da Coroa Britânica e  vice-cônsul inglês no Brasil. Colaborou  na criação da Liga Paulista de Futebol, participou da organização do São Paulo Athletic Club,onde jogou até 1910, tornando-se tri-campeão (1902, 1903 e 1904).  Após encerrar a carreira, foi árbitro de futebol. A praça em frente ao Estádio do Pacaembú, na cidade de  São Paulo, chama-se Praça Charles Miller em homenagem ao "pai do futebol brasileiro". Se hoje o Brasil é o país do futebol, devemos a Charles Miller.
O/A mascote da
Copa do Brasil/2014: tatu-bola

 Vocabulário da  Copa

FIFA, Fair-play, torcida, fuleco, mascote, bola, jogador, bandeira, juiz, bandeirinhas...
Mascote da Copa do Brasil : Fuleco é o nome oficial da(o) mascote da Copa. Abreviações das palavras ”futebol” e “ecologia”, para o mascote da copa do Brasil, representado por um animal ameaçado de extinção: o tatu-bola


Tatu-bola, também conhecido como tatu apara, bola, bolinha, tranquinha ou tatu-bola-do-nordeste, é a menor e menos conhecida espécie de tatu do Brasil.  
Tatu-bola: um animal ameaçado de extinção,  transforma-se 
em bola para se defender  de seus predadores.
Típico da Caatinga e de áreas de cerrado próxima à Caatinga, a espécie já foi registrada em 12 estados brasileiros diferentes: Bahia,  Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Paraíba e Rio Grande do Norte. Tem  a capacidade de se fechar na forma de uma bola ao se sentir ameaçado, o que protege as partes moles de seu corpo contra o ataque de predadores.   Essa capacidade foi o que deu origem ao seu nome popular.  Esse método é possível, pois o animal apresenta uma carapaça articulada, que lhe  permite transformar-se  numa pequena bola. 

Como não  tem  habilidade para cavar como outras espécies de tatus, geralmente utiliza os buracos feitos por outros animais para se esconder. Quando não consegue fugir de seus predadores, transforma-se  numa bola.   
Com o nome Fuleco  a Federação Internacional de Futebol Association  (FIFA )  faz referência ao espetáculo do futebol e à  preservação da natureza, dois componentes predominantes na Copa do Mundo do Brasil 2014. 

Nome Oficial da Bola: BRAZUCA 


O nome seria Brasuca, mas a troca da  letra “S” por  “Z”  foi para facilitar a pronúncia pelos estrangeiros.  Em seu site oficial, a Fifa definiu Brazuca como "um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol." 


Fair Play - em português: Jogo Limpo. É uma filosofia  adotada em esportes que primam  pelo jogo limpo e justo . A expressão nasceu em 1896, durante as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas. O Barão de Coubertein, o organizador dos Jogos, idealizou a filosofia por meio da frase: “Não pode haver jogo sem fair play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta”. O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo. Os praticantes devem procurar jogar de maneira justa, não prejudicando o adversário de forma proposital.


Site Oficial da Federação Internacional de Futebol Association (FIFA) 
                        Clique aqui  http://pt.fifa.com/worldcup/

Portal da Copa. Site do Governo Federal Brasileiro Sobre a Copa do Mundo da FIFA 2014
                                           Clique aqui  http://www.copa2014.gov.br/pt-br

          PAÍSES PARTICIPANTES E SEUS 8 GRUPOS  X  4 = 32 países 

         
OS IDIOMAS DA COPA:  Inglês, Espanhol,  Português, Francês, Italiano, Japonês, Grego, Holandês, Coreano, alemão...Quais os outros?
Dados   Econômicos dos Países Participantes. Clique aqui
http://www.portalcafebrasil.com.br/iscas-intelectuais/economicas/a-tabela-economica-da-copa-do-mundo-de-2014
Os Cinco Continentes: O Mundo de Ôlho no Brasil 

O Brasil é Anfitrião da Copa de 2014
Mapas e Cartazes das Cidades-sede dos Jogos: os 12 Pôsteres da Copa 
O site da Fifa disponibilizou as imagens dos 12  posteres (cartazes) criados para cada cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, com suas manifestações culturais e monumentos históricos,  temas preferidos pelos artistas  da maioria dos trabalhos, ilustrados com cores fortes,  clima de alegria e festa. Alguns deles foram escolhidos por concursos nacionais, como o do Rio de Janeiro, criado pelos designers Julia Gostkorzewicz e Eduardo Leichner, que receberam R$ 20 mil, a maior premiação entre as 12 cidades-sede.   
Cidades-sede  e seus cartazes (da esquerda para a direita): Belo Horizonte, Brasília (DF, capital do Brasil), Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo. 

Mensagens dos Cartazes das Cidades-sedes para o Mundo 

1)  Brasília (DF, Capital do Brasil): a imagem faz uma estilização da Catedral, uma das obras que simbolizam a cidade e um ícone arquitetônico mundial. As cores do jogador chutando a bola reforçam as múltiplas etnias que compõem a sociedade brasileira e remetem à presença dos cinco continentes na Copa. O amarelo no lado direito da imagem simboliza o sol nascente sempre a leste.
2) Cuiabá:  o tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, é um dos destaques.
           3)  Manaus: através de duas araras vermelhas pousadas sobre uma trave de futebol Manaus mostrará que, no coração da maior floresta tropical do mundo, somos todos torcedores por natureza.
      4)    Belo Horizonte (BH): a  Igreja de São Francisco de Assis,  que integra o conjunto da Pampulha, aparece em destaque. No pôster, as imagens que decoram o exterior da Igreja ganham vida e se unem em sobreposições formando os pentágonos da bola.
4    5)     Salvador: o Elevador Lacerda, que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa,  transformou-se em trave de futebol, com  uma bola estufando a rede que o envolve.  
      6)    São Paulo: o caráter cosmopolita e múltiplo de São Paulo é destacado com imagem que reflete uma metrópole com milhares de pessoas que  vivem, se emocionam, comemoram e respiram futebol.
      7)    Fortaleza: uma bola que sai como se fosse lançada a partir do Castelão é a imagem da capital cearense para a Copa do Mundo de 2014.
      8)     Porto Alegre: um atleta chutando a bola e a imagem da Usina do Gasômetro representam o pôster de Porto Alegre.
     9) Curitiba: Araucária, símbolo de Curitiba e do Paraná, é onipresente na imagem de Curitiba.
A taça da FIFA
1   10) Recife: o pôster de Recife é repleto de movimento e cores e remete ao frevo, manifestação cultural típica do estado. Com uma sombrinha na mão, o passista realiza movimentos ágeis e leves, como as acrobacias dos jogadores, que fazem com a bola o mundo “ferver”.
     11) Natal:  o verde das matas, o  amarelo das areias escaldantes, o  azul do mar. Localizada na esquina da América do Sul, Natal se mostra no pôster de braços abertos para o evento. No corpo do torcedor de braços abertos é possível ver o Morro do Careca, na Praia de Ponta Negra, uma das marcas da capital potiguar.
     12) Rio de janeiro: o pôster do Rio de Janeiro, criado a partir de concurso nacional, representa a essência do carioca, “que se move no ritmo do mar e com a energia da natureza que o cerca e do calor do sol”. A imagem foi criada pelos designers Julia Gostkorzewicz e Eduardo Leichner. 
       Saiba mais. Clique aqui              Guia das cidades-sede.Clique aqui   
       Saiba mais sobre a copa e as cidades-sede. clique no link abaixo:          

Cartazes e Selos Oficiais das 12 Cidades-sede dos Jogos da Copa do Brasil nas 5 Regiões Geográficas.Divisão Político-Administrativa do Brasil. Desenhos e Biografia de Romero Brito. Países Participantes, Suas Bandeiras e Continentes. Atividades

Vídeo e Música: É  Uma Partida de Futebol   Skank


Bola na trave não altera o placar 
Bola na área sem ninguém pra cabecear 
Bola na rede pra fazer o gol 
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? 

A bandeira no estádio é um estandarte 
A flâmula pendurada na parede do quarto 
O distintivo na camisa do uniforme 
Que coisa linda, é uma partida de futebol... 

Fonte: Link: http://www.vagalume.com.br/skank/e-uma-partida-de-futebol.html#ixzz31Q06nZDD
Todo Mundo - Música de Gaby Amarantos (Part. Monobloco) Vídeo e letra 

Vem que vai começar
Um mundo num só lugar
Cada canto do meu país
Tem sede de ser feliz

E o som da batida
Na palma da mão
E a voz da torcida
É a voz da nação

Refrão

Eu quero gol
Ôô ôô ôô
Vamos gritar
Ôô ôô ôô
É gol, é gol, é gol !






Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo mundo
Vamos juntar o mundo todo
Pra batucar, pra batucar

Juntos vamos fazer
O sonho acontecer
Seja em qualquer lugar
A galera vai cantar

E o som da batida
Na palma da mão
E a voz da torcida
É a voz da nação

Eu quero gol
Ôô ôô ôô
Vamos gritar
Ôô ôô ôô
É gol, é gol, é gol
Ôô ôô ôô
E a galera grita gol
Ôô ôô ôô
É gol, é gol, é gol !


Eu sou da torcida, da felicidade
Faço nesse sonho a realidade
Mundo inteiro dando um show
Vamos num só ritmo
Eu quero a raça, eu quero a taça
Galera grita gol

Eu quero gol
Ôô ôô ôô
E a galera grita gol
Ôô ôô ôô
É a copa de todo mundo
Ôô ôô ôô


Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo mundo
Ôô ôô ôô
Eu quero gol, eu quero gol
Ôô ôô ôô

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo o mundo
Vamos juntar o mundo todo
E a galera grita gol
Ôô ôô ôô

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo o mundo
(Vamos celebrar, vamos celebrar)
Vamos juntar o mundo todo pra batucar
Ôô ôô ôô !
 Poesia:  Jogo de Bola

A bela bola
Rola:
A bela bola do Raul.
Bola amarela,
A da Arabela.
A do Raul,
Azul.
Rola a amarela
E pula a azul.
A bola é mole,
É mole e rola.
A bola pula.
É bela e pula.
É bela, rola e pula,
É mole, amarela, azul.
A de Raul é de Arabela,
E a de Arabela é de Raul.
Autora: Cecília Meireles
Fonte: Guia Prático para Professores de Educação Infantil

Quantas Vezes o Brasil Venceu a Copa de Futebol da FIFA  ? 


O Brasil é a seleção que mais venceu Copas do Mundo de futebol. Foram cinco conquistas: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. A seleção brasileira também foi a primeira tricampeã mundial, com a conquista da Copa do Mundo de 1970, na cidade do México,  façanha que lhe deu a posse definitiva da Taça Jules Rimet, primeiro troféu dos campeões mundiais. Após a conquista definitiva da Taça Jules Rimet com o tricampeonato brasileiro em 1970, ela foi substituída pela Taça Fifa, que o Brasil ganhou em 1994 e 2002. Ao contrário da Jules Rimet, a Taça Fifa não ficará em definitivo com nenhuma seleção,  independente de quantas Copas do Mundo venha a ganhar.
1) Suécia 1958 - A primeira das Copas do Mundo que o Brasil ganhou
O Brasil chegou à Copa do Mundo da Suécia em 1958 com um grande time e duas revelações que iniciariam a competição na reserva: Pelé e Garrincha. 
2) Chile 1962 - Brasil bicampeão 
O Brasil disputou a Copa do Mundo do Chile em 1962 com um time muito parecido com o  da conquista de 1958. 
3) México 1970 - Brasil tricampeão conquista a posse definitiva da Taça Jules Rimet
No México, em  1970,  o Brasil ganhou a terceira de suas Copas do Mundo e com isso ganhou a posse definitiva da Taça Jules Rimet. Com uma constelação de estrelas lideradas por Pelé, foi campeão vencendo todas as partidas.
4) Estados Unidos 1994 - Brasil tetracampeão em Copas do Mundo
O Brasil ganhou sua quarta Copa do Mundo em 1994 nos Estados Unidos , com um futebol defensivo e pouco empolgante. 
5) Japão e Coréia do Sul 2002 - Brasil pentacampeão em Copas do Mundo
O Brasil ganhou a quinta das suas Copas do Mundo em 2002, onde a organização do evento ficou dividida entre Japão e Coréia do Sul. 
Atividades
1. Qual  o nome do criador da Copa do Mundo, em em  que ano foi criada? 2. O que significa a sigla FIFA?   3. Onde foi realizada a primeira Copa do Mundo?  Em que ano?
4. Observe no Mapa-múndi os países participantes da copa de futebol do Brasil. Indique o continente de cada país  e sua capital     5. Leia o texto com atenção, pesquise em jornais, revistas, sites, para responder as questões abaixo: 
 a- País que inventou o futebol:.....b- Quantas copas já foram disputadas até hoje: ....
 c- Quantas copas já foram conquistadas pelo Brasil: ....d- País sede da Copa do Mundo de 2014:  ...     e- Quantos países estão participando da Copa do Brasil/2014:..............
 f-  Qual o número total de grupos e quantos países há em cada um.... gGrupo que o Brasil está disputando:........6. Cite as  12 cidades-sede dos jogos, seus estados e regiões geográficas......    7. Cite o nome do(a) Mascote da Copa do Brasil e o animal que o  representa. Fale sobre esse animal........8. Nome oficial da bola...............9. Escolha o poster (cartaz) da cidade-sede que mais lhe impressionou. Escreva um texto sobre o tema.
10. Leia a biografia de Charles Miller. Escreva um pequeno texto sobre sua vida. 
11. O Continente Americano divide-se em três partes.  Quais são elas?  
12. Há dez países da America disputando a Copa de 2014. Quais são eles ?   Preencha o quadro abaixo localizando- os:
América do Norte
América Central
América do Sul



13. Identifique os demais países e respectivos  continentes no quadro  abaixo:
África
Ásia
América
Europa
Oceania





Copas do mundo que o Brasil venceu
http://www.copacabanarunners.net/copas-brasil-ganhou.html
O/A mascote da copa
http://www.portugues.com.br/gramatica/o-mascote-ou-mascote-copa-2014.html

2 comentários:

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada