domingo, 13 de outubro de 2013

20 de Novembro: Zumbi no Brasil e o Dia Mundial das Crianças no Mundo. Belas fotos de crianças africanas. Biografias de Samora Machel e Mia Couto

As imagens que se seguem são lindas e carregadas de simbolismos. Dá um excelente trabalho multi e transdisciplinar  com os alunos sobre leitura e interpretação de imagens, desenvolvimento e pobreza, exploração humana, neo-colonialismo, valores  ético-morais, meio ambiente, educação, Dia do Professor,  africanidades, História da África, Dia da Consciência Negra, Dia Mundial das Crianças ... 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)  escolheu  o dia 20 de novembro para  homenagear e  comemorar o Dia  Mundial das Crianças, no mundo inteiro. 

A escolha dessa data se deu porque no 20 Novembro de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança,  composta de uma lista de dez princípios.

Em 1989, a ONU aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", um documento mais completo, que tem um conjunto de leis com  54 artigos. 

Nesse documento há uma série de direitos válidos para todas as crianças do mundo, como por exemplo: direito à  alimentação, amor e educação. 

No Brasil o 20 de Novembro também é dedicado ao dia da Consciência Negra, festejado com muito entusiasmado, para homenagear os descendentes da Diáspora Africana na América Portuguesa. 

Moçambique, um país situado no leste da África, a exemplo do Brasil,  foi colonizado por  Portugal e seu idioma oficial é o português  tal como no :Brasil.  

Em ambos os países, o dia da Criança é celebrado todo 1 de junho, enquanto que no Brasil, comemoramos em 12 de Outubro. 

Homenageamos a  todas as crianças do mundo, no 20 de Novembro, exibindo essas fotos com crianças moçambicanas, que retirei do site do jornalista e escritor moçambicano Mia Couto.  


Nossas homenagens  a  todas as crianças do mundo, no 20 de Novembro. Também homenageamos o Dia da Consciência Negra no Brasil.   Acompanhe as  lindas fotos ! 


Escola primária em Moçambique, país do leste da África 


























Fonte: Fotos  retiradas da Página de  Mia Couto no facebook. Disponível em:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.298941346819589.66688.298257536887970&type=1



Biografia de Mia Couto

Antônio Emílio Leite Couto,  conhecido por Mia Couto,  jornalista e poeta, nasceu em 5 de Julho de 1955,  na cidade da Beira em Moçambique.  É filho de uma família de emigrantes portugueses.  Publicou os seus primeiros poemas no jornal Notícias da Beira, com 14 anos de idade.
Em 1972 deixou a Beira e foi para Lourenço Marques para estudar medicina. A partir de 1974 enveredou pelo jornalismo. Com a Proclamação da Independência de Moçambique, em 25 de Junho de 1975, pelo líder político Samora  Machel  (1933 – 1986), primeiro presidente do país, Couto se   tornou   repórter e diretor da Agência de Informação.

A independência total e completa de Moçambique, acabou com o  longo período de saque da riqueza moçambicana, destruição da cultura e valores, de abusos, arbitrariedades e humilhações. Foram quinhentos anos de colonização portuguesa, até que o país ficou livre. 

Mia Couto reingressou na Universidade Eduardo Mondlane para se formar em biologia, especializando-se na área de ecologia, sendo atualmente professor da cadeira de Ecologia em diversas faculdades dessa universidade.

Como biólogo tem realizado trabalhos de pesquisa em diversas áreas, com incidência na gestão de zonas costeiras e na recolha de mitos, lendas e crenças que intervêm na gestão tradicional dos recursos naturais.

 Biografia de Samora  Machel Primeiro Presidente de Moçambique, de 1975 a 1986

Samora Moisés Machel nasceu em 29 de setembro de 1933 e faleceu em 1986. Foi um militar moçambicano, líder revolucionário de inspiração socialista, que liderou a Guerra da Independência de Moçambique e se tornou o seu primeiro presidente, no período de  1975 a 1986,  após a independência.
Filho de um agricultor relativamente abastado entrou na escola primária com nove anos, quando o governo colonial português entregou a educação dos nativos à Igreja Católica.  Quando terminou a escola primária, o jovem de cerca de 18 anos quis continuar a estudar, mas os padres só lhe permitiam estudar teologia e  decidiu tentar a vida em Lourenço Marques, atual Maputo, capital de Moçambique.
Carinhosamente conhecido como "Pai da Nação", morreu quando o avião em que regressava a Maputo se despencou em território sul-africano.  

Atividade 

Escolha uma ou mais imagens que mais lhe  chamaram atenção. Escreva um texto sobre a(s) imagem  ou imagens escolhida(s). Boa sorte ! 

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada