sábado, 24 de junho de 2023

Cultura Afro-indígena brasileira. As Máscaras Africanas e Indígenas – O que representam?


Africanos com suas máscaras para os rituais religiosos

Desde a pré-história as máscaras são usadas juntamente com os tambores, cantos, danças e mímicas nos rituais religiosos e mágicos.
  
No Antigo Egito (país do norte da África), entre gregos e romanos, eram usadas em cerimônias religiosas.

Quando estive na  República da África do Sul, além do safari, meu  maiorinteresse era  pelas máscaras. A maior alegria foi quando encontrei em uma feira livre, as máscaas que queria trazer na mala, para decorar minha sala de visitas. Não me canso de olhar para elas. Espero que gostem deste post.   

Em toda  África, a máscara serve para esconder o rosto de quem a usa, e transforma a pessoa em outro alguém diferente que pode ser um espírito ancestral. 

Essa “transformação” só acontece em momentos especiais como: rituais e cerimônias de iniciação, quando crianças se preparam para se tornarem adultos; nas coroações de chefes e reis; nas festas da colheita ou plantio; nos rituais de curas de doenças; nas expedições de caça ou de guerra.  


                    Povo Dogon com suas mascaras e trajes apropriados para o ritual                

As máscaras do povo Dogon são usadas para celebrar a origem da morte, em rituais que ocorrem a cada cinco anos.  Mais de 400 pessoas participam usando  máscaras de vários  estilos, geralmente em formato zoomórfico, ou seja, em forma de animais, principalmente no formato do pássaro chamado kommolo tebu.

                    Imagem do site Westwing  

A máscara não é apenas um objeto esculpido em madeira ou outro material. Ela inclui a roupa do mascarado e adereços que carrega.  Mas ela só se torna uma máscara quando entra em ação, dançando a música dos tambores e outros instrumentos, enquanto a comunidade participa olhando, batendo palmas, cantando e estimulando.

As máscaras,  objetos fortes, cheios de simbolismos e com significados específicos, geralmente são feitos em madeira, uma vez que para os africanos a árvore é guardiã de poderes mágicos.

Máscara indígena. Imagem da Internet

Sacerdotes indígenas usam máscaras para incorporar entidades que curam. O uso das máscaras entre esses povos tradicionais tem funções educativas, religiosas e político-econômicas.               


                                             Máscaras indigenas. Imagem da Internet 

Referências

Westwing Máscaras africanas   https://www.westwing.com.br/guiar/mascaras-africanas/

Máscara Pajé Ticuna - Tucum Brasil   https://www.tucumbrasil.com/produto/mascara-paje-ticuna-15505


Vídeo do youtube     Como vive o povo mais misterioso do planeta: O Povo Dogon. Muito bom. Não deixe de assisitir. 

 Todas as imagens são do Google


domingo, 4 de junho de 2023

O Gênero Textual Crônica. Conheça 9 Tipos de Crônicas. Os Personagens da Crônica

 

A crônica é um gênero literário que se caracteriza por ser uma narrativa breve, sem aprofundamento de análise, com abordagem reflexiva, subjetiva e comunicativa. 

Até a falta de um assunto pode ser um assunto. Cada cronista é singular pelo estilo que apresenta. 

Portanto, a tentativa de classificar a crônica deve ser vista aqui como uma sugestão para você criar seu próprio texto.

O cronista pode trabalhar qualquer assunto, basta que tenha talento para fazê-lo.


A crônica  conta ou comenta histórias da vida cotidiana, do dia a dia,  que  podem acontecer  com qualquer pessoa.  O que torna a crônica especial  é a forma como uma história comum, cotidiana é  escrita.

Os Personagens da Crônica. Sua Popularização 

Os  personagens da crônica são definidos  no momento da ação, falando-se muito pouco sobre eles.  

A popularização  da crônica está intimamente ligada ao espaço aberto na imprensa. 
A crônica pode apresentar-se ora na forma de humor, ora dramaticamente, mas quase sempre com sátiras, porque revela a intimidade de personalidades famosas do mundo, sobre quem o leitor sempre quer saber mais alguma coisa, de preferência assuntos da  intidade, da vida particular, secreta.

 Atualmente é comum alguns jornais e revistas publicarem textos de cronistas bem conceituados, como Luís Fernando Veríssimo, Carlos Heitor Cony, entre outros.
Vamos conhecer alguns tipos de crônicas

1- Crônica narrativa

Conta episódios cativantes cuja trama envolve muita ação, poucas personagens e um desfecho imprevisível. Esse tipo de crônica pode apresentar teor anedótico, crítico ou lírico.
    2- Crônica de Humor ou  humorística

São sátiras da vida em sociedade, ampliando seus problemas de forma caricatural
para reduzi-los ao humor.
Apresenta uma visão irônica ou cômica, engraçada  dos fatos em forma de um comentário, ou de um relato curto. Procura basicamente o riso, com certo registro irônico dos costumes.
3- Crônica Jornalística

É a crônica que apresenta aspectos particulares de notícias ou fatos. Pode ser policial, esportiva ou política.

4- Crônica-comentário

O autor narra  suas  impressões críticas com ironia, sarcasmo ou humor. A crônica-comentário resulta num texto cujo ponto forte são as interpretações do autor sobre um determinado assunto, numa visão quase jornalística.

        5- Crônica lírica ou poética

Apresenta uma linguagem poética e metafórica. Nela predominam emoções, os sentimentos (paixão, nostalgia, saudades), traduzidos numa atitude poética.

                               6- Crônica reflexiva

O autor tece reflexões filosóficas, isto é, analisa os mais variados assuntos do cotidiano através de impressões e inferências.        

7- Crônica Histórica  

É a crônica baseada em fatos reais ou fatos históricos.


8- Crônica Dissertativa

Opinião explícita, com argumentos mais "sentimentalistas" do que "racionais" - em vez de "segundo o IBGE a mortalidade infantil aumenta no Brasil", seria "vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo". Exposto tanto na 1ª pessoa do singular quanto na do plural.
                                             
9-Crônica Reflexiva

Reflexões filosóficas sobre vários assuntos. Apresenta uma reflexão de alcance mais geral a partir de um fato particular.

O presente texto foi organizado utilizando pesquisas do Google. 

A Imagem de ilustração é do Google

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Cultura de Paz na Escola. Significado e Importância para a Sociedade. “Seja a mudança que você quer ver no mundo.”

 

Seja a mudança que você quer ver no mundo.”     Mahatma Gandhi  (1869-1948, India


Inicio do ano letivo e fiquei a pensar um tema para discutir com os alunos, aquecendo-os para o inicio do cotidiano da sala de aula.  Cenas de conflitos  e desamor  nos noticiários, redes sociais...  fizeram-me pensar em trabalhar o tema PAZ, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela UNESCO.

Apresento sugestão de atividade. Espero que seja útil aos colegas. Um Abençoado Ano Letivo para todos nós! Amém!

"Para que a paz ocorra é necessário que os Estados invistam em uma educação voltada para o diálogo e para a tolerância" (UNESCO). 

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) - é uma agência especializada das Nações Unidas  (ONU) com sede em Paris,  fundada em  16 de Novembro de 1945 (depois da Segunda Guerra Mundiasl) com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo através da educação, ciências naturais, ciências sociais/humanas e comunicações/informaçao. 

  

Cultura de Paz. O Que Significa?

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos.

Qual  a importância da Cultura de Paz?

Para  a UNESCO, a cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos” e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo.


O movimento Cultura de Paz iniciou-se oficialmente pela UNESCO  em 1999, para "prevenir situações de ameaças à paz e a segurança, a exemplos do desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, pobreza extrema e degradação ambiental – utilizando como principais ferramentas a conscientização, a educação e a prevenção". (Site InfoJovem).

Imagem da Internet. Sede da ONU na cidade de 
Nova York, Estados Unidos

Em resumo:   cultura de paz significa:

  1.  RESPEITAR A VIDA e a dignidade de qualquer pessoa sem discriminar ou prejudicar; 
  1. REJEITAR A VIOLÊNCIA. Condenar a violência em todas as suas formas: física, social, psicológica, econômica, particularmente diante das pessoas mais vulneráveis, como as crianças e os adolescentes.
  1. SER GENEROSO (A)                  Compartilhar tempo e recursos materiais cultivando a generosidade, para acabar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica.
  1. OUVIR PARA COMPREENDER

Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem a maledicência e ao rechaço ao próximo.

  1. PRESERVAR O PLANETA - Promover o consumo responsável e um modelo de desenvolvimento que leve em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.
  1. REDESCOBRIR A SOLIDARIEDADE - A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) advogam que cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos.
Imagem da Internet. Sede da UNESCO
 na cidade de   Paris, capital da França

Sugestão  de Atividade

Dividir a turma em quatro equipes, que irão discutir sobre o mesmo tema. 

SITES PESQUISADOS 

Nações Unidas Brasil. UNESCO reúne especialistas para discutir caminhos para a construção de uma cultura de paz mundial, tolerância e inclusão

InfoEscola Objetivos da UNESCO     https://www.infoescola.com/geografia/unesco/

Info Jovem. Cultura de Paz   SEMSA Manaus   https://www.infojovem.org.br/infopedia/descubra-e-aprenda/cultura-de%20paz/#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20UNESCO,direitos%20individuais%20e%20ao%20pluralismo 

Revista Senso    Sim para a cultura da paz: ame a vida https://revistasenso.com.br/zrs-edicao-20/sequencia-didatica-sim-para-a-cultura-da-paz-ame-a-vida/          
Nações Unidas. ONU News. Perspectiva Global.  Reportagens Humanas.  CULTURA DE PAZ.      Infoescola. História da UNESCO   
Todas as imagens são do Google