A pontuação é um sistema de sinais que tenta reproduzir na escrita as pausas que damos na oralidade ao pronunciar os sons. Para representar pausas na fala, usamos o ponto, a vírgula, o ponto e vírgula. Nas entonações da voz, usamos os pontos de exclamação e de interrogação.
Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios, além de criar relações de independência ou
dependência entre frases e organizar as ideias evitando que todo o texto pareça um amontoado de palavras.
O poema Quem é Importante? de autoria do russo Samuil Marchak , traduzido e adaptado pela russo-brasileira Tatiana Belinky, apresenta os sinais de pontuação de forma lúdica, divertida, mostrando a importância do seu uso na linguagem escrita. A autora dá vida aos sinais de pontuação, personificando-os, atribuindo-lhes sentimentos humanos, como vaidade, orgulho e arrogância, além de ressaltar suas qualidades.
Sugerimos trabalhar o poema em forma de dramatização, para facilitar a compreensão dos alunos sobre a importância de usar esses sinais na escrita, bem como perceber seu uso de forma prática, concreta. Veja o quadro com os sinais de pontuação no final deste post.
Sugestões para a dramatização
Os personagens podem se apresentar fantasiados e com cartazes em cores
diferentes, indicando o nome do sinal de pontuação que está interpretando e o
respectivo símbolo. Aconselha-se usar a criatividade, mas sem exageros que dificultem a comunicação
da mensagem.
Personagens: Dez Sinais de Pontuação citados no poema + o narrador (a numeração obedece à sequencia do texto do poema). Sugerimos algumas fantasias.
I - Narrador. Diz o primeiro verso e as falas iniciais sobre cada sinal de pontuação, de forma enfática e engraçada. Em seguida, entra o personagem. O primeiro é o ponto de exclamação.
II- Aluno(a) - Ponto de Exclamação. Sugestão de fantasia: palhaço;
III- Dom Ponto de Interrogação. Fantasia:
fantasma/múmia (um lençol branco). Colocar o sinal de interrogação no centro da fantasia.
IV - A Vírgula. Fantasia: vestir um balde de cartolina
com a virgula e uma pequena frase: belo, bonito, lindo.
V - Ponto e Vírgula. Após a fala da virgula, entram o Ponto e Vírgula fantasiado de coelho segurando seu cartaz, bem como o Dois-pontos fantasiado de gato com o seu cartaz. O narrador fala e o Ponto-e-Virgula, em seguida, fazendo sua provocação. Sai de forma arrogante e de cara fechada.
VI - Dois-Pontos protestou: – Importante eu é que sou! Eu preparo toda ação E a e-nu-me-ra-ção! ... (falar recitando cada silaba, todo metido).
V - Ponto e Vírgula. Após a fala da virgula, entram o Ponto e Vírgula fantasiado de coelho segurando seu cartaz, bem como o Dois-pontos fantasiado de gato com o seu cartaz. O narrador fala e o Ponto-e-Virgula, em seguida, fazendo sua provocação. Sai de forma arrogante e de cara fechada.
VI - Dois-Pontos protestou: – Importante eu é que sou! Eu preparo toda ação E a e-nu-me-ra-ção! ... (falar recitando cada silaba, todo metido).
VII - Reticências - Aluna(o) usando uma beca de papel com bolinhas e seu cartaz.
VIII - As Aspas - Aluno/a entra com um cartaz com uma pequena citação.
IX - O Senhor Ponto. A Cedilha e o Travessão entram juntos com o Senhor Ponto, cada um portando seus respectivos cartazes. Usar becas em cores diferentes. Simular uma briga, quando entra o Senhor Ponto, colocando Ponto Final.
IX - O Senhor Ponto. A Cedilha e o Travessão entram juntos com o Senhor Ponto, cada um portando seus respectivos cartazes. Usar becas em cores diferentes. Simular uma briga, quando entra o Senhor Ponto, colocando Ponto Final.
O MISTÉRIO DA HERANÇA
Esse texto que circula na internet pode ser um ótimo recurso para trabalhar os sinais de pontuação.
Um homem muito
rico estava á beira da morte,
agonizando. Pediu papel e caneta e escreveu, sem pontuação, o seguinte
testamento:
'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres. '
Não resistiu e bateu as botas sem fazer a pontuação. Ficou o dilema: quem herdaria a fortuna? Eram quatro concorrentes.
'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres. '
Não resistiu e bateu as botas sem fazer a pontuação. Ficou o dilema: quem herdaria a fortuna? Eram quatro concorrentes.
No
dia seguinte, ao receberem o chamado do cartório, cada um dos citados deu ao
texto a pontuação e a interpretação que lhe favorecia.
1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o texto:
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
3) O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga aconta do padeiro. Nada dou aos pobres.
4) Aí, chegaram alguns moradores de rua. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.
Sugestões de Atividades
1) Dividir
a turma em quatro grupos. Cada um representará um concorrente da herança.
Afinal,
quem herdará a fortuna?
Grupo
1 - irmã; Grupo
2 - sobrinho; Grupo
3 - padeiro; Grupo
4 – pobres.
a) Os
grupos devem atentar
para pontuação correta do texto, com
o objetivo de deixar claro com quem
ficará a herança.
b) Ao
final, cada grupo vai ao quadro de giz pontuar sua parte e ler para a classe.
Veja como deve ficar a resposta correta de cada grupo:
GRUPO
1 –IRMÃ
Deixo
meus bens à minha irmã. Não ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta do
padeiro. Nada dou aos pobres.
GRUPO
2 –SOBRINHO
Deixo
meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do
padeiro. Nada dou aos pobres.
GRUPO
3 –PADEIRO
Deixo
meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do
padeiro. Nada dou aos pobres.
GRUPO
4 - POBRES
Deixo
meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do
padeiro? Nada! Dou aos pobres.
2) Chamar a atenção dos alunos sobre a importância de se pontuar adequadamente.
3) Propor dividir a classe em dois grupos. Cada um elabora um texto de modo que a herança fique distribuída da seguinte forma:
a - Incluir todos os personagens como herdeiros da fortuna.
a - Incluir todos os personagens com exceção dos pobres.
Amplie seus conhecimentos. Clique nos links abaixo:
Da Alfabetização ao Ensino Médio: Sinais de Pontuação.Cartazes Com os Sinais de Pontuação. Jogral da Pontuação. O Poder da Vírgula. Conto Pontos de Vista. POESIA Pontos de interrogação. Atividades
https://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2014/05/da-alfabetizacao-ao-ensino-medio-sinais.html
Sinas de Pontuação : Despedida do Trema. Atividades https://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2016/04/sinas-de-pontuacao-despedida-do-trema.html
Sinais de Pontuação
Nome do Sinal de Pontuação
|
Quando
Utilizar
|
|
01
|
Ponto (.)
|
- Para indicar o fim de um período simples, de uma frase com sentido completo. Ex: Nada mais tenho a dizer.
-Para abreviar:
Sr. (Senhor); a.C. (antes de
Cristo); Adj.
(adjetivo); etc. (et cetera). Gostamos de maçã, banana, manga
etc. (Certo).Gostamos de maçã, banana, manga e etc. (Errado).
Etc. - significa "e outras coisas". Como já possui o conectivo "e",
não é necessário escrever "e etc.", nem precisa ser precedido por
vírgula.
Quanto ao uso de reticências com etc. (etc...),
devemos optar ou pelo uso do etc., ou pelo uso das reticências.
Ex: Gostamos de maçã, banana, manga etc... (Errado)
Gostamos de maçã, banana, manga etc. (Certo)
Gostamos de maçã, banana, manga... (Certo)
"Etc." refere-se a "e outras coisas". Não use para pessoas, pois não são coisas. Para pessoas utilize "et al." (abreviatura de et alii, que significa "e outros"). |
02
|
Ponto de
Interrogação (?)
|
- Para realizar perguntas. Você tomou banho hoje ?
- Para expressar vários sentimentos (surpresa, indignação,
expectativa, ironia...). Ex: Roubaram os computadores da escola? (indignação). Você está me pedindo em casamento? (surpresa). O seu time finamente venceu? (ironia).
|
03
|
Ponto de Exclamação (!)
|
- Para expressar sentimentos tais como: empolgação, súplica, reclamação, surpresa, horror. Ex:Vamos assistir as Olimpíadas no Rio de Janeiro! (empolgação, alegria). Por favor, votem direito nas próximas eleições! (súplica)
Mais rápido, meu rapaz! (reclamação)
Que escola limpa e asseada! (surpresa)
Que horror! (horror)
- Para interjeições e locuções interjetivas: "Oh! Meu Deus! - Depois de vocativos: Você consegue, meu garoto!
Obs: Para expressar, ao mesmo tempo,
questionamento e admiração, pode-se usar interrogação e exclamação juntas. Que coisa, não?!
|
04
|
Reticências (…)
|
-Para suprimir trechos: Era uma vez (...) e viveram felizes para sempre. Para indicar continuidade de pensamento ou de enumerações: Eu gostei do novo técnico, mas dos novos jogadores... |
05
|
Parênteses (
)
|
- Para indicar uma explicação. As Olimpíadas de 2016 serão no Brasil (país da América do Sul).
- Na
indicação de fontes bibliográficas - E disse Deus a Moisés: tira os sapatos, pois estás
em terra santa (Êxodo 3:5). Para
isolar um comentário ou pensamento: vou para Recife (o Sul é muito frio no
inverno).
|
06
|
Aspas (“ ”)
|
Aspas ou vírgulas dobradas são usadas para fazer citações, destacar palavras estrangeiras, neologismos, arcaísmos, gírias, apelidos, palavras com valor afetivo, sentido irônico. |
07
|
Travessão (-)
|
- Indicar a mudança de interlocutor em um diálogo:
– Mamãe, vamos á praia hoje? (filho)
– Não. Você tirou zero em Matemática. Vá estudar!
(mãe).
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08
|
Dois pontos (:)
|
- Para fazer uma citação ou introduzir uma fala: O policial disse: - Mãos para cima! E ele respondeu: - Não tenho mãos.
- Fazer uma enumeração: Compre: batata,
leite e pão.
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09
|
Ponto e
Vírgula (;)
|
-Para separar itens; para evitar o excesso de vírgulas;
- Para separar antítese: Muitos
querem; poucos podem.
Uns mandam; outros obedecem.
- Para dar maior pausa a conjunções adversativas
(mas, porém, contudo, todavia, entretanto, etc.):
O time estava completo; porém, perdeu o
jogo.
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10
|
Vírgula (,)
|
As regras para o uso da vírgula são muitas. Destacamos:
- Para separar os nomes dos locais de datas:
Salvador,
20 de julho de 2016.
- Em correspondências, após a saudação: Atenciosamente,
- Para separar termos com igual função sintática:
A criança brincou, correu, pulou e dormiu (vírgula separando verbos).
- Separar
o vocativo: Zé, deixe de ser metido a "esperto".
- Separar
o aposto: Zé, brasileiro típico, jogou o lixo pela janela do carro.
OBS: Nunca separe o sujeito do verbo nem o verbo de seu complemento na ordem direta: Ela, viu uma forte paixão naqueles olhos. (ERRADO). Ela viu uma forte paixão naqueles olhos (CERTO). |
Adaptado de:
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