quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Tratado de Associação Transpacífico (TPP) junta EUA e 11 Países do Pacífico em acordo de livre comércio. Blocos econômicos e organizações internacionais.


EUA e outras 11 nações com acesso  ao Oceano Pacífico assinaram na cidade americana de Atlanta,  no último 05 de Outubro de 2015, o acordo histórico de livre comércio, em tramitação desde 2010,  que leva o nome de Tratado de Associação Transpacífico (TPP, na sigla em inglês). 

São  eles:   EUA, Canadá, México, Chile e  Peru  (situados no continente americano);  Japão, Cingapura,  Vietnã, Brunei e Malásia (Ásia);  Austrália e Nova Zelândia (Oceania). Outros países asiáticos, como a Coreia do Sul, Taiwan e Filipinas, além de sul-americanos, como a Colômbia, manifestaram  interesse no acordo. Identifique os doze países membros do TPP nos mapas abaixo: 



O TPP, que ainda deve ser ratificado pelos Legislativos dos 12 países signatários para entrar em vigor, é um elemento-chave da política externa do presidente Barack  Obama, que procura priorizar as relações comerciais  com a região da Ásia-Pacífico para fazer frente à influência da China. 

Será importante para a competitividade global da América do Norte, incrementar as exportações, promover o crescimento econômico e criar empregos, segundo previsões  do governo americano. Além de eliminar  18 mil impostos, o TPP estabelecerá regras uniformes sobre a propriedade intelectual das corporações. 

O atual Tratado de Livre Comércio na América do Norte (NAFTA) completou  vinte anos de vida. Em sua origem foi pioneiro no continente nos esforços a favor da integração regional, mas agora ninguém parece interessado em atualizá-lo e modernizá-lo. 

Tratado de Associação Transpacífico (TPP) representa  um avanço e  nova fase pós-NAFTA.

Blocos econômicos e organizações internacionais - O Multilateralismo e o Regionalismo 

Os acordos internacionais são firmados entre grupos  de nações visando criar organismos que dinamizem as relações comerciais, sociais e políticas entre os países membros. Essas organizações estão  em todos os continentes, e atuam em forma de blocos econômicos, criando regras e acordos para o comércio internacional, visando reduzir e/ou eliminar  tarifas alfandegárias,   facilitando as importações e  exportações de produtos, respeitando-se as regras estabelecidas pela  OMC – Organização Mundial do Comércio.  

E o Brasil, como fica? Permanecerá isolado no MERCOSUL? 

Principais blocos econômicos e organizações internacionais:

OMC – Organização Mundial do Comércio;                
UE – União Europeia;  
NAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do Norte;
APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico;
CEI – Comunidade dos Estados Independentes;
OEA – Organização dos Estados Americanos;
ALCA – Área de Livre Comércio das Américas; 
MERCOSUL – Mercado Comum do Sul; 
OPEP – Organização dos Países Produtores de Petróleo.


Saiba mais sobre regionalismo, multilateralismo e comércio exterior

O Comércio internacional: regionalismo e multilateralismo. Blocos econômicos-regionais de comércio. União Europeia , Mercosul, NAFTA, Aliança do Pacífico, SADC, APEC. BRICS. OMC  Clique aqui


VI Cúpula dos BRICS em Fortaleza, Ceará. Chefes de Estado de Brasil, Rússia, China e África do Sul criam Banco de Desenvolvimento

VII Cúpula das Américas no Panamá: EUA e Cuba realizam encontro histórico 57 anos depois de rompimentos  Clique aqui


Sites consultados

Comércio Internacional. Blog Saberes da  África  (antigo blog Serravalle na África do Sul) 
https://saberesdaafrica.blogspot.com/2013/06/o-comercio-internacional-regionalismo-e.html

VI Cúpula
https://saberesdaafrica.blogspot.com/2014/07/vi-cupula-dos-brics-em-fortaleza-brasil.html

Blocos Econômicos
http://www.brasilescola.com/geografia/acordos-economicos.htm
http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/10/acordo-trans-pacifico-eliminara-18-mil-impostos-diz-governo-dos-eua.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada