CONHEÇA OS PROJETOS DO COLÉGIO ESTADUAL RAPHAEL SERRAVALLE EM SALVADOR BAHIA


O Colégio Estadual Raphael Serravalle funciona nos três turnos. 
No turno matutino atende   alunos do Ensino Fundamental II (do 6º. ao 9º. ano) e Ensino Médio.  Vespertino: apenas o Ensino Médio (do 1º. ao 3º. ano). 

Endereço: Rua Guillard Muniz  S/N, bairro da Pituba Salvador/Bahia       
CEP:41.205-042    Telefone:(71) 3452-3972 

A infraestrutura do colégio vem sendo implementada, contando atualmente com Biblioteca;  Laboratórios de Informática, Biologia, Química e Artes; Auditório; Quadra Poliesportiva e  Sala de Recursos Multifuncionais. 
O Colégio Serravalle tem vários projetos e programas, tanto do governo estadual como do governo federal, além de projetos  de colaboradores da comunidade. Fazem sucesso os projetos interdisciplinares desenvolvidos pelo corpo de   professores  e coordenadoras pedagógicas,que dão suporte especializado nos  três turnos, atuando junto aos professores, alunos e pais. 

Apoiamos as pesquisas científicas dos laboratórios de pesquisas de Universidades Federais, Estaduais e Particulares. Fazemos encaminhamentos para avaliação, diagnóstico, acompanhamento e orientação de estudantes, familiares e servidores, em parcerias com  Hospitais e Ambulatórios para atendimento especializado da saúde. 

Conheça nossos Projetos e Ações:

Programa Ensino Médio  Inovador (ProEMI) 

A Profa. Joseane apresentando
o  
ProEM/16 aos alunos,
no auditório do colégio
 
O Ministério da Educação (MEC) tem desenvolvido políticas/programas em parcerias  com Estados e  o Distrito Federal, para oferecer   aos jovens do Ensino Médio melhorias da qualidade desta etapa da Educação Básica.

No nosso colégio o programa é  coordenado pelas Professoras Marivone Silva e Josiane Teles. Oferece oficinas de Português, Matemática, Física, Biologia Química, Filosofia, História, Artes, Teatro,  Educação Física, que funcionam no  turno oposto. O aluno escolhe no máximo quatro disciplinas durante o ano letivo.  São oferecidos lanches e/ou almoço aos participantes.    
 Mais Educação

Alunos atentos
 à exposição sobre as  

oficinas do ProEM
O Programa Mais Educação é uma estratégia do MEC (Ministério da Educação) para implementar  no país a politica de Educação Integral,  ampliando a jornada escolar e a organização curricular. 

As escolas públicas  estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e desenvolvem atividades pedagógicas nas seguintes áreas: educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica”. Na nossa escola  o programa é coordenado pela Professora Iara Pitombo.  
Sala de Recursos  Multifuncionais

O Serravalle é uma escola inclusiva, dispondo de uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), que funciona nos três turnos,  com Professores especializados e com formação em todas as áreas do atendimento em  Neuropsicologia e Psicopedagogia,  capacitados para atender alunos com necessidades especiais nas seguintes modalidades: deficiências auditiva (DA), física, intelectual e mental (DM), altas habilidades (AH/SD) e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). 

O MEC criou o Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais para  apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE).  O Programa disponibiliza às escolas públicas de ensino regular atendimento complementar ou  suplementar  aos  estudantes
 com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação,  matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.
Para tanto, as escolas dispõem de equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço de atendimento educacional especializado.  Os governos estaduais, municipais e do Distrito Federal devem  disponibilizar  professor para atuar no AEE, espaço físico, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos de acessibilidade,  que facilitem o acolhimento desses  educandos. 


Programa Access - Aulas Gratuitas de Inglês 

Nossa escola foi contemplada com 50 bolsas de estudo dessa conceituada instituição, onde os alunos terão acesso gratuito ao aprendizado de uma língua estrangeira,  bastando apenas  inscrever-se e submeter-se ao  processo seletivo, informando os rendimentos da família. O projeto é coordenado na nossa escola  pela Professora Simone Magalhães.  

Criado pelo Departamento de Estado do Estados Unidos, norteado pelo princípio de responsabilidade social,  o Programa Access adotado em vários países, foi implementado em Salvador/Bahia em 2009,  em parceria com a ACBEU (Associação Cultural Brasil Estados Unidos), escola de excelência no ensino de língua inglesa. 

São oferecidas  bolsas de estudo para alunos de escolas públicas na faixa etária de 14 a 17 anos. O curso intensivo tem dois anos de duração, com oito horas semanais de aulas, incluindo ainda atividades extracurriculares, a saber: clubes de conversação e de teatro, aulas de reforço, palestras e participação em projetos comunitários .

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)


O programa criado pelo Ministério da Educação,  oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública estadual e municipal. 

O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública fazendo  uma articulação entre a educação superior, por meio das licenciaturas, a escola e os sistemas estaduais e municipais, em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional - de 4,4, além de estimular  a formação  de

professores nas áreas de ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental, física, química, biologia e matemática para o ensino médio.  Na nossa escola o Programa é coordenado pela professora de Matemática Ana Paula Queiros, oferecendo aulas  de reforço dessas disciplinas aos alunos, em turnos opostos.


4 comentários:

  1. A consciência negra no colégio Serravalle foi um projeto que envolveu todos os alunos se empenhando em apresentações como desfiles da beleza negra, poesias, dança, entre outros.
    Ao nosso ver o projeto faz com que os alunos pesquisem e aprendam coisas básicas que muitas das vezes não tem interesse de parar para pesquisar e com o projeto é uma forma mais interessante de aprender e obter conhecimentos.
    Claudiane Alves, Renato e Matheus Felipe 2H.

    ResponderExcluir
  2. Estudei ai 78 e 79 e tenho muitas saudades desse tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que as lembranças são boas. Volte sempre, Marcelo!

      Excluir
  3. Meu filho está matriculado para o ano letivo de 2019, porém por ser muito distante terei q transferir!

    ResponderExcluir

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada